5 de agosto de 2012

Um susto desnecessário

Grêmio 3 x 1 Bahia

-----> Veja os lances aqui.

Primeiro tempo: 1 x 0

Até os 29 minutos do primeiro tempo, o Grêmio tinha o controle do jogo, manietava o Bahia mas não tinha chutado uma bola em gol. Muito menos o Bahia. Aí apareceu uma  chance, depois outra e, finalmente, um juiz marcou um pênalti a favor do Grêmio. Bem marcado, diga-se de passagem. Elano fez o 1 x 0. Só depois disto Marcelo Grohe teve que trabalhar num chute despretencioso de fora da área. Afora o gol, o Grêmio teve mais uma chance e o primeiro tempo ficou nisto.

Segundo tempo: 2 x 1

Aos 3 minutos Grohe fez uma bela defesa no canto. Aos 6 minutos Elano cabeceou na trave. O segundo tempo começou muito mais quente que o primeiro. O Bahia continuou a ameaçar e o jogo tornou-se aberto. Batista se reanimou enquanto Pará errava um gol feito. Aos 18 minutos o que se temia aconteceu. Gol do Bahia. Jogada manjada de bola levantada para a área em cobrança de falta, um desvio e o empate.

O jogo ficou muito mais para o Bahia. O Grêmio estava desarticulado e o Bahia pressionava. O Bahia, como bom time varzeano, ao invés de aproveitar o bom momento, passou a fazer cera. Pofexô não tinha no banco alternativas para substituir Kleber e Moreno que jogavam mal. Tentou substituir os laterais para ver se mudava a situação.

Aos 43 minutos, quando o empate parecia certo, Souza deu um cabeçasso no escanteio e fez o gol da vitória. Para encerrar, Marcelo Moreno fez um golaço. O jogo terminou com os varzeanos do Bahia peitando o juiz.

O Grêmio só é o Grêmio, vou dizer pela milésima vez, quando joga com a corda esticada. Se joga futebol de fresco, tipo Flamengo e timinho, se complica. Quando entra achando que a vitória é uma formalidade, se dá mal. Que o jogo de hoje sirva de lição. Não há jogo jogado, muito menos em casa. Quanto mais fácil parece ser a empreitada, mais sério tem que entrar o time. Estes dois pontos quase perdidos podem fazer uma diferença fundamental no final do campeonato. Enquanto isto os flanelinhas choram inconformados.

_____

Como jogaram:

Grohe: Olhou o jogo de dentro do campo no primeiro tempo. Boas defesas no segundo tempo. Sem culpa no gol.
Edilson: Bem na defesa. Razoável no apoio.
Gilberto Silva: Cada vez mais zagueiro.
Werley: Bem.
Pará: Apresenta necessidades especiais quando vai para o ataque.
Fernando: Tem corneteiro que acha ele ruim. Não perdeu uma bola.
Souza: Muito bem no primeiro tempo. Como o resto do time se perdeu no segundo. Fez o gol da vitória.
Elano: Primeiro gol no Grêmio.
Zé Roberto: Regular no primeiro tempo.
Kleber: Um cartão amarelo e mais nada no primeiro tempo.
Marcelo Moreno: Não apareceu no primeiro tempo. Fez um golaço.
.....

Leo Gago (Edilson): Entrou?
Marquinhos (Fernando): Entrou.
Toni (Pará): Algumas cruzadas.

Pofexô: Tem que advertir os jogadores para os jogos supostamente fáceis. Quase perdeu 2 pontos, o que seria trágico.
_____

Arbitragem: Cláudio Francisco: Apitou com correção. Seu bandeira anulou um gol do Bahia de forma equivocada. Primeira vez que o Grêmio foi beneficiado nos últimos 10 anos. Mas seria 3 x 2.
_____

Aproveite e leia abaixo o grande post do Arigatô sobre o momento político do Grêmio.