12 de agosto de 2012

Cheiro de coisa boa


São Paulo 1 x 2 Grêmio

Pré-jogo

Olimpíada acabada com o previsível fiasco da seleção de empresários do Brasil, é hora de prestar atenção apenas no Nacional. Hora de ver quem é que tem mais butiá no bolso. O Grêmio enfrenta o último time forte neste primeiro turno. Depois, Portuguesa e Figueirense no Olímpico e o inominável vice-olímpico nos escombros.

Primeiro tempo: 1 x 0

Se como o boxe o futebol fosse decidido por pontos o Grêmio teria ganho o primeiro tempo. Mas não se conta chutes e posse de bola e o Grêmio ainda levou um nocaute aos 40 minutos. Na segunda bobeira da defesa no jogo o jogador dos bambis entrou livre e faturou.
Um pouco antes o Grêmio havia perdido uma boa chance. Mas não fez.
O Grêmio foi levemente melhor até levar o gol num jogo morno e sem maiores emoções. A defesa estava segura e o que faltava, como tem acontecido nos últimos jogos, era uma melhor movimentação no ataque. O time não tem velocidade para contra-atacar e quando chega o adversário já está fechado. Aí fica difícil. Depois do primeiro gol o time fresco de São Paulo ainda perdeu duas chances. Nas duas, Marcelo Grohe brilhou.


Segundo tempo: 0 x 2

O segundo tempo começou com os mesmos problemas. Kleber muito esforçado mas ainda longe daquele jogador de antes da perna quebrada. E levando pau a torto e a direito.
Depois de um escanteio escandaloso não dado para o Grêmio,  o São Paulo teve duas grandes chances salvas por Grohe.
Aos 18 minutos, Fernando, apagado saiu para a entrada de Marquinhos. E Marquinhos bateu um escanteio primoroso para Werley empatar. Aos 24 minutos Zé Roberto, em tarde apagada, deu um traque quando o Grêmio poderia virar.
Aos 35 minutos Kleber acertou a trave. Nesta altura o Grêmio havia retomado o controle do jogo, embora este seguisse muito pegado e parelho.
E no finalzinho, André Lima, ele mesmo, tão corneteado, enfiou para dentro confirmando a virada.

O resultado foi excelente, mais ainda se considerar que o São Paulo é um concorrente ao título e ao G4. E compensou com juros as 2 partidas em que o Grêmio perdeu no finalzinho. Agora são 3 seguidas em Porto Alegre. Grandes possibilidades de mais 9 pontos, o que daria 40 pontos no primeiro turno. Isto seria garantia de Libertadores e enormes possibilidades de título.

Como jogaram:

Marcelo Grohe: Sem culpa no gol e grandes defesas no primeiro e no segundo tempo. Garantiu atrás. O melhor em campo.
Edilson: Desta vez mais firme atrás. Mal nos cruzamentos.
Werley: Deixou Cicero livre no primeiro gol. No mais firme. Um belo gol no escanteio.
Gilberto Silva: Deixou Cicero livre no primeiro gol. Depois foi um gigante.
Pará: Muito bem na defesa no segundo tempo.
Fernando: Desarma e devolve para o adversário. Hoje deu razão aos corneteiros.
Souza: Bem. Mas não repetiu as últimas atuações.
Elano: Bem no primeiro tempo. Apagado no segundo.
Zé Roberto: Apagado. Cresceu no final.
Kleber: Apanhou muito com a complacência do árbitro. Muita luta. Pouco resultado. Deu o passe para o gol da vitória.
Marcelo Moreno: Apagado. De bom só o buscado cartão amarelo.
.....

Marquinhos (Fernando): Cruzou para o gol de empate. Tem entrado sempre bem. Bela opção de jogo para o Pofexô.
André Lima (Marcelo Moreno): Um gol. Não precisa mais nada.
Leo Gago (Elano): Sem tempo.

Pofexô: Acertou o time no segundo-tempo mas lhe falta um atacante de velocidade para mudar o jogo. Ainda bem que Bertoglio está quase pronto. E Leandro está voltando também.
_____

Arbitragem - Elmo Alves Resende Cunha (GO), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Kleber Lúcio Gil (SC): Deixou o São Paulo bater no primeiro tempo e aliviou alguns cartões amarelos para os bambis. Inverteu faltas e lances importantes. Invariavelmente a favor do São Paulo. Mais um goiano ladrão que rouba do Grêmio. Mas não conseguiu segurar a máquina.