Prólogo
Primeiro de tudo: só no Brasil para uma copa de âmbito nacional ser jogada num potreiro como o que o Grêmio jogou hoje. Olhando bem, talvez se achasse ovelhas e cabras pastando no quintal.
Segundo de tudo: Até numa fase inicial já se ve "preocupação" com o Imortal. O critério do elemento que apitou para dar cartões foi bem estranho. Foi estranho sim. Fica o registro para a posteridade.
Isto dito, vamos ao que interessa.
Meio
O time jogou bem nos primeiros 20 minutos do segundo tempo. Controlou totalmente o adversário. Não deixou os caras saírem do seu campo. Enfim, fez aquilo que se espera que o Grêmio faça sempre.
Faltou um centro-avante para matar o jogo. William consegue a proeza de, em 4 jogos, ter dado uma cabeçada (o gol que fez domingo) e só. Nem atrasar para o goleiro adversário ele consegue.
Depois o time recuou e deixou de liquidar a fatura hoje.
O que foi bom? A pegada. Acho que foi o primeiro jogo do ano em que apareceu a alma castelhana do time. Os atacantes ajudaram a marcar a saída. E o meio campo e defesa foi firme.
Vitor: Olhou o jogo e, quando exigido, garantiu a vitória. Portanto, atuação normal.
Edilson: Regular. Às vezes deixava uma estrada atrás.
Mário Fernandes: Muito bom.
Rodrigo: Tirando uma atrasada enforcada para o Vitor, no mais foi firme e, mais importante, desponta como um líder dentro do campo.
Fábio Santos: Mal no apoio. Como quase sempre.
Ferdinando: Discreto e seguro.
Adilson: Erros de passe no primeiro tempo com grande melhora no segundo. Está voltando a ser o Adilson do ano passado.
Maylson: Este não sai mais. Aliás, se não se machucar.
Douglas: Alterna grandes passes com jogadas bisonhas. Às vezes parece estar com um I-pod ouvindo sertanejo universitário.
Jonas: Participativo. Errou um gol feito. Fez outro mais difícil. Correu. Armou. Marcou. Muito bem.
William: Esforçado e brigador. Acho que está no esporte errado.
Fernando: Entrou muito mal. Foi ridículo em todos os lances. Mas todos tem um mau dia de quando em vez.
Mithyuê: Jogou pouco tempo.
William Magrão: Está visivelmente sem rítmo.
Silas: Se mandou recuar errou. A seu favor o fato do Maylson ter saído por contusão.
Renato Cardoso da Conceição (meretríssimo): Pensa que cartão amarelo deve ser dado só contra o melhor time. E pênalti também. Por conta disto deu 8 amarelos para o Grêmio (2 ou 3 merecidos) e não deu um pênalti claríssimo.
Fim
Enquanto isto, pega fogo o ambiente nos bastidores do clube. A demissão do responsável pela categoria de base ainda vai dar muita discussão. Esperamos que não atrapalhe o time.
_____
Veja os lances do jogo
_____
Veja os lances do jogo