26 de agosto de 2012

Nem potreiro para o Imortal

Timinho 0  x 1 Grêmio 

Arigatô pediu e levou. Não foi de lavada porque pedi para vários amigos votarem nele. Sabem como é, são anos de convívio. Mas com seu Algoz não se mexe.
Acho que o Arigatô fez isto porque quer sair do blog. Imagino que sei as razões, mas só o futuro dirá se isto acontecerá ou não. Ele será sempre bem-vindo, mas hoje aprendeu quem é o cara aqui.
_____

Nota da Redação: vencedor da enquete, o seu Algoz teve um problema e não pode ver o início do jogo. Respeitando a decisão do povo, o democrático Arigatô entendeu que não poderia fazer a análise. Assim, restou-nos como opção chamar o Gaguinho para fazer os comentários da primeira etapa.

Primeiro tempo: 0 x 1

O jogo no co-côliseu da Copa começou equilibrado, pois Luxemburgo optou por não escalar Léo Ga-gago. Então, mesmo o co-côlorado tendo um Vuaden a mais, as ações estavam equilibradas. O apitador, na largada, já mostrou as suas cores, ao deixar os carniceiros do aterro fazerem a conhecida carnificina, aproveitando-se que Léo Gago não estava em campo para impor respeito. Elano machucou-se em disputa com Gui-guiñazu e precisou deixar a pa-partida. Mas, antes, deixou a sua marca no Gre-nal, ao colocar com categoria digna de Léo Gago, após cruzamento de Pico e bela assistência de Juan. A saída de Elano fez enorme diferença na dinâmica do jo-jogo. Perdemos o meio de campo, pois ao invés de Léo Ga-gago, entrou Ma-marquinhos. A pressão que se seguiu encontrou Marcelo Grohe firme, em intervenções seguras. Vuaden inventou nova regra para o futebol: quando houver mo-morangos por perto, é proibido chutar a bola. Por infringir a nova regra, Marquinhos levou amarelo (Ah, se fosse o Léo Ga-gago!). E assim terminou o primeiro tempo.
_____

Segundo tempo: 0 x 0 

O segundo-tempo mostrou o Grêmio muito atrás. O timinho é uma naba mas mesmo um timeco quando chamado para o próprio campo pode fazer alguma coisa. E uma das coisas que fez foi continuar batendo com a complacência do Vuaden, que para fingir isenção, e sem outra coisa para fazer, teve que dar um amarelo numa entrada criminosa do Juan.
Depois da pressão inicial, lá pelos 10 minutos o Grêmio voltou a tentar jogar. Aos 17 minutos entrou Leandro no lugar de Moreno. Aos 20 minutos Kleber deu um grande passe para Pico. Se tivesse sido 10 centímetros mais curto teria sido o segundo gol.
Aos 25 minutos o drama. Werley saiu machucado e entrou Naldo. Naldo é o cara que jamais poderia entrar no Olímpico nem para olhar o jogo. Nesta altura o timinho tinha arrefecido depois de uma pressão inicial. Mas Vuaden não desistia. Inventou uma falta no Dá-tolo que Marcelo Grohe defendeu. E o timinho continuava com o açougue aberto.
O jogo foi se arrastando. Depois dos 20 minutos o controle do Grêmio era total. Não havia uma jogada de ataque mais importante nem de um lado e nem de outro.
Mil heróis, sem medo de se meter numa pocilga calavam 17 mil sofredores. E foi assim.
Grêmio ganha até em potreiro.

_____

Como jogaram

Fazer análise de jogador depois de vitória em GRE-nada é quase um crime. TODOS merecem 10. Até o Naldo. Mas olhando a coisa do lado técnico fica assim:

Marcelo Grohe: Seguro nas saídas de bola. Nenhuma defesa difícil. No final fez um milagre num lance de claro impedimento.
Pará: Um gigante! Não precisa se entortar todo quando joga na direita.
Werley: Mau primeiro tempo. Saiu pela sanha assassina vermelha.
Gilberto Silva: O ataque do timinho não é grande coisa mas mesmo assim ele foi um gigante.
Anderson Pico: Muito bem. Segurou a bola no ataque quando foi necessário.
Fernando: Um cão de guarda feroz no segundo tempo. Belíssima atuação. Melhor em campo.
Souza: Mais discreto que Fernando mas não menos eficiente.
Zé Roberto: Começou mal, mas quando foi preciso mostrar categoria para prender o jogo ela estava toda lá.
Elano: Grande atuação, até sair depois de entrada criminosa do carniceiro argentino.
Kleber: Lutador. Não deu mole para os açougueiros da defesa do timinho.
Marcelo Moreno: Muita luta, até sair.
.....
Marquinhos (Elano): Grande atuação.
Leandro (Marcelo Moreno): Entrou muito bem.
Naldo (Werley): Não tocou na bola. Ainda bem. Mas também ninguém fez festa do lado dele.

Pofexô: Está com vontade de ser campeão. E fazendo tudo para isto.

_____

Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Altemir Hausmann e Rafael da Silva Alves (trio gaúcho): Deixou o pau correr solto pelo lado dos morangos. Podia ter expulsado uns 3 carniceiros se apitasse conforme manda a lei.