30 de outubro de 2015

Sala de Discussão #GRÊMIORÁDIOUMBRO

SALA DE DISCUSSÃO #GRÊMIORÁDIOUMBRO

A Grêmio Rádio Umbro, embora funcione em uma rádio de baixo alcance, já é segundo lugar em audiência nas jornadas do Grêmio.
Isto acontece por duas razões principais:

  1. A seriedade e qualidade da equipe que trabalha nas jornadas, sendo oficial mas não oficialista.
  2. A péssima qualidade profissional das equipes de jornalismo das rádios "profissionais" e "independentes."

A Grêmio Rádio Umbro, aliás, surgiu principalmente por causa da segunda razão apontada acima. A torcida gremista não aguenta mais as coberturas parciais e claramente direcionadas para engrandecer o outro lado e vilipendiar quase tudo que acontece no tricolor. Se isto acontece por falta de profissionalismo ou se acontece por pura e simples "venda de opinião" não se sabe e não interessa. Mas que é inegável é.
Parabéns e longa vida a nossa rádio.
Mas como o mundo não para, penso que está na hora do segundo passo. E este passo seria um programa de discussão das coisas do Grêmio. De gremista para gremista. Uma equipe permanente da rádio e mais um ou dois convidados diários: dirigentes, jogadores, torcedores.
Poderia ser uma única horinha, das 12:30 às 13:30 por exemplo. Para iniciar.
Seria bonito ver o estrago. Seria sim.

_____

A piada do ano

Quando alguém diz que o futebol não é sério, sempre aparecem profissionais da bola para discordar. Há muita gente honesta e profissional no futebol, mas há muitos malas também.
Nos países desenvolvidos os jogadores ganham muito bem mas tem, em contra-partida, muitas obrigações. Entre estas está, vejam só, a responsabilidade de carregar e cuidar de seus pertences nas viagens. Nem se discute, então, em ser assíduo aos treinamentos ou se preocupar em desenvolver cultura tática.
Já pelas bandas dos países "tropicais" o furo é bem mais embaixo. Jogadores são mimados e paparicados como se fossem debiloides. Tem todos os direitos e reclamam se aparece algum dever. Dirigentes gastam à rodo e depois vão para casa sem nenhuma preocupação com o rastro de destruição que deixaram para trás.
E gostam também de fazer piada acreditando que estão falando sério. Como esta que foi feita esta semana pela direção do Santos.
O Grêmio quer o Galhardo? Simples, nos deem o Geromel que fechamos na hora.
O pior é que o autor da proposta vai para casa e consegue olhar para os filhos sem sentir vergonha.

_____

O time para a reta final

Há bastante apreensão na torcida tricolor com esta reta final do campeonato. Os dois últimos resultados, especialmente a derrota para a Chapecoense deixaram muito torcedor assustado e alguns até histéricos.
Lembram do ano passado, quando o time perdeu a vaga para a Libertadores nos últimos jogos. E são lembrados disto todos os dias pela imprensa "profissional", especialmente pelo tristemente famoso Mortadela. Um dia a história real deste elemento virá à tona, mas por enquanto deixemos assim.
Pois no ano passado o Grêmio nunca esteve 6 pontos na frente do quarto colocado. Além disto, embora os resultados não tão animadores, faz várias rodadas que mantém a diferença, o que significa que os concorrentes também estão rateando.
Final de campeonato é aquele momento em que os que estão na frente querem chegar na frente e os que estão lá atrás fazem qualquer desespero para não cair.
O que preocupa mais, ao menos para mim, são as lesões que apareceram agora. E pior do que as lesões é o fato de que elas atacaram jogadores chaves do Imortal.
Maicon e Luan são quase imprescindíveis e, para piorar, não tem reservas com as mesmas qualidades e mesmo com as mesmas características.
O time tem outra dinâmica quando eles não jogam. A bola sai menos limpa de trás e não fica muito tempo na frente. Para piorar, Roger, que começou tão bem, parece ter sido acometido da doença que ataca todos os treinadores: a soberba e a crença de que tudo que inventa dará certo.
Por alguma razão começou a mexer no time que vinha bem para acomodar primeiro o Fernandinho e depois o Bobô. Com Bobô foi ainda pior. Ele mudou o esquema e a forma de atuar do time sem ter tempo para treinamento.
O (mau) resultado se pode ver em campo.
Mas tudo que está ruim pode piorar. Agora chega a notícia de que Schuster será o substituto de Maicon. O que é que Schuster fez até agora para merecer esta chance? E na reta final? E em um jogo quase decisivo?
Pensa bem Roger. Não gasta os créditos que ganhaste em cassino, que estes, sabe-se dificilmente são recuperados.