1 de agosto de 2012

Vuvuzelas desafinadas


Vira e mexe no futebol começam a tocar os clarins e as cornetas. No Grêmio é pior. Tocam as vuvuzelas chatas e desafinadas. Os anos de derrotas e a busca de opinião na opinião de pseudo jornalistas podem explicar esta ação tão incômoda quanto daninha ao time. Três são os jogadores que no momento mais sofrem com a ação dos vuvuzeleiros.

Marcelo Grohe é o primeiro. Foi entrar no time e começaram as restrições. A rigor, nas 7 partidas que jogou, pode ter falhado no primeiro gol do Coritiba. Não importa as defesas espetaculares que fez naquele mesmo e em outros jogos. Já virou pereba. Goleiro do time da gente é um problema. Sempre esperamos que defenda todas e, especialmente, as bolas de fora da área. Estas sempre parecem defensáveis. Mas será que são? Quando um jogador do Imortal acerta uma bucha lá do meio da rua o que pensamos: que foi golaço ou debitamos como frango do goleiro? Bom pensar um pouco nisto.
No caso do Marcelo tem um problema adicional. Ele está sofrendo o ataque covarde de um gagá que sempre usou o Grêmio para auto-promoção. Se quiserem embarquem no pau de arara deste oportunista. Eu estou fora.

Fernando é o mais novo alvo. Erra passes. Está chateado com Mano. Bla-bla-bla. Fernando é a maior revelação do Grêmio nos últimos dois anos. Ontem, só para ficar no último jogo, deu carrinhos a torto e a direito e espanou tudo que tinha. Cobram que errou passes no piscinão. Ha ham. No polo aquático os caras usam as mãos para fintar e passar. Mas Fernando tem que se esfolar no desarme e ainda fazer a bola correr límpida e macia na poça d´água.

André Lima nem se fala. Não joga nada. É tosco. Ganhou o apelido de Cone. Pode ser que seja tudo isto. Mas ele também é apenas o goleador do Grêmio no Estádio Olímpico este ano. Mesmo sendo reserva. Olhem os posts Canto do Cisne e confiram.

Nem vou falar em Marquinhos e outros menos votados porque estes são, admito, jogadores discutíveis.
O mais interessante é que os maiores vuvuzeleiros pedem a entrada dos guris da base. Vai ver porque é mais fácil trombetear contra estes. Afinal, não consigo pensar que acreditam que estes guris, lançados ao fogo, sejam soluções viáveis.