26 de junho de 2014
Mudanças
*O texto abaixo foi escrito pelo leitor Jonas Bernardes Silveira
Como gremista, sofro com a Copa do Mundo. Não por ter perdido o direito de sediar jogos no nosso estádio, claramente superior ao Cocarzão, até porque fomos premiados com pontos cegos, caixas de som mudas e outros fiascos ribeirinhos. Meu problema é o futebol.
É a Copa das Copas, dizem. Maior média de gols desde 70. A verdade é que na Copa ninguém tem nada a perder, pelo menos na primeira fase. Os grandes atacam para evitar um empate fiasquento, os pequenos ganham espaço pra contra-atacar e fazer o crime. Foram poucas as retrancas, e algumas delas se desmancharam durante as partidas, tanto por não terem funcionado quanto por terem permitido que a equipe crescesse no jogo. Cansei de ver o Grêmio se retrancar e jogar pelo empate, para “voltar vivo”, pensando em “reverter”, buscando o maldito “pontinho”.
A verdade é que a única coisa que permite a um time sonhar com um título é a capacidade de impor seu jogo e marcar gols. Quem detém as melhores chances de gol e passa mais tempo com a posse da bola dificilmente será derrotado. No caso do Grêmio, temos uma defesa forte que vai se tornar ainda melhor, como mostram as opções de Enderson nessa “grêmiotemporada”, como diz o pessoal da Grêmio TV.
4-2-3-1 — Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Breno; Ramiro e Matheus Biteco; Alán Ruiz, Giuliano e Luan; Barcos
4-1-4-1 — Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Breno; Matheus Biteco; Luan, Alán Ruiz, Giuliano e Dudu; Barcos
Nossa defesa ganha com a troca de Werley por Geromel, a bola aérea foi nosso maior furo no primeiro semestre, ao lado do lado direito da defesa. Breno defende melhor que Wendell - é o lateral esquerdo titular da seleção Sub-19. Pará segue titular, porque o mundo não é justo.
O primeiro meio de campo está na mesma formação de sempre, mas o que chama a atenção é a segunda opção, o 4-1-4-1. Biteco parece brigar pela vaga de Edinho, na ausência do lesionado Riveros. Biteco é um jogador de seleção de base, é jovem, tem mais a oferecer fisicamente que Edinho, e pode ainda contribuir ofensivamente.
Na frente desse volante (volante, no singular, é algo raro no Grêmio), temos quatro meias: dois extremos, Luan e Dudu, velozes e habilidosos; e dois armadores (armadores, no plural, é mais raro ainda), Ruiz e Giuliano, jogadores que cadenciam o jogo e finalizam com qualidade.
Quem pensa em reclamar da “alegria” dessa formação, favor lembrar que Ruiz é um jogador de 1,83 que pode tranquilamente ajudar na marcação, e que Giuliano voltou da Ucrânia muito mais forte. Alex falou em “dar uma pegada” nele por que ainda não deve ter reencontrado o antigo colega.
Esse time pode sim ser campeão brasileiro. Não creio que essa linha de quatro meias conseguirá deixar jogadores isolados e sem opções de passe, imagino que seja muito mais fácil prender a bola no ataque com meias mais fortes, que poderão entrar na área e finalizar muito mais jogando centralizados. Tudo isso é teoria, mas faz muito sentido. Inclusive por que está claro para quem prestou atenção na nossa temporada até o momento que algo tem que mudar na forma desse time jogar. Espero que se teste essa formação nos amistosos gremistas no interior paranaense; contra o Maringá, na próxima quinta-feira, 02/07, às 19:30; e no dia 06/07, domingo, às 15:00, contra o Londrina. Vamos matar a saudade do manto em campo, até por que de nada adianta essa overdose de futebol que é a Copa do Mundo, quando significa também a abstinência da nossa verdadeira paixão.
__________
Adendo do seu Algoz
Mazáááá
Em meio à copa o blog ultrapassou 3 milhões de acessos.
Agradecemos a todos e continuaremos nos esforçando.
Comentários (69)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comentar como Visitante, ou logar:
Voltar
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Mudanças
2014-06-26T10:51:00-03:00
Pitica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcio · 561 semanas atrás
Luis H · 561 semanas atrás
É a formação que venho pedindo há meses em vários posts desse blog. Com a diferença que, com 4 meias e um volante só, não há necessidade de laterais apoiadores, eu usaria uma linha com 4 zagueiros atrás, como venho dizendo há meses. A Alemanha fez isso contra Portugal, linha de 4 zagueiros.
Dá pra deixar o Breno, por ser jovem e promissor, mas mete o Saimon na lateral direita com função exclusiva de marcar, ganhamos em proteção defensiva, ganhamos em bola aérea, tanto defensiva quanto ofensiva, e não perdemos nada em apoio porque o Pará não sabe apoiar.
Rodrigo · 561 semanas atrás
Naicon · 561 semanas atrás
Ricardo-Gremista · 561 semanas atrás
BetoImortalTricolor · 561 semanas atrás
Marcelo, Matias, Rodholfo, Pedro Geromel, Breno, Riveros, Alan Ruiz, Luan, Giuliano, Dudu (Fernandinho) e Barcos.
Parabéns ao blog Força Gurizada, e também a meninas blogueiras.
Força GRÊMIO.
Diogo · 561 semanas atrás
Emerson não erraria nenhuma bola que o Barcos vem perdendo.
Ademir · 561 semanas atrás
Fernando Jr · 561 semanas atrás
Contudo, como vejo que a nossa maior carência reside nas laterais, acredito que poderíamos apostar em um 3-2-4-1, agregando um volante e descartando os laterais, que ofensivamente já teriam seus espaços ocupados e defensivamente não colaboram muito.
Assim, o meu time ideal seria: Marcelo, Geromel, Rodolpho, Saimon, Riveros, Biteco, Dudu, Ruiz, Giuliano, Luan e Barcos.
Única ressalva feita ao Barcos, que se nos treinos continuasse com essa "paumolecência" (me desculpem as moçoilas) daria lugar ao Coelho, que há muito desempenha razoavelmente bem a função.
"Eu sou do tricolor de POA...."
@jonasbsilveira · 561 semanas atrás
Se bem que se o Grêmio contratar o Daniel Alves, o Maicon, o Lahm ou mesmo se clonar o Arce, o titular será o Mito Pará...
Neemias · 561 semanas atrás
jbighead 96p · 561 semanas atrás
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Diogo · 561 semanas atrás
O Grêmio aceitaria receber à vista os U$3,5 milhões que os estrangeiros colocariam em cima da mesa. O centroavante, porém, não deseja sair de Porto Alegre. Nem considerou a oferta de US$ 250 mil mensais liberada pelo clube que disputa a primeira divisão do México.
heraldo · 561 semanas atrás
Krayzie · 561 semanas atrás
rama · 561 semanas atrás
Arthur Vanderlei · 561 semanas atrás
Marcos Tricolor · 561 semanas atrás
Gilberto Rezende · 561 semanas atrás
Quanto a Copa do Mundo o Brasil já está na semifinal pois PARECE que o Felipão ouviu a razão e vai colocar o Fernandinho e o Maicon no lugar do "nervosinho" Dani Alves que o Alexis Sanches conhece BEM DEMAIS do barcelona.
Vamos jogar uma mini-Copa América em casa e sem a Argentina, não vejo como o Felipão perder uma molezinha desta.
O Chile que vá acabar a sua freguesia do Brasil na Copa da Rússia, pleeese....
O Jogo do Uruguai e Colômbia deve marcar a ascensão definitiva da Colômbia a terceira força da América do Sul, a decadência uruguaia só foi interrompida pela Copa de 2010 mas nas duas últimas Copas os uruguaios ficaram no jogo de repescagem das eliminatórias. E não quero que o Brasil enfrente estes uruguaios desequilibrados nas quartas e chegar desfalcado nas semifinais.
FLAlemanha ou França na semifinal ?
Prefiro a Alemanha porque a freguesia com a França é NOSSA na Copa do Mundo...
Depois do término da fase de GRUPOS a minha TEMIDA possibilidade, desde que o Brasil foi escolhido como sede, é agora uma possibilidade REAL de uma maldita final Brasil x Argentina no Maracanã, a possibilidade de um MARRACANAZZO ARGENTINO...
Independente de resultado entre Neymar e Messi um vai para o Céu a direita de Deus Pai e o outro vai ao nono círculo do Inferno a direita do Diabo...
E os dois terão de CONviver no vestiário do Barcelona com os espanhóis e catalães cornetando o tempo todo...
Se vencer:
Neymar pode ser comparado a Garrincha em 62 e se aproximar de Pelé se a sequência de sua jovem carreira for tão exitosa.
Messi olha de cima Maradona e vira um SOBREDEUS argentino campeón en Brasil...
Se perder:
Neymar dificilmente escapará do Inferno mesmo que tenha uma carreira espetacular adiante e será sempre o mané vice-campeão que perdeu pro Messi no Brasil.
Messi JAMAIS poderá ser comparado ao Deus Maradona na Argentina.
Para os dois, pessoalmente, talvez MAIS SEGURO seja disputar o terceiro lugar....
OBS: Se realmente tivermos uma acirrada final entre Brasil e Argentina, independente do resultado final, poderemos ter uma tragédia de ciclópicas dimensões dos dois lados da fronteira. Após a Copa teremos uma diáspora de médicos cardiologistas de ambos os países que terão que emigrar para outros países se não quiserem morrer de fome pois a quase totalidade de seus clientes cardíacos potenciais ou diagnosticados terão sido fulminados e dizimados pelas emoções violentas da FIFA WORLD CUP FINAL ...
@jonasbsilveira · 561 semanas atrás
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog...
Só o Grêmio...
Guaru_ 98p · 561 semanas atrás
Estava eu no meu trabalho (SC), atualizando os dados de alguns credores, elando com a RFB, quando me deparo com o nome do Seu Algoz lá.
Nunca dei nada pelo sujeito, mas até parece que alguma coisinha em pesquisa esse cara faz "de quando em vez", hehehehehe.
Abraço!
Josué @joshcharrua · 561 semanas atrás
Grêmio! Meio-campo suíço do Napoli, Valon Behrami, sabe já quem é o capo do Rio Grande!
Wilson · 561 semanas atrás
nelsongz2 92p · 561 semanas atrás
Sangue Colorado · 560 semanas atrás
Paul Kersey · 560 semanas atrás
Ancião Imortal · 560 semanas atrás
Wilson · 560 semanas atrás
Fabio Viana · 560 semanas atrás
O negativo dessa dupla Biteco-Ramiro é a estatura que perdemos nessa parte do campo.