1 de dezembro de 2016

Giovane Klein: o nosso herói desconhecido

Estas coisas de morte me assustam e emocionam.
As tragédias me deixam mais quieto e em choque do que outra coisa. Tem gente que precisa falar e falar e falar.
Eu prefiro o silêncio.
Só me pronunciei, e no twitter, quando fiquei estupefato com vocês sabem o que. O Daniel Matador disse tudo.
Não! Não vou continuar este assunto asqueroso.
Só chorei ontem à noite, 36 horas depois de saber da notícia. Chorei com aquele magnífico espetáculo de dignidade, de amor, de carinho e de celebração ao ser humano protagonizado pelo povo colombiano. Colômbia que conheci ano passado e de onde vim apaixonado. Não me engano com minhas paixões. Obrigado Medellin.
Vi uma parte de um programa da ESPN reproduzido ontem, em que Caio Jr. falava feliz entre risadas sobre seu momento e seus sonhos. Pensei em Denner, Biteco, Thiego, Mario Sérgio e Paixão. Uns mais outros menos foram parte das nossas vidas. E, como sempre digo, basta ter jogado ou trabalhado no Grêmio para receber meu respeito e agradecimento eterno.
Pensei em escrever algo mais adiante. Mais frio. Menos tocado. Mas hoje recebi um mail de um leitor do blog. E resolvi transcrevê-lo aqui.
Por várias razões. Mas por uma em especial. Não foram só ex-atletas nossos que morreram. Morreu um de nós. Apenas torcedor como somos. Apaixonado pelo tricolor como nós todos. Ansioso pelo título como estamos.
Mas resolvi transcrever porque ele também era jovem e cheio de vida. Como Biteco e Denner ele dava os primeiros passos na profissão.
E como eles e todos os outros, ele foi assassinado pela ganância de irresponsáveis.
O nome dele é Giovane Klein.
Através dele, quero deixar aqui no blog a nossa homenagem e agradecimento pelo que todos fizeram pelo Grêmio. E também a nossa imensa e dolorida, muito dolorida saudade.
Como disse Isabella, a tua amada que ficou Giovane: "a final da Copa do Brasil foi transferida pra dar tempo de tu te acomodar bem por aí na tua nova casa e assistir a conquista de um título tricolor como há anos tu esperavas!"
_____

Quem mandou foi o leitor Bruno Folha do Rosário:
O Giovane Klein era repórter em Chapecó e foi uma das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense e ele era Gremistão. Acho que tu deve conhecer alguém no Grêmio que possa organizar a homenagem que ele merece do clube. Compartilho contigo a matéria que saiu no Jornal do Almoço aqui de Pelotas, aos 00:40 de reportagem o pai dele fala sobre a paixão pelo Grêmio. Compartilho também o texto que a namorada dele escreveu e publicou no facebook dela.E  dou a ideia de dar o nome dele a uma das salas de imprensa do clube (da Arena ou do CT) assim como fez o Flamengo com o Victorino Chermont.
Um pouco do Giovane você vê aqui:

E mais ainda na dor da Isabella:

"Oi meu amor Giovane, 
Queria te contar como tá tudo por aqui nessas últimas horas, e vou pegar emprestada a tua invejável sensibilidade pra te contar da forma mais serena possível, então onde estiver, faz teu mate e senta aí pra ler:
Te conto que tá sendo difícil, mas as coisas parecem que ainda estão dentro do planejamento de quem ia trabalhar no jogo...veja bem, a chape segue ganhando essa repercussão enorme que tu vinhas acompanhando de perto! Só que, como tu também estavas acostumado, a pauta deu uma virada...não aquela que gostaríamos, mas virou e vocês todos são os personagens principais!
Te conto que os jogadores e toda equipe da chape seguem sendo tratados como heróis! Aliás, nesse mundo que tanto amaste, o da bola, grandes nomes estão por aqui rezando por vocês! Equipes pelo mundo enviaram energias positivas, o futebol inglês que tu tanto gostava de acompanhar "deu show" mais uma vez na copa da liga inglesa! A torcida do Liverpool cantou, e por um minuto o estádio inteiro se calou! Confesso que me arrepiei como tu cada vez que parava pra assistir a um jogo europeu e ficava admirado com o respeito deles ao minuto de silêncio...eles fizeram exatamente isso pra ti! Ah, os clubes brasileiros também estão reverenciando a chape. A Arena do teu Grêmio tá verde...e a final da Copa do Brasil foi transferida pra dar tempo de tu te acomodar bem por aí na tua nova casa e assistir a conquista de um título tricolor como há anos tu esperavas! A torcida que te encantou quando tu assistias à final da libertadores, a do Atlético Nacional, também resolveu torcer pra chape nessa final...aliás, deu pra chape o título! Esses torcedores vão estar onde vocês estariam hoje de noite, e acho que vai estar lindo! Te conto que Neymar, Cristiano Ronaldo e tantos outros nomes fizeram suas homenagens! Ah, e aquele que dá o nome ao livro que tá ainda na tua mesa de luz, o Tite, também tá entre esses feras que se comoveu com o que aconteceu. O futebol mundial tá com vocês!
Falando nisso, assim como aconteceu na volta do teu trabalho recente na Argentina, tem MUITO telespectador falando comigo nas redes sociais pra falar do teu sempre impecável trabalho! Gente que eu nem conheço, mas que te conhecem bem e te admiram muito!
Te conto que a nossa casa tava cheia de amigos, como tu gostava que ela estivesse! O clima não era nada bom, mas eu te escrevo pra falar que as lembranças eram boas, quanta gente cativastes por aqui hein?
Te conto que Pelotas tá cheia de orações, aliás, Pelotas, Livramento, Bagé (por onde passamos) e tantas outras cidades. Chapecó então nem se fala...a cidade que tu te apaixonou tá triste, é verdade, mas tá emanando muita energia positiva, dá pra sentir pelo silêncio nas ruas! Aquela que foi tua segunda casa nesses últimos anos, a Arena Condá, ontem teve lotação máxima, tava linda...tu ia te orgulhar tanto!
Te conto que no meio de tudo isso meu lado jornalista tá atento, como também sempre acontecia contigo. Uma cobertura "daquelas" tá acontecendo em Chapecó, no Brasil, no mundo!! Galvão Bueno que te emocionou ao narrar o último jogo do grêmio pela copa do Brasil, tá nos emocionando ao falar de ti e de todos com tamanho carinho e consideração! O Bom Dia Brasil lembrou de ti e da última reportagem que fizeste para o programa sobre essa ascensão da chape. Nem deu tempo de te falar da repercussão da tua matéria de domingo no Esporte Espetacular! Como estava no teu cronograma naquele email que me mostrastes antes de viajar, tu estavas no Jornal Nacional...só de um jeito diferente do esperado! Nossos colegas mais próximos estão segurando uma barra enorme...mas como tu sempre dizia: "o grupo tá unido!"...e mas o nosso JA, o news, o meu querido Bom dia SC e o teu querido Globo Esporte parecem um programa único. Um trabalho que é a tua cara como jornalista, humano e acima de TUDO SENSÍVEL! Tua sensibilidade tá aqui meu amor!
Te conto que a nossa filha de 4 patas tá sem entender muita coisa, mas tá inquieta...esperando tu chegar. Conversa com ela daí, por favor!
Por último te conto que estou sem chão! Fui acordada de madrugada pensando que teria que trabalhar em mais uma cobertura de enchente na cidade, chovia tanto...acho que eram lágrimas! Mas te conto que no fim desse dia 29, teve aquele pôr do sol maravilhoso que adorávamos admirar da sacada de casa! Espero que tenha sido tu falando que tá tudo bem! Espero que estejas em paz! Espero que só encontre coisas boas por aí...e TE espero, PRA SEMPRE! Encontrei aqui teu escapulário que tu não levaste porque tinha arrebentado...dentro dele os teus desejos de saúde e no verso alegria, amor e no verso meu nome! Em meu nome, o meu amor eterno a ti! Só pra te lembrar que sempre e pra sempre, te amo! ❤"
Abraço!