14 de dezembro de 2016

Qual o teu protagonista?

Sempre que um time é campeão de uma competição temos um protagonista da conquista. Se não sempre, pelo menos na maioria das vezes. Grêmio já teve Renato, Baltazar, Aílton, Jardel, Marcelinho Paraíba, entre outros. O protagonista pode ser o jogador que decidiu o campeonato inteiro, o que fez o gol do título ou o que a torcida abraçou simplesmente por "gostar".

Pensando sobre isso em relação a conquista da Copa do Brasil, conversei com alguns amigos gremistas e fizemos uma retrospectiva do Penta.

No primeiro jogo das oitavas de final Miller foi o jogador que nos deu a vantagem para o jogo de volta. Ganhamos do Atlético-PR por 1 a 0 na Arena da Baixada com gol dele. No jogo da volta, Marcelo Grohe foi de vilão a herói ao falhar bizonhamente no gol de André Lima e depois defender 3 cobranças de pênaltis, inclusive a cobrança de Weverton que daria a classificação ao clube paranaense.
Nas quartas de final, Ramiro fez aquele golaço contra o Palmeiras que certamente está entre os gols mais bonitos (e talvez improváveis) do ano no mundo inteiro. O segundo gol na Arena for marcado por Pedro Rocha. E no jogo da volta, em São Paulo, Éverton fez - por mérito apenas dele - a jogada em que marcou o gol de empate (foi pra cima do marcador, driblou e chutou).
Já nas semifinais Luan marcou um golaço, em uma linda jogada na ponta direita da área do Cruzeiro, e Douglas fechou o placar de 2x0 com um belo chute rasteiro no gol do Victor. 
E finalmente nas finais, Pedro Rocha, que já tinha marcado 1 gol contra o Palmeiras, fez 2 belos gols no Mineirão lotado - mas acabou sendo expulso. Éverton, que também tinha marcado um belo gol contra o Palmeiras, aumentou nossa vantagem marcando o terceiro gol contra o Atlético-MG. E por fim, Miller Bolanos, que já havia marcado contra o Atlético-PR fez o gol que fez a Arena explodir, no segundo jogo da final, pouco antes de gritarmos CAMPEÃO.

Eu ainda posso falar de outro jogadores, como Geromel que além de toda classe e qualidade na zaga (melhor do Brasil), ainda teve uma arrancada para cruzamento que resultou no terceiro gol contra o Galo no Mineirão. Douglas que além de gol também deu lindos passes fazendo jus ao apelido de Maestro. Kannemann que como um cachorro louco não só resgatou a "maldade" Tricolor como colocou nomes como Ábila, Lucas Pratto e Robinho no bolso. Maicon que como um capitão de verdade rangeu os dentes como um louco atrás da taça, participando inclusive de gols decisivos. 

No final, nem eu e nem as pessoas com que conversei chegamos a uma unanimidade em relação ao protagonista do Penta
Mas e pra ti, quem foi o protagonista?
Ah, eu falo de atleta, não de treinador. Pra dificultar, não vale o Renato. ;)

#ReiDeCopas



36 comentários:

Eder disse...

Kannemann, contagiou o time com sua disposição, sem ele o título teria sido bem mais difícil.

Marcelo disse...

Daqui a 10 anos, vamos dizer que este time era o time do Geromel. Simples.

Podemos lembrar de alguns jogos da maneira que está no post. Tipo: "te lembra do primeiro jogo da final? Não? É aquele dos 2 gols do Pedro Rocha, e da sua expulsão"...

Se alguém quiser me lembrar deste time campeão da Copa do Brasil de 2016, deverá falar: "aquele time do Geromel". Acho improvável que eu vá esquecer, ou confundir, mas...

teste disse...

Maestro Mijador.

Roberto - Sócio Tricolor disse...

Muitos foram os personagens da 5ª conquista..mas fico com o pequeno gigante Ramiro.

Claro que, na média, todo time jogou bem..principalmente longe da ARENA. Mas na minha opinião o Ramiro foi o cara que se sobressaiu nos piores momentos. Quando time oscilava...lá vinha ele..

Nas finais contra o galo ele foi muito bem nas duas partidas..coisa que poucos foram.

Além do mais, ele é um cara injustiçado..que boa parte da torcida adora malhar sempre que tem a chance.



Anônimo disse...

Acho que o protagonista do time é um jogador que foi muito criticado durante o ano. Ele nunca respondeu nenhuma crítica, apenas abaixou a cabeça e trabalhou. Não é craque, não é goleador, não está na mira de nenhum time europeu, muito menos o jogador mais procurado para dar autógrafos. Mas em todos os vídeos de bastidores, é o que mais fala e o que mais infla os ânimos dos colegas de time. Não tem braçadeira de capitão, mas todos o escutam e o respeitam. O protagonista foi o Marcelo Oliveira.

Anônimo disse...

De toda copa do brasil? O maestro mijador, o mais constante é fundamental.
Da final o pedrao.
Jogo por jogo a gente acha o cara: Éverton contra o palmeiras, miller e Marcelo contra o paranaense, luan contra o zero, pedro contra o galo.

Agora a muralha da zaga do geromel e do kaneman foram o termômetro frio, o povo tremia e os iceberg lá atrás tavam sempre na mesma, "no passa nada" (no duplo sentido, nada passa e tudo tranquilo).

Regis disse...

TODOS. TODOS!!!

Daniel Tricolor disse...

Geromito.
É mito. Simples.

R&FQ disse...

Eu ficarei com a imagem gerada pelo título do post do Seu Algoz:
"Os improváveis heróis".
Mas, a vida ensina que vai ficar na história quem der SEQUÊNCIA ao trabalho com outras conquistas memoráveis para/pelo Imortal. Já imaginaram esse grupo conquistar o tri- da LA?

R&FQ disse...

Esta foi a copa do co conjunto. Porém, dos "improváveis heróis" desse grupo vai marcar e, portanto, ser lembrado aquele (ou aqueles) que der sequência ao seu trabalho e contribuir com novas grandes conquistas ao Grêmio. Torço muito para que sejam Miller, Pedro Rocha, Everton.

Ancião Imortal disse...

Está difícil postar e ler comentários neste novo aplicativo.

heraldo disse...

Deletaram meu comentário.kkkkkk.mimimi não vou dormir.kkkkk, blog chapa branca.kkkk
E deve ser uns top five da minha escrita,65 , .
Protagonista todos,do porteiro ao presidente

Pitica disse...

Em algum momento, cada um deles foi protagonista. Acho que o sucesso do time foi o equilibrio técnico. Alguns um pouco acima, outros um pouco abaixo em determinadas partidas. Por isso, para mim, todos merecem o título de protagonista.

Traks Fake disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
nelsongz2 disse...

Difícil, muito difícil, mas vou de Kannemann, pois a sua entrada transformou a zaga do Grêmio, antes problemática, na melhor do campeonato. E ainda, com sua bravura, contagiou o time.

Anônimo disse...

Todos eles em algum momento foram herois desta conquista... O grupo inteiro estava focado, em sintonia, nao tinha bola perdida, atentos a tudo e a todos. Os videos dos bastidores mostraram pra todo mundo como estavam motivados, como eram chaamados a responsabilidade, da importancia do momento. Obrigado por trazerem de volta o orgulho e o respeito de todos pelo Gremio.

Anônimo disse...

Kannemann!!!
Foi o último a chegar ao elenco, e ao final parecia estar há 5 anos no clube.
Uma zaga peneira, se tornou The Wall.
Obviamente que o conjunto é o maior responsável, mas já que temos que escolher um.....KANNEMANN.
O Imortal parecia paneleiro de apartamento do morumbi. Tomou uma cara mais séria e revoltou-se contra os malditos 14 ANOS SEM TÍTULO, devolveu sangue e vergonha na cara.
14 e não 15 como dizem.

Cleber Stefeni disse...

Acredito que o grande protagonista do Penta somos nós, os Torcedores, que nunca abandonamos o time, sempre apoiando e cantando em todos os jogos.

Anônimo disse...

Enquanto isso o juiz Darouco continua roubando do gremio, desta vez foi na copa rs sub-20 opero o gremio de novo, o Darouco esta muito nervoso pq o time dele esta na segunda divisão, e ele esta querendo descontar toda sua raiva e recalque em cima do gremio, vai ser difícil ganhar o gauchão com este individua no apito!!!!

MatheusTricolor disse...

SeuAlgoz, não seria essa a hora de migrarmos pro Disqus? facilitaria a conversa em tempo real, e já resolveria o problema de comentários, não?

Anônimo disse...

Não consigo definir um protagonista. Foi o título do conjunto. E vejo isso como ponto positivo, pois demonstra que há um time, futuro promissor ...

HERALDO disse...

Estou meio que preocupado(KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK) com a moBilização macaca,de domingo para cá vi 3 viventes com suas camisas, 1° agachado com as calças arriadas de quatro numa praça cumprindo promessa, 2ª dentro de uma churrasqueira r 3ª enrolada em um rodo limpando uma calçada.

Anônimo disse...

Pirata de voltaaaaa!
Melhora o meio e o ataque!
Acerta bolzan!

Greeeeeeemiiiiiooooooo

ciro disse...

DOUGLAS, certamente. O maestro foi quem deu vida ao time. sem eles ficamos comuns!!!

Wilson disse...

Geromel e Kannemann fecharam a casinha.
Pra mim são os maiores destaques.

Vinícius disse...

Marcelo Grohe, pela sua história no clube.

Anônimo disse...

Gol do Miller, defesas nas penalidades do Ghroe, gol do Ramirinho e Pedro contra o Palmeiras, Cebolinha fulminando no Palestra, Luan e Doga contra o Cruzeiro. Em todos esses vibrei muito, mas muito mesmo!
O que me fez chorar foi o corte estonteante do Pedro Rocha no 1º gol contra o Atlético. Nesse momento presenti nossa possibilidade real de Penta.
Voto no Pedro, com certeza!

Abraços

Diego Bressan

Anônimo disse...

Dizem que o Gremio esta ate pensando em pedir a CBF para jogar a Serie B em 2017.
Vejam as manchetes desses jornaleiros idiotas do RS:
- Aumentaram em milhares o numero de socios cocos.
- Contratada a melhor comissao tecnica do planeta.
- O garnize da fala fina declara seu amor incondicional ao clubeco rosado.
- Os cocos voltarao muito mais fortes em 2018 (so faltou combinar com os russos..)
Eh de cair os butia do bolso...

Ancião Imortal disse...

Drone que sobrevoou Beira-Rio é apreendido pela Polícia Civil
Objeto foi encontrado no município de Arvorezinha.

DE CERTO A POLÍCIA GAÚCHA VAI PRENDER O CIDADÃO POR "TOCAR FLAUTA EM COLORADOS". AFINAL ISSO É CRIME INAFIANÇÁVEL NO RS.

Leonardo Javiel disse...

Difícil pergunta. São realmente muitas opções, todos com méritos para serem declarados protagonistas do título...

Até por isso, acredito que, desta vez, mais do que nas outras, foi um conjunto. O meu protagonista foi O GRÊMIO!!!

E incluo aí titulares e reservas. A todos o meu MUITO OBRIGADO!!!

Ah, e não poderia deixar de agradecer ao Anderson. Esse menino sabe fazer um gremista feliz...

Saudações Imortais Tricolores!

Cruyff disse...

Já podemos voltar com aquela cornetinha leve?? Porra Renight quer mais grana?? Porra... Talvez seja a segunda vez q ele vaze por causa de dinheiro...

Kurain disse...

Pancinha e Geromito.

Marcos Agostini disse...

Douglas ou Kannemman.
Fica difícil decidir entre esses dois.

Anônimo disse...

KANEMANN!!!!!!!!!!!!! Se impôe pelo exemplo. Raça Pura. Excelente Tempo de Bola e leitura da jogada.

Impzone disse...

Renato. Danem-se as regras

Unknown disse...

Pra mim o protagonista foi o doga10 que eu muito persegui.
Que no mineirão contra o cruzeiro fez uma das partidas mais lindas de um camisa 10 pelo Grêmio.