9 de novembro de 2016

O Atlético Mineiro é o favorito

                                   

Até o dia 23 de novembro, data do primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil em Belo Horizonte, o noticiário da ivi será muito dinâmico e criativo para tentar tirar o foco do time do Grêmio. A possibilidade de um título de maior expressão os apavora.
Já falaram todo o tipo de bobagens, mas a última e mais fresquinha é de que o favorito na disputa é o Grêmio "porque está com fome de títulos". Como se isso bastasse para vencer uma competição.
Ou seja, atiçar a torcida sofrida e esperançosa para colocar pressão e responsabilidade é uma das estratégias para tentar desestabilizar emocionalmente a equipe. De repente, os jogadores do time mineiro passaram a ser tratados como um bando de pernas de pau incapazes de barrar os interesses do Imortal Tricolor. Se fosse simples assim, nem precisariam entrar em campo para decidir. Seria  menos dispendioso chamar o presidente Romildo e entregar-lhe a taça dentro de um gabinete.

Fazendo uma comparação idiota, no nível da tese, seria  o mesmo que dizer que preciso emagrecer cinco quilos e estou com fome de água para consegui-lo.
Todo mundo sabe que não é assim que funciona. Se só vontade fosse a estratégia, o time do Íbis conquistaria um título de expressão por ano. E só para termos uma idéia sobre quem estamos falando, nos últimos dez confrontos com o time do Palmeiras, o time do Galo venceu nove e empatou um. É evidente que temos aí um clube muito competitivo e vencedor, por mais que queiram desfazer de sua grandeza.

Então, torcedor, não se deixe levar pelo oba oba de alguns. Sempre relembro: muita cautela porque não existe nada ganho. Deixe sua euforia extravasar somente após o apito final depois dos 180 minutos de jogo.
Na verdade, se formos nos basear nos números e na realidade, o grande favorito para vencer esta Copa é o Atlético MG. Os mineiros largam na frente, já que nos últimos 15 anos mostraram no campo que são mais competentes.
Busquei as conquistas dos dois clubes desde o ano 2000 até hoje. O galo leva uma vantagem significativa sobre o Grêmio.


Vejamos a relação dos títulos conquistados pelos dois:

Atlético MG

Florida Cup (2016)
Recopa Sul-Americana (2014)
Copa Libertadores da América (2013)
Copa do Brasil (2014)
Campeão Estadual (2000, 2007, 2010, 2012, 2013, 2015).

Grêmio

Campeão Brasileiro – Série B - 2005
Campeão Estadual (2001, 2006, 2007, 2010)
Copa do Brasil (2001)

Então, não se trata de "achismo" ou vontade, mas sim de competência dentro das quatro linhas.
Os dois são grandes clubes muito bem estruturados, com grande e fiel torcida  e títulos conquistados. Mas é inegável que nos últimos anos os mineiros mostram um retrospecto melhor no futebol. Se é para apontar um favorito, a lógica nos aponta o Atlético Mineiro. Mas se o Grêmio tiver o mérito de sair vencedor,  então sim poderá dar a partida para  sobrepujar os vitorioso mineiros dos últimos anos.