15 de abril de 2012

A técnica é simples

Jornalista, quando quer criar caso, cria. É tão fácil quanto receber convite para ir a eventos nas noites das segundas-feiras. A técnica é simples: primeiro, escolhe-se a pessoa que se quer ver envolvida em polêmica. Depois, acha-se um motivo (bobo ou relevante, não importa) para questionar. Se puder ser algo que conte com a simpatia de parte de uma torcida, melhor. A etapa seguinte consiste em repetir a mesma pergunta ad nauseam, fazendo com que o alvo, cansado de repetir a mesma coisa, emita uma resposta fora do padrão esperado. Se tiver um componente capaz de gerar alguma forma de indignação, melhor ainda. Assim se constrói uma "crise".

Vanderlei Luxemburgo está sendo vítima da técnica, aplicada por alguns jornaleiros locais. Perguntaram, perguntaram, perguntaram e perguntaram sobre a titularidade de Ezequiel, até que ele, cansado de dizer que o jogador está passando por um processo de reintegração ao grupo, viu-se envolvido no evento abaixo, durante uma coletiva.

- O que está faltando para o Miralles ser titular? - perguntou o repórter.
- Talvez você ser o técnico. É só vir para cá, vem, pode ficar nesta cadeira. - respondeu Luxemburgo.

Oh my Gotz! A fúria de Deus caiu sobre o técnico do Grêmio. A coisa estava muito calma no Olímpico, fato que parecia estar incomodando "setores" da crítica.

Desde que chegou aqui, Luxemburgo tem colocado os imparSCIais nos seus lugares. Agora eles vão reagir. É a segunda parte do plano. Aguardem a entrevista pós-jogo de hoje e dos próximos. Qualquer que seja o resultado, Luxemburgo vai ser provocado. Ouçam e sintam como se articulam as coisas na "imprensa profissional".