22 de setembro de 2011

Um cheiro de peixe podre

Grêmio  0 x 1 Botafogo

Primeiro tempo

Quando falam que o Grêmio está na posição que está por falta de time, lembro que o Botafogo está quase na liderança com Herrera, e incrível, Fábio Ferreira.
O jogo no primeiro tempo foi truncado. Mas ao contrário da alta voltagem do jogo contra o São Paulo, foi acariocado na malemolência e preguiça.
O Botafogo veio para um empate heróico e não chutou uma bola em gol ou mesmo para fora até aos 43 minutos quando quase acertaram a bandeira do escanteio.
O Grêmio abusou de chutes de fora da área e não teve uma chance viva de gol. Não houve um grande lance. E não teve indignação.
O primeiro tempo terminou com uma falta cobrada pelo Douglas quando parecia à feição para o Marquinhos. Aliás, aí está mais um mistério do Grêmio. Marquinhos fez gol de falta depois de muito tempo que o time não fazia. Depois disto não cobrou mais faltas.
O primeiro tempo foi isto. Um time covarde de um lado, o Botafogo. E um time sem alma no outro lado. Faltou a pegada. O amasso. O enchiqueiramento.


Segundo tempo

O segundo tempo começou exatamente igual. Um time covarde de um lado e um time morno do outro. O Grêmio ia bem até a entrada da área mas não conseguia completar o ataque. Isto quando não abusava dos passes laterais.
Aos 15 minutos Fernando chutou de longe dando um susto no goleiro. Aos 15:43 Marquinhos deu outro susto. Aos 16:28 a defesa fez lambança e quem se assustou foi Victor.
Aos 21 minutos o castigo. No primeiro chute a gol do Botafogo, Loco Abreu marcou. O Grêmio está se especializando em sofrer aproveitamento 100 % em chances para o time adversário. Contra o Vasco 4 chances e 4 gols.
Foi aí que Juarez, que olhava tudo passivamente, tal qual o time jogava, resolveu mudar o time. Miralles e Brandão entraram de uma vez só.
Aí começou o desespero. As jogadas do Grêmio passaram a ser chutes do Gilberto Silva de longe. Brandão errou um gol ridículo. Mais um. Depois foi a vez do goleiro do Botafogo fazer um milagre.

Quando soube que o Botafogo não ganhava em Porto Alegre há não sei quantos anos não gostei. Tabus existem para serem quebrados. Não foi por isto que o Grêmio não ganhou. Juarez pode estar perdendo a validade mais cedo desta vez. Tal qual peixe, deteriora muito rápido.
Um time que não joga com força para ganhar está muito próximo da derrota. Então, embora tenha jogadores para querer mais consegue perder para um time que só chuta uma bola em gol.

______

Como jogaram:

Victor: Nenhum trabalho no primeiro tempo. Continuou sem trabalho no segundo tempo, mas levou um gol. Mais um.
Mario Fernandes: Primeiro tempo discreto com poucas avançadas. Segundo tempo igual.
Rafa Marques: Contra um time que não quis atacar foi bem. Mas bobeou no gol.
Edcarlos: Recuperou-se da atuação medonha de sábado.
Bruno Colaço: Discreto e seguro.
Rochemback: Muito boa atuação.
Fernando: Está bem assentado no time. Saiu machucado.
Douglas: O de sempre. Quando o time ganha é um dos heróis. Quando perde é o vilão.
Marquinhos: Atuação discreta.
Escudero: É um dos que mais lutam. Destoava do outros na vibração.
André Lima: Voltou a jogar mal. Os 3 gols contra o Atlético Petralha parece que foram a exceção.
.....
Gilberto Silva (Fernando): Dois chutes de fora da área.
Miralles (Marquinhos): Não fez nada. Mas se continuar a entrar aos 40 minutos vai continuar a não fazer nada.
Brandão (André Lima): Deveria pegar ritmo de jogo na Arábia Saudita.

Juarez: Espera levar gol para tentar ganhar. É um caso irrecuperável de fobiawin.
_____

Alício Pena Júnior: O melhor em campo. Não teve culpa na derrota nem contribuiu para a vitória.