1 de abril de 2012

O jogo que eu vi

Hoje era dia do Arigatô postar. E ele, corneteiramente, mandou um SMS antes do jogo. "Ja tenho a avaliação do Marquinhos." O melhor em campo disparado, respondi. Mas Marquinhos fez a pior partida dele no Grêmio.
Grandes coisas. Moreno, Bertoglio, Souza, Leo Gago, Julio Cesar. Todos fizeram a pior partida deles no Grêmio. Só Gabriel que não. Gabriel tem jogado sempre a pior partida dele no Grêmio.

Eu acompanhei todos os grandes títulos do Imortal. E nestes títulos tivemos times medíocres e guerreiros algumas vezes. E tivemos times espetacularmente bons e guerreiros outras vezes. Está no nosso DNA. Se juntar 10 pelés no Grêmio e começarem de firula, não ganhamos nem ruralito. E o jogo de hoje foi isto. Claro que Kleber, acima de todos, Gilberto Silva e outros fizeram falta. Mas se eles estivessem em campo e o time tivesse a atitude, ou a falta de atitude de hoje, perderia do mesmo jeito. Jogo de firula é para frescos. Tem timinho por aí que nem é de frescos. São phrescos com ph de tão cheios de regalitos. Desconfio que a viagem de avião ajudou. Jogador começa a se achar muito importante e quer mostrar que é craque. Não se viu imposição. Vi times do Grêmio com Orcina, Iura, Lairton, Vilson Cavalo. Todos eles perebas da pior qualidade, mas que por conta da camisa sufocavam os adversários. Perdiam mas deixavam a sensação de terem tentado tudo que podiam. Não foi o caso de hoje. Seria bom que mudassem os planos da volta. Ao invés de voltarem de avião, deveriam ser postos em ônibus de linha. Com direito a parada em Pantano Grande e Guaíba. Quem sabe aprenderiam.

Mas até na desgraça tem um lado bom. Antes do jogo eu tinha uma preocupação. O Imortal estava com 7 vitórias seguidas. Que ótimo. Mas um dia perde. E eu pensava: e se perder na decisão do segundo turno? Que bom então que perdeu hoje. Vai patrolar daqui até o fim.
.....

Claro que o convite que fiz para o Régis pé frio ver o jogo aqui foi uma temeridade. Desde o ano passado ele não vinha. Quando entrou na porta do apê, gol do Pelotas. Mas isto fica no terreno do folclore. Vou continuar chamando. Esta cisma um dia acaba.