9 de outubro de 2008

Lider e vingador


"Moralizando" o campeonato.

Como esperado, Grêmio 2 x 0 Santos mostrou-se um jogo difícil. O mais importante foi a vitória que recoloca o Bi-Campeão da América na liderança isolada do Brasileirão. Segue a caminhada. Mais 3 degraus foram suplantados. O time se aproxima do desempenho de 65%, que certamente levará ao título.
_____

Sem Pereira e Léo, a defesa está fragilizada. Dissemos aqui antes do final do primeiro turno: um time que joga no 3-5-2, não pode ter apenas 5 zagueiros no plantel. Para se ter uma idéia, não havia zagueiro no banco de reservas. Amaral era a alternativa, em caso de necessidade.
_____

O time errou muitos passes, propiciando contra-ataques perigosos do Santos. Victor trabalhou muito e bem. Foi um dos destaques do time. Outro foi Réver, com atuação segura. Destaque negativo na zaga para Jean. É um jogador muito limitado. Mattioni teve boa atuação no apoio, mas, por sua característica, demanda alguém cativo na cobertura. Precisa corrigir o posicionamento, pois deixa a defesa desprotegida.
_____

No meio de campo esteve o nosso principal problema no jogo. William Magrão esteve bem no desarme, mas, ao errar passes, possibilitou ataques perigosos do Santos, expondo a zaga ao enfrentamento direto com o ataque santista. Rafael Carioca manteve a regularidade. Alterna bons desarmes com passes errados. Douglas Costa, de atuação discreta no primeiro tempo, cresceu muito de produção na etapa final. Foi destaque.
_____

Na frente, Soares e Morales marcaram os gols, justificando-se no jogo.
_____

O público de 33 mil gremistas deu mais um show, apoiando o time o tempo todo.
_____

Contra a Portuguesa, dia 19/10, domingo, às 18:10 h, temos que jogar a matar. Somar mais 3 pontos será crucial na caminhada. Infelizmente o clássico Palmeiras x São Paulo será antes do nosso jogo. Isto significa que o nosso vestiário poderá "orientar o time para obter um bom resultado". Esperemos.
_____

Chora Luxemburgo. Tua gestão na liderança foi curta e acabou.
_____

O Santos tinha vindo ao RS e surrado nosso irmão menor.
O líder vingou o futebol gaúcho.