5 de maio de 2011

A cara do Grêmio não tem creme de beleza


O Muro das Lamentações mudou de lugar. Veio parar em Porto Alegre. Estou desde ontem lendo os comentários e posts e o clima de terra arrasada é o maior dos últimos 10 anos, talvez.
É normal que seja assim. O craque de uma vitória vira o perna de pau na primeira derrota. Torcedor é passional e blá blá blá.
É até bom que seja assim, desde que os responsáveis pela situação consigam separar o que interessa dos exageros.
O problema é que, no caso do Grêmio, os responsáveis pela situação são o maior dos problemas.
Comecemos pelo Odone, o presidente. Ele está agindo como um neófito. Nem parece que já é macaco velho na direção do Grêmio. Ele tem feito tanta bobagem e dito outras tantas que não vai faltar, daqui a pouco, gente com saudade do Obino. Não fosse isto o bastante, tem se mostrado um vaidoso de primeira. Parece que a única preocupação dele é se nivelar ao Renato em idolatria da torcida. Pobre coitado.
Vicente Martins dá mais a impressão de ser mandado pelo Odone do que um efetivo responsável pelo futebol. Não parece ter a liderança necessária para atuar num vestiário.
E Renato... Bem, o Renato já não sei se está fazendo algumas bobagens como resposta às sacanagens e provocações do Odone ou se venceu seu prazo de validade. Qualquer uma das hipóteses não é boa.
O duro é que Odone tem prazo mínimo para sair. Só no final de 2012, com sorte. Com isto, talvez o melhor seria a saída do Renato, já que os dois não se bicam. Eu gostaria que o Renato continuasse, mas parece que a coisa está ficando insustentável.
O diabo é que as alternativas seriam o Roth (toc, toc, toc) e Pelaipe (que desgraça pouca é bobagem).
Então estamos sim quase que num beco sem saída.
Ganhando o campeonato gaúcho, altíssima probabilidade na minha opinião, talvez as coisas se ajeitem um pouco. Mas por quanto tempo?
Não vou ficar repetindo as bobagens da diretoria, que todo mundo já está cansado de saber. Aliás, Odone teve muito mais sorte que juízo no caso do dentuço pilantra. Tivesse contratado o elemento e estaria ainda com um mico de 4 anos e milhões de reais na mão. Seria pior que o caso ISL.
Mas nesta situação, a única solução, e a mais sensata é deixar de chorar as pitangas do passado e olhar para o futuro.
E este futuro tem que ter um time com a cara do Grêmio. Cara do Grêmio todo mundo sabe como é: jogo duro e preferencialmente feio, muita luta e garra e sem jamais desistir.
Um time assim se consegue com planejamento e escolhas acertadas. Se faz, como disse o Snel, olhando o que foi feito de certo no passado e acreditar no que for proposto. E parece que isto não está acontecendo, infelizmente.
As possíveis contratações que estão pipocando na imprensa não entusiasmam. Jogadores já de idade com passado de ciganos em times de menor expressão da Argentina não vão resolver nada.
Precisamos de jogadores, acima de tudo vencedores. Se for craque, maravilhoso, mas a preferência é que tenha espírito e alma vencedora. Jogador que não goste de perder treino e que entre de carrinho na própria mãe se for necessário para salvar um gol ou por a bola para dentro.
A direção e o Renato tem que saber procurar este perfil.
Se olharmos as posições, precisamos de laterais (no plural) e atacantes. André Lima tem a cara do Grêmio, mas é o único.
Talvez um zagueiro, mas poderiam e deveriam investir no Mário, no Saimon e no Neuton. Tem um guri de 18 anos nos juniores (Gerson) do qual falam maravilhas.
Escudero deve receber pelo menos a oportunidade de jogar 3 ou 4 partidas como titular para se saber seu real potencial, ou ser mandado embora para ser feliz noutro lugar.
Maylson Mithyuê poderiam ser reabilitados para pelo menos serem usados como alternativas. Pessali deve ser promovido.
A preparação física deve ser olhada com carinho. As causas desta avalanche de lesões têm que ser descobertas.
E dispensas devem ser feitas. Os nomes todos sabem. Não tem porque depreciá-los aqui.
E isto deve iniciar ontem. Não interessa que tenhamos dois GRE-nadas para decidir o título. A reformulação é mais importante do que ganhar mais um regionalzinho. Uma semana pode fazer diferença para contratar jogadores disponíveis.
Mas tudo isto só vai ocorrer, se os responsáveis sentarem frente a frente como gremistas e resolvam suas diferenças como homens.
Senão, vamos continuar a ver o time sem alma e sem garra, como infelizmente vimos ontem.


PS - Felipão, o único que poderia ser aceito no lugar do Renato, levou 6 x 0 hoje do Coritiba. Do Coritiba. Que fase!
____

Bob Esponja está sumido. Será que perdeu a lanterninha e por isto não consegue achar o final do túnel?