28 de agosto de 2016

Alcindo, o Bugre Chucro



Ficha

Nome: Alcindo Martha de Freitas
Nascimento: 31/03/1945, Sapucaia do Sul (RS)
Período no clube: 1964 a 1971 e 1977 e 1978
Posição: Centroavante (com "C" maiúsculo, marcou 264 gols vestindo a tricolor)
Data da Homenagem: 21/09/1996
_____

Lev Yashin, o lendário e quase imbatível goleiro russo, conhecido como Aranha Negra pela altura e tamanho de seus braços, levantou-se atordoado e sacudiu a poeira. Que diabos estava acontecendo? A seleção da União Soviética, que naquele tempo juntava todos os países comunistas da Cortina de Ferro, vinha de várias e consistentes vitórias. Ele estava invicto há muitos jogos. Naquele dia era a segunda vez que buscava a bola nos fundos da rede, mandada que fora para lá, sem perdão, sem pena, sem a menor benevolência por Alcindo. Alcindo Martha de Freitas, o Bugre Chucro! Ele sabia que, assim como era lendário, estava diante de outra lenda.
___

Carlos Gainete jamais chegou perto de ser uma lenda. Sofreu o Gainete. GRE-nal após GRE-nal trocava cusparadas e tabefes longe do juiz e das tvs, que naquela época bisbilhotavam muito menos que hoje com Alcindo. Alcindo Martha de Freitas, o Bugre Chucro! E, invariavelmente, tinha que limpar a poeira e buscar a bola no fundo das redes, mandada que era para lá, sem perdão, sem pena, sem o menor sinal de remorso, por Alcindo.
___

Multicampeão pelo Grêmio, segundo maior goleador gremista na história dos GRE-nais (12 gols) atrás apenas de Luiz Carvalho, é o maior goleador da história do Imortal com 264 gols.
___

Um dia perguntaram para Pelé quem ele queria como companheiro no Santos. E, a pedido do Rei lá se foi Alcindo para fazer sucesso e história no Santos, depois no México. Anos depois, precisando retomar a hegemonia do Gauchão, foi trazido de volta para Porto Alegre. E o Imortal teve ao mesmo tempo Alcindo e André Catimba como centroavantes. Nunca um time teve ao mesmo tempo dois centroavantes desta qualidade. Os dois merecidamente estão na Calçada da Fama.
___

Uma das formações das quais Alcindo participou, o Grêmio de 1968.


___

Para se ter idéia da dimensão do Bugre, é preciso saber que Alcindo foi um dos expoentes daquele que muitos consideram o maior time do Grêmio de todos os tempos: Alberto (Arlindo), Altemir, Airton, Áureo e Ortunho; Cléo e Sérgio Lopes; Babá, Joãozinho, Alcindo e Volmir (Vieira). Um time espetacular que era invariavelmente garfado nas copas do Brasil (principal e único campeonato de expressão nacional da época). Fosse hoje, faria história mundial.
___

Muito obrigado, Alcindo Martha de Freitas.