20 de outubro de 2016

Com força máxima

Domingo no Gre-nal, o Grêmio entra em campo com o time titular.
Esse é o desejo de praticamente 100%  da torcida tricolor. Muito poucos não concordam com essa decisão da direção. O presidente Romildo Bolzan e Adalberto Preis, o homem do futebol, afirmam que iremos com "força máxima" para o clássico.
Muito bem, uma boa decisão.
Porém, eu arriscaria fazer duas alterações na equipe. Assim, no lugar de Pedro Rocha colocaria Éverton, na minha opinião o jogador mais eficiente do ataque. E para assumir a função de Douglas escalaria Miller Bolaños. Consta que o jogador teria expressado à comissão técnica sua preferência em atuar como meia.
Seria a oportunidade de dar uma pausa para o titular e observar como se comporta Bolaños  naquela parte do campo. Vocês hão de concordar que precisamos começar a providenciar um substituto para Douglas. Gostaria muito de ver o equatoriano desempenhando naquela função.
..........

Éverton

Foto: Lucas Uebel

Estou para dizer que hoje o jogador Éverton mostra mais futebol e eficiência que o jogador Luan. Particularmente, minha preferência sempre foi pelo estilo futebolístico apresentado por Éverton. Gosto de jogador agudo, objetivo e pragmático. Essa história de firula e rodopio em volta do próprio corpo sempre me causa sensação de desperdício de energia. Ao mesmo tempo, permite mais tempo para a mobilização da defesa adversária. Me parece que Luan exagera nessas ações.
Vocês conseguem imaginar um Renato Portaluppi rodopiando sobre o próprio eixo?
Jamais...
Renato partia para cima do adversário com velocidade, força e sem medo de ser feliz.
O resultado nós conhecemos muito bem.
..........

Espinosa


Espinosa: entusiasmo na volta

Não sei quem foi o autor da idéia, mas achei genial  trazer o nosso campeão mundial Valdir Espinosa para fazer parte da comissão técnica tricolor. Pelas informações que obtive, está sendo muito boa a sua participação no dia a dia da equipe. Ele é detalhista, "observa tudo" e troca idéias e impressões com Renato. Penso que isso é muito importante e amplia o horizonte do técnico. Algumas vezes não é possível estar atento o tempo todo sobre a rotina dos jogadores, treinos, desempenho nos jogos, comportamento. Uma voz experiente e especialista no assunto só pode acrescentar ao trabalho.
Somando-se ao conhecimento e grande bagagem que traz,  Espinosa declarou ao chegar que sempre foi seu sonho voltar ao Grêmio. Muito feliz com o convite, expressou muita disposição e  vontade de dedicar-se completamente ao clube que lhe oportunizou o maior título de sua vida.
Confio muito no seu bom senso e competência.
..........

Renato

Em véspera de Gre-nal, um vídeo para acender a memória e relembrar do que era capaz Renato Portaluppi dentro de um campo de futebol.


E os bastidores do jogo de ontem