29 de abril de 2012

Do Fortim à Arena

Fortim da Baixada: 04/08/1904 - 18/09/1954
Pensando no sentimento que viveram os gremistas nos anos 50. Por meio século, acostumaram-se a viver o Grêmio no estádio do Moinhos de Vento. Na Baixada do Fortim, Edgar Booth (5 vezes), Júlio Grünewald (4 vezes) e Moreira (1 vez) fizeram os gols do acachapante 10 x 0, que inauguram a história dos Gre-nais. Lá, acostumaram-se a cultivar o sentimento de amor ao clube que, num futuro ainda inimaginável, galgaria os mais altos degraus do futebol mundial. No Fortim, Eurico Lara escreveu o seu nome no hino do clube. Porém, o pavilhão da baixada tornou-se pequeno para as dimensões que o Grêmio havia adquirido.

Obras de construção do Olímpico Monumental
Imaginem o sentimento contraditório que tomou conta da torcida quando, seguindo o curso de grandeza que lhe era reservado, o Grêmio iniciou a construção do Olímpico. Deixar as origens para trás; abandonar a casa onde tantas alegrias haviam sido vividas. Renunciar às goleiras onde Lara operara milagres, ao gramado onde tantos craques haviam desfilado deve ter sido um momento de grande consternação. A história, porém, segue o seu curso. O Olímpico, idealizado na gestão de Saturnino Vanzelotti, era à época o maior estádio de futebol particular do mundo e viveu, pelos anos da sua construção, no imaginário da torcida. As visitas ao canteiro de obras no Bairro da Azenha duraram 4 longos anos.

Olímpico Monumental: 19/09/1954 - Dez/2012
No dia 19 de setembro de 1954, ocorreu o jogo inaugural da nossa nova casa. Uma vitória de 2 x 0 contra o Nacional. Ambos os gols foram marcados por Vitor. No Olímpico Monumental, concluído por Hélio Dourado, o maior presidente da história do Grêmio, vivemos os momentos de maiores glórias como clube. Os campeonatos nacionais (Copas do Brasil, Brasileiros, Supercopa), as Libertadores, a Recopa e o Mundial de Clubes foram todos conquistados no período em que a nossa sede foi o estádio do Largo dos Campeões, número 1.

Arena do Grêmio: Inauguração prevista para dezembro de 2012
Hoje, vivemos o período pré inaugural da Arena, o estádio de futebol mais moderno do Brasil e um dos mais modernos do mundo. O sentimento da torcida é parecido com o daqueles gremistas que viviam o clube nos seus primórdios. Parecido, não igual. O Olímpico tem um significado sentimental muito maior, pela sua história, por tudo que representa na vida do Grêmio. O eco das suas arquibancadas nunca será esquecido. Mesmo no futuro, quando a Arena já tiver começado a escrever a sua própria história de glórias, os ecos do Velho Casarão da Azenha estarão presentes, amplificando os gritos de incentivo e alegria bradados do outro lado da cidade.

Projeto da Arena do Grêmio

Comentários (13)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Cara, esse blog é o melhor... sempre atualizando seus posts... parabéns aos mantenedores dele!
A grandez do Grêmio exige este tipo de evolução.

Falta agora a evolução das pessoas que mandam no Grêmio. Melhores dirigentes. Chega de "Odones".
Tô escutando o pré jornada na gaucha e o desespero dos insentos pela escalação que o Gremio nao divulgou. Diz um deles que o sentimento de vitoria de quem faz isso é grande. Os caras sao torcedores descarados...
O primeiro jogo do Olímpico foi 2x0 no Nacional do Uruguai, não?
No mais, será curioso passar por ali nas imediações da Azenha depois da demolição e lembrar que ali estava o velho Olímpico... Tomara que a OAS deixe algum marco dessa história ali no local. Abs.
1 resposta · ativo 673 semanas atrás
Certo. O Vasco foi na inauguração do anel superior completo, com vitória de 1 x 0.
jogo parelho, seu gabriel dá ótima assistência...
RAÇA, vontade... eles não são de nada... tem que atacar
e o açougue, hein... ponta-pé a vontade que o marcio tá liberando... tem que tirar o gabriel e o mirales e ser mais pró-ativo... RAÇA! QUEREMOS RAÇA !
com um referee decente uns dois deles estariam na rua... pancada a vontade... intimidaram o referee e os nossos... só o berto tomou umas três... RAÇA!
bate na moldura que é gol,,, bracinho de jacaré... Werlei... bá!
piadinha esta zaga amiga... o inicio do lance tu viu, neh... braço esticado... falta desnecessaria
se nao houvesse erro nao tinha gol... rára... but... manjado... tava na hora de alguem dar as coordenadas... inadmissivel... time melhorou... ai vai o treineiro e faz aquela palhaçada... ficaram nervosos e chamaram os caras... RAÇA
Bom local para shows. Talvez algum dia alguem tenha a brilhante ideia de montar um time de futebol para jogar nesta arena. Seria uma ideia estupenda!!!

Postar um novo comentário

Comments by