9 de junho de 2014

A estrela dourada do manto tricolor

Everaldo é um dos ídolos da torcida tricolor.

Aproveito esta parada para a Copa do Mundo, para relembrar um grande jogador do Imortal Tricolor, que fez história no futebol brasileiro.

Everaldo Marques da Silva, mais conhecido apenas como Everaldo  era lateral esquerdo do Grêmio. Foi o primeiro atleta atuando por um clube do Rio Grande do Sul a ganhar uma Copa do Mundo. Por este feito, ganhou uma estrela dourada na bandeira do Grêmio.
Possuia um estilo de jogo simples, mas eficiente, com uma grande capacidade de marcação. Jogando pelo Grêmio, conquistou o tricampeonato gaúcho nos anos em
1966, 1967 e 1968.

Estrela dourada é uma homenagem a Everaldo.

A empolgação da torcida gremista com o êxito obtido pelo jogador que representou o Tricolor na vitoriosa campanha do tricampeonato fora tanta que, em seu retorno à Porto Alegre logo depois da conquista, saiu às ruas da cidade para comemorar como se fosse um verdadeiro título alcançado pelo próprio Grêmio. Na época, o fato foi considerado uma das maiores demonstrações de carinho já dispensadas a uma personalidade do Estado.

Everaldo ingressou no Grêmio em 1957, passando pelas categorias infanto-juvenil e juvenil. Em 1964 foi emprestado ao Juventude de Caxias do Sul, retornando ao Olímpico Munumental dois anos depois. Em 1967, foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira. Conquistou a Copa Rio Branco no Uruguai, assegurando vaga no selecionado que, em 1969, participaria das Eliminatórias que culminariam com o tricampeonato no México em 1970. Além de todos os prêmios conquistados, foi agraciado com o Prêmio Belfort Duarte, concedido aos jogadores de defesa leais, em julho de 1972. Entretanto, três meses depois, deu um soco no árbitro José Faville Neto durante uma partida e acabou suspenso por um ano. Para impedir que novos casos parecidos ocorressem, duas décadas depois as regras do prêmio foram mudadas, e a partir de então apenas jogadores aposentados poderiam requerê-lo.

Faleceu em um acidente aos trinta anos de idade, em seu Dodge Dart, quando viajava com sua família, no ano de 1974, ao voltar de Cachoeira do Sul para Porto Alegre. O carro fora um presente de uma concessionária pelo tri conquistado com a Copa do Mundo. No dia 30 de junho de 1970, seis dias após seu retorno do México, o Conselho Deliberativo do Grêmio, em uma sessão solene, perpetuou oficialmente a figura de Everaldo na história do Clube, dedicando ao atleta a famosa estrela dourada na bandeira. Na ocasião, o jogador recebeu também o título de Atleta Laureado, além de duas cadeiras quitadas no Estádio Olímpico.
A morte precoce do atleta não foi suficiente para apagar as lembranças de um jogador exemplar tanto dentro quanto fora do campo.

Comentários (47)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Um verdadeiro craque, muito bem lembrado e uma homenagem justa. Não vamos colocar uma estátua, pois o Gremio é muito grande faltaria espaço para a de Airton, Juarez, Gessi, Luis carvalho, Lara, Dener e uma penca de grandes nomes que passaram pelo clube.
2 respostas · ativo 563 semanas atrás
Lembro quando a torcida vibrava com o Everaldo, na época ainda nos juniores, nas preliminares dos jogos. Ele jogava como "centro-médio", hoje equivalente a volante. E como jogava. Acho que foi o Foguinho (não tenho certeza disso) que o colocou na lateral.
Muito bem lebrado, como disse o Diogo. Abçs.
DIOGO, grandes lembranças mas, temos ainda:
ALCINDO (o BUGRE), teria sido titular absoluto na Copa de 66(não que estar enganado) se os RUSSOS da Seleção Russa não tivessem atorado nosso BUGRE ao meio quebrando-lhe a perna quando demos um sarandeio nos caras.
SÉRGIO LOPES (o FITA MÉTRICA), tamanha sua precisão nos PASSES em especial os de Longa Distância, hoje os caras erram passes de 2m.
E, por muitas razões, teríamos, ainda: Renato Portaluppi, Hugo de León.......entre outros
Acho que a morte de fernandao fará com que haja mais respeito entre as torcidas da dupla!! Temos que parar com essa palhaçada de querer o mal do rival, temos que nos unir!! Que outra capital tem dois belos e lindos estádios? Que outra capital tem 2 times campeões mundiais ? Somos todos gaúchos, peleadores!! Somos todos azuis e vermelhos!! Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!!
8 respostas · ativo 563 semanas atrás
Cara, eu nasci e me criei querendo o mal do inter, não será agora que vou mudar de postura, embora tenha lamentado a morte do Fernandão.
Quanto a ter dois clubes campeões mundiais, São Paulo tem três.
Os estádios nem dá para comparar, um é padrão europeu, moderno, novinho em folha e lindo por natureza. O outro é uma reforma em cima de uma estrutura velha, que em pouco tempo esse remendo cobrará o seu custo com uma manutenção mais cara e exigente e, se for negligenciada, os defeitos, má execução da obra pela pressa e erosões estarão expostas.
Campeões do mundo

Porto Alegre = Grêmio e Inter = 2 times

São Paulo = São Paulo e Corinthians = 2 times

Onde vc viu 3?!?!?!
vc está esquecendo do Santos
Faltou o Palmeiras que teve o mundial de clubes reconhecido em 1951 através da Copa Rio.
Até rolou o slogan de "Primeiro Campeão Mundial de Clubes".

Por causa disso ocorreram mais pedidos de reconhecimentos (Fluminense-52 e Vasco pela Rivadavia-53) que culminaram com a mágoa da Fifa em retirar do site todos os clubes, exceto o Corinthians em 2000 e de 2005 em diante.

Mesmo reconhecendo os erros em 2000, preferiram deixar assim mesmo.
Tiraram o Boca e deixaram o Corinthians.
Não é de São Paulo a CAPITAL, é time do interior que nem o Guarani de Campinas...

Santos é da praieira cidade de Santos...
Escrevem besteiras, burrices e eu que sou negativado...

Não sabem nem que o Santos não é de São Paulo - SP.
Santos não fica na capital....
Pelo menos esse era o escopo do assunto.

Porto Alegre - RS = 2 campeões mundiais: Grêmio e Internacional.
São Paulo - SP = 3 campeões mundiais: Palmeiras, São Paulo(3x) e Corinthians(2x).

Santos é bicampeão mundial, mas fica na Baixada Santista.

Os fatos são esses, todos esses clubes tiveram suas taças reconhecidas nessa quantidade.
Se a FIFA um dia voltou atrás, nada impede de retornar tudo de novo.
Só comprova a cada dia que é um mero ente político altamente influenciável.
e somos taxados de racistas... lembro bem da conquista do tri, da chegada do "negrão", do episódio da sua não convocação para a mini-copa, do surpreendente e totalmente inesperado soco... a morte saindo de um posto de gasolina...
o GRÊMIO é eterno! e eternamente, ai sim, a estrela estará em nosso pavilhão

FORÇA GRÊMIO !!!!!
Acredito que o Grêmio valoriza seus personagens históricos, mas talvez deva-se atentar mais para se evitar que algum ídolo nosso caia em esquecimento. Poderiam, por exemplo, realizar preliminares em jogos na Arena, com ex atletas que fizeram nossa rica história. Pelo que sei, nas festas consulares, sempre há algum ex atleta representando o clube. Voltando um pouco para a atualidade, não estou muito simpático a essa especulação do Giuliano.Valores que se divulgam, salário que deve pedir e até mesmo a pouca amostra de bola que tivemos, são motivos para muita desconfiança. Investiria no Maxi Rodrigues (também especulado) , porque é muito bom jogador (33 anos), jogará a copa bem fisicamente e não deve ser caro.
Sempre bem lembrado nosso craque Everaldo estrela dourado Pitica, o verdadeiro jogador em campo e um grande homem fora dele, agora nossos co-irmãos vão ter o Fernandão para se orgulhar também e de alguém que dava o sangue para o clube.
E ainda temos muito outros como Lara e entre outros que estão imortalizados no clube.

PS. Estou meio maluco sem jogos do GRÊMIO e ansioso pela montagem da equipe nova, não digo só em contratações mas mudanças de postura. Agora com tudo já meio calmo nossa direção vai entrar focado nesse segundo semestre.

Força GRÊMIO.
Depois das conquistas fora de campo, com a assinatura do aditivo e o nosso marketing dando de relho nos outros clubes, minha dúvida é: o foco no segundo semestre, será o futebol? Espero que a resposta seja sim.

Quanto aos boatos:

- Acho cedo para vender Luan. No pós Copa, é Seleção certo. Daqui há 2 anos, tem as Olimpíadas, onde ele vai ser titular. Segura o homem, deixa ele ganhar uma taça aqui!
- O substituto dele já foi "contratado": é o Everton Jr, que considero que será melhor que o Luan. Mas gostaria mesmo, de verdade, de ver os dois jogando juntos. Talvez não nesse ano, já que o Everton é muito novo, mas em um futuro próximo.
- Giuliano é ótimo jogador. A qualidade dele é inegável. Mas para a função dele, existem jogadores no grupo que ainda não foram testados. Ruiz recém começou a ganhar sequência, o Maxi ainda não recebeu, e quando entra, entra jogando pelos lado do campo, e não centralizado. Derreti é outro que merecia algumas chances. Além disso, Giuliano é muito caro, e o futebol europeu não é mais o oba oba que já foi. Pagar 8 milhões de Euros, achando que vende fácil por 12, não é mais uma realidade.
- A saída do Kleber, dentro das circunstancias, é boa. Não vem sendo aproveitado, e hoje, disputaria posição com Barcos. Os dois juntos, é impensável, não tem como. Além disso, recebe um dos maiores salários do grupo, o que "dificulta" uma passagem ao banco de reservas. Mas para ele ser emprestado, no meu entender, o outro clube deve pagar, no minimo, 60% do salário. Pagar metade, ou até mesmo como li, de só pagar 40%, é burrice. Afinal, o que é um peido pra quem está cagado? Se é nessas condições, deixa ele ai. Apesar da má forma, e do tempo que ele precisa para entrar em forma novamente, considero ele mais decisivo que o Barcos. Nos jogos importantes, tipo GREnal, rende mais. Chama mais a responsabilidade, e apita mais os jogos que o Argentino.
- Continuam dizendo que vamos "comprar a Arena". Como são burros!
Everaldo foi o primeiro jogador do Grêmio que eu vi pela TV colorida, no bolicho da esquina da igreja (rs), enquanto ele jogava de amarelo na copa de 70. Grande jogador! Deu aquele encontrão no juiz ladrão, que serviu para que os cariocas e paulista diminuíssem a roubalheira contra a gente. Morte prematura, como as milhares que acontecem nas rodovias mal construídas e mal sinalizadas do nosso país.

Sobre o Grêmio querer o ex-mazembado Giuliano, espero que seja brincadeira. É mais um anão para o nosso time de nanicos. É mais um colorado para vir e jogar de chuteiras vermelhas. Pelo amor dos deuses, como é que vamos recuperar (ou criar) uma identidade no futebol com essa ciranda de jogadores medianos, sem identificação com o clube?
Já passou da hora de mudar a atitude do departamento de futebol. Dá para ganhar dinheiro com bons jogadores, vendendo a imagem e o bom futebol praticado, não somente vendendo os jogadores. A mercadoria a ser vendida tem de ser o futebol, não somente os atletas jovens.
Seguindo assim, vendendo novatos antes que se consagrem e se valorizem, e trazendo velhos desinteressados e caros, seguiremos sem ganhar nada.
12 respostas · ativo 563 semanas atrás
Pois é Ancião,mais um que alem de entregar GREnada,antes e após vai estar em festinha com o daleabiba,fora que levara alguna jovens,para se acadelarem.
Anciao, o Alzheimer ta te pegando? A TV a cores no Brasil surgiu em 1972, logo nao poderias ter visto o Everaldo jogando em 70 de amarelo.... E o soco no Faville nao foi um encontrao, eu tava no estadio (jogo contra o Cruzeiro, se me lembro bem, e o ladrao apitou um penalti inexistente do zagueiro Beto do Gremio...).... o Everaldo marchou lentamente em direcao ao juiz enquanto esse apitava e corria pra marca da cal e encheu a mao num movimento pendular - o faville deu dois passos e caiu praticamente desmaiado e sangrando bastante......
Ãcho que tu bebeu Cesar, eu vi a final da copa de 70 em cores.
Tu deves ter visto no "canal 100" em algum matinéé. TV a cores no Brasil, como bem disse o Cesar, só em 72, Gre-nal da festa uva em Caxias. Ou então, tu usavas celofane na tua Telefunken!!!
Oh Babaca, eu vi esse jogo no colo do meu pai, mas vi. Não tenho culpa se tu morava nas grotas, no meio do mato ou em alguma cidadesinha do interior, onde TV era somente na casa de alguns poucos privilegiados e, assim mesmo, preto e branco.
Cigano, mambembe. Alto nível.
Foi mal Eduardo, ontem não foi um dia bom pra mim, desculpa pelas grosserias.
Um abraço.
Cigano
Nao foi um Grenal, foi Gremio e Caxias - por sinal, jogo ruim de doer..... Mas foi a primeira transmissao aberta e "oficial" de TV a cores no pais - era possivel assistir transmissoes em circuito fechado nas principais vitrines ds magazines de POA, como Guaspari e Renner, ja na epoca do Natal de 1971. A entao Difusora Canal 10 transmitia a partir de janeiro de 72 algumas horas à noite de sinal aberto em cores - mas eram poucos e bem caros os televisores "domesticos" - Telefunken e Admiral (vendido pela Klift na epoca) eram as principais marcas do inicio
Pode ser mesmo o mal de Alzheimer, pois minhas memórias são sempre a cores, hahaha!
Repito que foi um encontrão, um esbarrão, os detalhes do que esbarrou no que, para mim, não importam. Depois daquilo, Everaldo entrou para minha seleta lista de heróis guerreiros.
pois eh, explica o fato dos registros da copa de 70 serem coloridos!
Para os que acham que é efeito da doença em mim, basta consultar qualquer referência decente sobre a história da TV no Brasil. Por exemplo, a Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_no_Br...
Como bem diz o texto na propria e claudicante Wikipedia, apenas alguns aparelhos dentro a propria EMBRATEL e outros orgaos reguladores (que na epoca ainda nao tinham oficializado o padrao europeu PAL como ofcial no Brasil) receberam o sinal da copa de 70 - logo, nao podias ter assistido "no bolicho da esquina". Quanto ao soco do Everaldo, basta olhar aqui https://www.youtube.com/watch?v=Nr9MIIsCOYc

De qquer modo, concordamos ambos em admirar o Everaldo pelo ato - que causou muitoo espanto na epoca - pois eramos constantemente roubados pela ausencia de televisao em todos os jogos ou, quando muito, com duas ou tres cameras apenas....
E o EVERALDO era cria da base,interessante.
Todos sabem que não leio,ouço ,ou vejo esta babaquice da ivi,mas pelos comentarios se cogita,a contratação do pior jogador de meio campo de toda a historia dofutebol, chuparam manga só pode, ou por que ele fez um gol na LA.Depois sou eu que bebo.
5 respostas · ativo 563 semanas atrás
heraldo, concordo contigo. Não é o pior meia da história, pois o nome não é Marcotonho, mas peloamordedeus.

E sim, meu, tu sabe, tu bebe pacas.
Grande Guaru,discordo, o cogitado é pior que ma.
Nunca bebi na vida,somente o nectar de uma boa leitura,e algumas vezes a taça amarga da ignorancia.
Quanto ao que escrevo neste blog,que para mim não passa de uma grande mesa redonda,nunca releio o que escrevo,só quando é publicado.
E não quero nunca,fazer parte do onibus do recalque,queria ser jogador e virei comentarista da espn,para não parecer ridiculo.
E grande Guaru,se eu bebesse,ainda assim amanhã estaria são, mas alguns continuariam,alguns,hehe.
P.s.:voce sabe a quem me refiro,kkkkkk
Vem me aplicar essa de abstêmio? Hehehe.

Tá bom meu, vou acreditar. De mais a mais, sóbrio ou não, tu ainda é muito coerente. Uma figura, mas coerente!
Heraldo não bebe. Ele é dislexo. Ou, escreve correndo na pequena tela do seu I-alguma coisa.
Será?

Descartando bebida, eu chutaria que o Heraldo pertence à turma do reggae.

Diz aí, Heraldo, cabeça feita?
Interessante como uma tragédia é capaz de unir pessoas divididas por uma paixão ou ideologia.

Muitos torcedores não só do Grêmio MAS DE OUTROS TIMES estão prestando os pêsames pela perda cruel do ídolo do Goiás e do Internacional. Isso mostra que AINDA existem pessoas que podem ser chamadas de humanos e que especialmente nesse caso, o país inteiro foi tomado pela dor, por ter um sentimento querido por uma pessoa que TODOS saberem que era de bom coração.

Logo após o Mundial do Inter, eu soube que o Alex (este mesmo que está no Inter hoje) falou alguma coisa debochando ou detonando o Grêmio após a vitória colorada contra o Barcelona, mas infelizmente apesar de procurar, não sei até hoje o que ele disse, e SE disse..

Neste época detonei ele e usei como exemplo o FERNANDÃO. Disse que FERNANDÃO mostrou hombridade, respeito e fez o que tinha que fazer, enalteceu o TÍTULO CONQUISTADO, A TORCIDA E O CLUBE...........não desmerecendo o título, a torcida e o clube Grêmio. Não é à toa que ele era o Capitão daquela equipe.

Hoje volto a afirmar que em momento algum vi este cidadão desrespeitar não só o Grêmio, mas quem quer que seja no pouco conhecimento que tinha dele. Vejo várias pessoas dizendo o mesmo, o que prova que este era um bom homem. É claro, não é só porque ele nunca falou mal do Grêmio que ele está recebendo elogios. Recebe-os por puro merecimento, por ter sido um bom exemplo de atleta e de homem.

Mas claro, olhando pela internet, ainda há espaço para pobres diabos debochar, xingar e criticar mensagens e homenagens vindas da alma.

Mas o que ficará mesmo na memória do povo do Brasil, foi que na dor dos torcedores colorados, gremistas se engajaram para homenagear um jogador do rival, duríssimo dentro de campo, mas que com sua simplicidade, bom futebol e sem estrelismo, conseguiu conquistar não só títulos, mas principalmente pessoas.

Minhas mais sinceras condolências aos familiares que, caso estejam lendo isso, saibam que um dia todos vocês.......aliás, TODAS AS PESSOAS BOAS irão se reencontrar novamente, no Paraíso.
Muito boa a lembrança do Everaldo, ñ vi jogar, mas no anos
oitenta ainda era muito comentado sua historia no
gremio e na seleção.
Quanto a tragédia do fim de semana é triste.
Ñ vou falar muito da tragédia pq acho q é chover no
molhado, e é bom ver q ainda somos humanos,
e demos uma pausa na nossa rivalidade.
Agora falando do Juliano.
Acho que estamos investindo na função errada,
precisamos de um atacante, um treinador e um
vice-presidente de futebol.
UM grande craque, mas grande mesmo que morreu em um acidente foi Dener. Poucos poderão jogar o que este jogava.
Um grande meia esquerda pode jogar no Gremio. Maxi Rodrigues. É só por pra jogar ou por o Enderson pra PQP>
Bom dia, escutei agora na Radio Grenal o Nestor Hein desdenhando do Kleber e abrindo todos os numeros da negociação do Giuliano, disse que já foi oferecido 6 milhões de euros e que foi negado.

Enquanto tivermos dirigentes que liberam informações deste modo não sairemos do lugar, eles nunca aprendem???
2 respostas · ativo 563 semanas atrás
Discordo, enquanto tivermos dirigentes que contratam uns Kleber da vida por 5 anos é que não sairemos do lugar.
O Kleber foi um péssimo negocio e todos sabemos disso, mas ele não vai começar a jogar bem sendo mal falado em rádio, tem que falar na cara.
A tempos não acessava o blog do Mario Marcos por ter se tornado um antro de colorados debiloides, mas resolvi acessar para dar uma olhada no desespero deles sobre o contrato entre Grêmio e OAS, e para minha surpresa me deparo com um comentário de um imbecil gremista, nem mesmo o Odone no seu auge de ódio poderia fazer algo tão repugnante, covarde, desonesto e macabro, nem mesmo o colorado mais fanático teria tanto desrespeito a um dirigente gremista.

Aqui está o comentário mais ridículo que já vi sobre algum dirigente do Grêmio, feito por um gremista.

Rodrigo WR. disse:
junho 2, 2014 às 6:43 pm

“Operação Grêmio”
Conduzida, é claro, pelo messias salvador gagá, desmascarado em todas as suas mentiras de campanha até pelos seus eleitores estúpidos.

“A ideia é aproveitarmos plenamente o potencial da Arena”
Como se este verme idolatrado e votado por quem agora faz de conta que não foi eleitor dele e, em blogs alternativos, saltam da barca desesperados, não tivesse passado toda a sua “degestão” fracassada de estelionatário eleitoral sabotando a relação com a OAS, a demonizando e, pior que isso, muitas vezes evitando o simples diálogo, apenas batendo de frente – quanto mais que via que sua tentativa de lavagem cerebral demonizadora funcionar em parte, quando via que muitos gremistas inúteis passaram a ter o sonho de destruir o mais belo estádio do Brasil, porque o maldito caduco o amaldiçoou – para safar o próprio rabo!

“É a única maneira de o Grêmio, em seu futebol, disputar de igual para igual qualquer competição com as equipes do centro do país.”
A Arena vem atrapalhando o Grêmio há mais de 15 anos? Ela existia quando a turma desse caduco colocou o Grêmio na segundona há dez anos?

Sempre a velha história: constrói um monstro que não existe (mas é aceito pela torcida e pela imprensa, como se fosse mais que mera versão de parte interessada), “viralateia” o Grêmio diante das grandes empresas “exploradoras” que “sempre, absolutamente sempre”, tem mais força, como se o Grêmio fosse uma instituição de fundo de quintal que não contasse com uma penca de advogados sisudos também, como se o Grêmio não tivesse “barba na cara” ainda (com essa gestão loser até que a bundamolice se instalou mesmo).

O coitadismo, as teorias de conspiração dos “grandões malvados” contra os “coitadinhos mas bravos gremistas” (guiados, é claro, pelo pastor velho gagá, desesperado com sua iminente falência dentro do clube junto com sua turma incompetente, corrupta, endividadora, bossal e rebaixadora) é uma instituição dentro do Grêmio. É uma instituição porque é uma forma malandra de distrair a imprensa e a torcida (“o problema não está aqui, mas lá”). Essa foto acima só existe porque o time é muito ruim e a torcida (até mesmo os eleitores canalhas desse velho bossal sem vergonha) está colocando pressão nesse bando que tomou o clube destrutivamente, como Duda/2009 e Obino = Kaduko/2003. Futebol ruim, Arena volta à pauta (ou melhor, o emocionante embate do Grêmio contra os malvados da OAS).

No próximo ano o Grêmio volta a estaca zero com a oposição tendo novamente que pagar a conta. Quando a coisa melhorar a turma de aproveitadores koffistas aparecerá de novo, mas esse (des)presidente já estará morto (ao menos dentro do clube) e creio que o Grêmio não seja destruído de novo por eles de novo.

Mário Sérgio, em 2005, pegando um Grêmio em escombros, completamente destruído pelos koffistas, disse que o Grêmio levaria dez anos para ganhar algo importante, tal o estrago. Se não fosse as infecções koffistas de quatro anos somados desde então, no ano que vem o Grêmio ganharia um grande título. Mas com as perebas koffistas, deve-se acrescentar mais quatro anos “de descontos” (por esta “gestão” e pela “gestão” de Duda Banana) – e 2015 vira 2019…

Vi neste ano três jogos do Grêmio, todos pela Libertadores, primeira fase. Saudades do tricolor, apesar da ruindade monumental de que se fala do time. Mas não há nada pior do que perder tempo com um Grêmio que se afundou na lama desde a “presidência” safada do clube e incorporou o DNA da derrota, do derrotismo, desde o alto. E dizia esse (des)presidente corrupto que não dividiria seu tempo, que dedicaria todo o tempo ao clube, só para alfinetar seu oponente eleitoral, e o que se vê é a presidência do Grêmio atirada às moscas como jamais se viu antes. Esse verme velho disse/mentiu muitas coisas, muita merda, não vou me alongar mais listei várias desde o ano passado. Espero que este fim de “inverno koffista” passe rápido apenas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ato covarde, feito por um vagabundo atrás de um computador, tipico de um sociopata.
3 respostas · ativo 563 semanas atrás
Humberto, o presidente Koff acabou com a mamata de muita gente lá dentro do Grêmio. Por isso esse ódio.
Típico de perdedores que deixaram de mamar na teta.
O que não consigo entender Pitica é como alguém pode pensar que um senhor no fim de sua vida estaria interessado em roubar do Grêmio, isso é doentio.
Se tem até pai matando filho e vice-versa... Em cada esquina existe um ou mais sociopatas em potencial.
É o mundo atual em que vivemos, infelizmente.

Postar um novo comentário

Comments by