“Não fale em sorte. Fale em fatos ou cale-se!”
Robert Redford, interpretando Robert Woodward, no clássico Todos os Homens do Presidente.
A Copa do Mundo começou no Brasil e em Porto Alegre também. Seu Algoz postou nos últimos dias algumas imagens das nababescas estruturas fixas e temporárias disponibilizadas para as partidas a serem realizadas em nossa mui leal e valerosa capital gaúcha. Pois ontem também saiu uma nota na imprensa sobre uma situação que relataremos neste post. Sim, saiu apenas uma pequena nota e que não trazia nada sobre a informação que realmente fazia sentido para o verdadeiro jornalismo investigativo pesquisar e publicar.
Em 1976 o diretor Alan Pakula e o roteirista William Goldman montaram aquele que pode ser considerado como o filme que maior retrata o estudo das teorias do jornalismo contemporâneo. Mais do que um clássico de suspense baseado em fatos, é uma verdadeira aula de jornalismo investigativo. A história é baseada no escândalo Watergate, responsável pela renúncia do presidente americano Richard Nixon. Pode-se dizer que o trabalho de dois repórteres foi o responsável por derrubar o presidente da principal nação do planeta. Na ocasião, Robert Redford e Dustin Hoffman interpretaram os papéis que na vida real eram de Robert Woodward e Carl Bernstein, os míticos repórteres do Washington Post.
Alguns meses antes da reeleição de Nixon cinco invasores, identificados como assaltantes, foram detidos no edifício Watergate, onde funcionava a sede do comitê eleitoral do Partido Democrata. Este episódio mereceu apenas algumas linhas nos jornais. Só que os invasores eram ligados à CIA e ao FBI, tendo sido pegos com câmeras e microfones. Nada disso, em princípio, interferiu na reeleição de Nixon. Só que Woodward e Bernstein desconfiaram que o próprio presidente estivesse envolvido no caso. Não interpretaram aquela invasão como sendo apenas um simples caso policial e viram que ali havia muito mais. A partir daí o filme mostra o esforço e os méritos de dois profissionais em busca da verdade na solução de um caso extremamente obscuro. Verdadeiros jornalistas que questionaram os fatos e correram atrás da notícia. Valendo-se de fontes, pessoas, escutas e outras ferramentas, nota-se ali o verdadeiro profissionalismo dos diferenciados. Inclusive vê-se ali o cuidado com o texto a ser inserido no jornal. Em virtude do trabalho e das denúncias de ambos, em 1973 começaram as condenações dos funcionários do governo Richard Nixon que planejaram, autorizaram e financiaram o assalto. E a renúncia do presidente, para evitar um quase certo impeachment (a primeira e única renúncia de um presidente americano em 200 anos de democracia) ocorreu em agosto de 1974.
Pois isto não acontece aqui na província. As redações estão entupidas de elementos que só sabem pesquisar na internet e não levantam da cadeira. Não têm fontes, não tem contatos, não sabem sequer escrever. Há algumas semanas, uma equipe da Band de São Paulo teve de vir aqui para mostrar algo que todo mundo já desconfiava ou sabia: o estreito relacionamento entre uma conhecida torcida rubra e barra-bravas argentinos que viriam para a Copa em Porto Alegre. E descobriu-se mais, pois evidenciou-se a questão da troca de armas e drogas por favores. Um escândalo que nenhum jornalista local teve capacidade para mostrar antes, mesmo estando debaixo de seu nariz.
Eis que ontem saiu esta notinha na imprensa:
Esta seria uma informação digna de constar, talvez, na coluna social do jornal. E ainda assim estaria incompleta. Só que um verdadeiro jornalista, um profissional que tem fontes ou ao menos desconfia do que pode estar por trás da notícia, este deveria perceber o que há além do que está escrito. Algo que nós aqui no Imortal Tricolor temos feito ao longo do tempo. E temos dado de relho nos incompetentes. Para saber quais são eles, basta ver os jornalistas que ficam mordidos com o que sai aqui de forma exclusiva e atinge repercussão. Sem contar que temos de postar apenas parte do que temos, a fim de proteger fontes e não comprometer pessoas.
Os tais VVIP’s citados na notinha do jornal são, realmente, membros da Fifa, autoridades e afins. Eles deslocam-se em voos particulares e têm recepção especial no aeroporto e hotéis. Só que a recepção que têm é por demais especial. Nossa investigação teve acesso a pessoas responsáveis pela segurança da Copa em Porto Alegre e colheu revelações exclusivas. Não, não estamos falando do guardinha da catraca. Falamos com autoridades de alto escalão. Gente que recebe ordens do altíssimo escalão. E aí descobrimos o verdadeiro escândalo que a imprensa não noticiou: todos estes convidados da Fifa que chegam em voos particulares não necessitam passar por revista de segurança no Aeroporto Salgado Filho. Ordens vindas diretamente do alto comando da segurança da Copa. Ordens essas acatadas pelo governo e repassadas para os órgãos de segurança responsáveis.
O que isto significa? Qualquer um que desembarque aqui por este sistema pode trazer o que quiser em sua bagagem. O conteúdo entrará sem qualquer problema em solo gaúcho. Drogas, armas, dinheiro para ser lavado ou mesmo evasão de divisas. Crimes cometidos com a conivência das autoridades locais em nome da realização da Copa do Mundo. E de acordo com as orientações da entidade máxima, a Fifa. Uma organização que é conhecida justamente por ter em seus quadros membros que respondem ou fazem parte de grupos que respondem por ações semelhantes em outros países. Sem contar, naturalmente, as contrapartidas que as autoridades locais recebem por compactuar com estas atividades durante este período. Nesta época, todos os homens do presidente possuem salvo-conduto.
Para o bem de todos é melhor talvez, entender este post como sendo uma peça de ficção. Uma triste peça de ficção. Vamos apenas curtir a Copa no Brasil.
Saudações Imortais
Agenda Negativa · 562 semanas atrás
A cada 5 min faziam questão de elogiar o estádio.
Só pararam com a babação de ovo quando entraram as imagens do Maracanã, porque dai seria demais né, continuar os elogios com outro jogo rodando.
Até a câmera do helicóptero, todos os estádios pegando uma imagem de fundo.
Enquanto a nossa ilustre sede: só aquele esfíncter gigante na tela (agora entendi o porque do "gigante").
Nossa impren$a é isso ae mesmo: Meteriz do clubeco.
MARCELÃO · 562 semanas atrás
Agenda Negativa · 562 semanas atrás
"Meretriz do clubeco".
Corneteiro Imortal · 562 semanas atrás
Aliás, seria estranho se alguma coisa fosse culpa do SC 2006...Afinal, com tantos advogados de defesa (governo, MP, Brigada e imprensa) quem ainda tem peito de acusar o clube da piada pronta por alguma das safadezas envolvendo a reforma do bergamotão?
Vamos ao que interessa. Afinal, nossa copa é outra..é a dos reforços e a da contagem regressiva para saída do tiozinho do posto ipiranga!
Traks Fake · 562 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 562 semanas atrás
@jonasbsilveira · 562 semanas atrás
Victor · 562 semanas atrás
Que saudade dos anos 80 e 90
Rodrigo · 562 semanas atrás
G Vermes · 562 semanas atrás
Victor · 562 semanas atrás
seu Algoz - tu podes não ser cocolorado de fato mas és na alma. Gremista não tem recalque. Eu to cagando para a copa. Estou só me4 divertindo com estes arrogantes de merda que estão se fodendo. Fica difícil entender, mazembado?
heraldo · 562 semanas atrás
Ronaldo · 562 semanas atrás
Não podemos negar que em termos de espetáculo, a Copa do Mundo é o maior deles e que seria um orgulho sediar alguns jogos da Copa na nossa Arena, até por que sabemos que o nosso estádio é bem melhor que o deles e que seria uma das melhores arenas da Copa, senão a melhor. Fico triste de saber que isso não ocorreu por que o que manda é a política (e nisso os colorados estão bem mais mobilizados que nós, o que ajuda a explicar boa parte das nossas dificuldades fora das quatro linhas).
Do ponto de vista pessoal, eu já disse, não torço por seleção alguma, mas gosto do clima da Copa justamente por que é um momento em que paro para VER futebol e, tirando a questão política, o fato da Copa ser no Brasil seria uma oportunidade única de se ver por aqui grandes seleções e os maiores jogadores do planeta. Isso dá um gostinho meio amargo: gostaria muito de ir em algum jogo da Copa se fosse na Arena. Até iria no remendão (como muitos gremistas fizeram) se todo o processo não tivesse ocorrido de uma maneira tão nojenta e se a cobertura da imprensa fosse diferente - ao invés de enaltecer o EVENTO Copa em Porto Alegre, eles enaltecem o remendão, a capa da ZH de domingo então foi algo simplesmente nojento.
Claro que cada um reage de maneira diferente, mas a postura de ignorar a Copa parece a fábula da raposa e as uvas. Primeiro, por que é difícil ignorar o que acontece ao redor. Segundo, por que no íntimo gostaríamos que fosse na Arena.
Ao invés de ignorar, reconhecer que esta foi uma derrota institucional nos levaria a refletir e ver algumas razões que tem contribuído para sofrermos derrotas dentro e fora de campo nos últimos anos. Fizemos o melhor estádio e o pior foi escolhido por que os políticos colorados foram colorados (uniram-se políticos de todos os partidos em favor do SCI) e os políticos gremistas foram políticos (agiram desunidos conforme suas tendências políticas). Será que não estamos jogando limpo demais em um jogo em que a regra é jogar sujo? Será que esse comportamento altivo não se reflete no futebol, ignorando o peso do "extracampo", não tentando condicionar arbitragens (se não para que roubem para nós, ao menos para que não roubem contra), não sabendo jogar com regulamento embaixo do braço por que "entregar jogo é feio", não batendo de frente com a FGF quando necessário e mandando o ruralito prá pqp. Será que não está faltando malandragem para o Grêmio, tanto no campo institucional quanto no futebol?
Victor · 562 semanas atrás
Rodrigo · 562 semanas atrás
giulian · 562 semanas atrás
Luciano Tricolor · 562 semanas atrás
Bruno Gremista · 562 semanas atrás
Eh um coitado mesmo...
Vai pra casa, mazembado do caramba!!
Estive no Beira-Rio, e deveriam mudar o nome para Beira-Chinelagem!!! Da pena de ver o loco de estádio... Remendo eh remendo mesmo... Comem feijão e arrotam peru...
Vivam os alienados vermelhos que possuem a melhor assessoria de impren$a do mundo!!!
O-T-A-R-I-O
@EdgarDe_Latorre · 562 semanas atrás
http://www.football-italia.net/50609/gremio-line-...
Por favor, alguém bloqueia o "esperto" mazembado dos comentários por favor.
@jonasbsilveira · 562 semanas atrás
Mesmo assim, valeria a pena ver o desespero da minoria gaúcha.
Traks Fake · 562 semanas atrás
seuAlgoz 101p · 562 semanas atrás
BetoImortalTricolor · 562 semanas atrás
Estas fotos do Beira-Rio que seu Algoz postou são lindas perto das que eu vi hoje pela manhã de um amigo que me mostrou.
Mas estou ansioso pela volta da nossa Seleção GRÊMIO FBPA.
Força GRÊMIO.
Ademir · 562 semanas atrás
MARCELÃO · 562 semanas atrás
O que que tem haver o nosso conselheiro, o Sr. prefeito, dando entrevista isentando o SC2006 do Mico do Som. O que é que a PMPA tem a ver com equipamento de som do beira? O que ele tem que se meter? Desde quando a responsabilidade é da PMPA nesse caso???? Haaa vai lamber sabão!!!!
Mas deixa estar....mas proximas eleições gremista que tiver vergonha na cara não vota já mais nesses nomes manjados.
Ronaldo · 562 semanas atrás
Roberto - Sócio · 562 semanas atrás
João · 562 semanas atrás
Bruno Gremista · 562 semanas atrás
Que baita post! Dando de relho na impren$a barata!
É interessante ver como a impren$a blinda os vermelhos... A culpa pela falta dos hinos: FIFA... O mérito pelo uso da tecnologia para confirmar o gol: do Beira-Rio... Briga antes do jogo nas arquibancadas: culpa do gremista (pelo que aparenta a chamada da notícia, parece que brigou sozinho)...
As áreas de circulação de torcedores no Beira-Rio são risíveis... É inacreditável um estádio chinelão desses sediar uma copa do mundo...
ESSES MAFIOSOS DA RB$ ESTÃO CADA VEZ MAIS À BEIRA DO PRECIPÍCIO! A HORA DELES ESTÁ CHEGANDO! VAMOS FIRMAR A RESISTÊNCIA!!
E dá-lhe GRÊMIO!!
André SÓCIO · 562 semanas atrás
Marcos Tricolor · 562 semanas atrás
Agenda Negativa · 562 semanas atrás
Apesar da pressão do pasquim e do jornaleiro que assinou essa "notícia", NADA de denúncia no JECRIM.
Aliás, o TJRS ficou aliviado, pois há tempos que não haviam 0 ocorrências em jogos.
Essa história no mínimo está MUITO mal contada.
jbighead 96p · 562 semanas atrás
dos nossos, na tal briga, tem um que é do CD... entendo que expor o nome do GRÊMIO é algo que não deva passar em brancas nuvens... espero que punam... aliás, esses loco da geral não tem nenhum senso de ridículo... é só confusão!
FORÇA GRÊMIO !!!!!
humbertosm 102p · 562 semanas atrás
Já levantaram da cadeira? È verdade mesmo eu vi o cara falar.
@EdgarDe_Latorre · 562 semanas atrás
Abraços e bons sonhos a todos os tricolores de coração!
E ainda tens uns morangos mazembados que vem aqui dizer que esta vergonha é recalque nosso!
Só tenho um recado: CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
jbighead 96p · 562 semanas atrás
Felipe · 562 semanas atrás
Vale a leitura do texto do jornalista Francês IMPLACÁVEL com o Beira-lixo. Mídia séria é outra coisa...
Ancião Imortal · 562 semanas atrás
Daí se percebe porque o nosso time tem tanta dificuldade para ganhar jogos mais disputados. Não consegue nada nas bolas aéreas.
Pelo quantidade de anões que temos, e mais os que estamos contratando, vamos continuar assim por muito tempo.
ArthurJ · 562 semanas atrás
Marcos Tricolor · 562 semanas atrás
FelipeT · 562 semanas atrás