29 de julho de 2009

Beijinho, beijinho...

...tchau, tchau.

Assim são chamados os "políticos Xuxa". Na época da eleição, prometem coisas e distribuem agrados. Depois, viram as costas para o eleitor. Pois existe essa classe de exemplares também no Grêmio.
_____

Nas últimas eleições para o Conselho Deliberativo do clube, quase todas as correntes do clube defenderam duas propostas como pontos centrais das campanhas:

1) Redução da cláusula de barreira no primeiro turno da eleição para escolha do presidente, de 30% para 20%. A mudança alteraria o percentual necessário para que a escolha do presidente do Grêmio fosse levada ao quadro social. Na prática, se dois candidatos fizessem 20% ou mais dos votos no turno do CD, a escolha do presidente não seria feita pelo Conselho, mas em segundo turno pelos sócios do Imortal;

2) Redução de 30% para 20% de votos necessários para que uma chapa tenha direito a ocupar cadeiras no CD.
_____

Ambas propostas foram rejeitadas, por falta de quorum, num processo onde se tentou enxertar conselheiros biônicos na instância decisória máxima do clube. Um encaminhamento que previa homenagear antigos conselheiros, concedendo-lhes, entre outros, o direito de frequentar as reuniões, foi emendada, numa tentativa de inchar o CD com biônicos (conselheiros não eleitos e com mandato vitalício), o qual passaria a ter mais de 600 membros. Houve colunista de conhecido jornal que encampou a idéia, alegando que "conselheiros sem direito a voto seriam eunucos". Ora, quem quer ter direito a voto deve concorrer e conquistar um lugar legítimo no plenário.
_____

Como resultado da manobra os pontos principais da reforma foram derrotados. Agora, os movimentos Grêmio Novo, Grêmio Independente e Grêmio Sem Fronteiras protocolaram novamente a proposta. Segundo informações, o Presidente do Conselho Deliberativo, Raul Régis de Freitas Lima, promete levar o assunto a votação em, no máximo, 20 dias. Caso seja aprovada, a proposta segue para referendo do quadro social. Para valer na eleição do ano quem vem, todo o processo deve estar concluído antes do mês de setembro.

Cabe aos associados do Grêmio ficarem atentos aos "xuxas" que manobram no CD há anos e querem restringir a participação dos associados no comando do clube. Se você é sócio e conhece algum conselheiro, peça que ele não se omita. Conselheiros são eleitos para participar das reuniões do CD. Contra ou a favor, devem comparecer e expressar a sua opinião.
_____

Segue a campanha. Agora já são 70 seguidores. 5 novos em apenas um dia. Abrimos a categoria "Seguidor Fifa", que dá direito de acessar, além do blog Imortal Tricolor, também o site da entidade máxima do esporte bretão, sem custo adicional. Junte-se à campanha "100 seguidores antes do centenário".