22 de maio de 2011

Um ataque e um pai de santo

O campeonato iniciou sem surpresas. O Flamengo ganhou dos reservas do Avai, o Vasco virou em cima do Ceará, o Atlético MG derrotou o Atlético Petralha e o grupo (queeee grupo!) conseguiu um empate heróico com os reservas dos reservas do Santos.

O domingo, ao contrário, apresentou novidades. Neuton começou na lateral e Saimon na zaga. Outra novidade muito boa foi a firmeza da defesa do Grêmio, não dando chance nenhuma para o ataque do Corinthians. Já do meio para a frente não acontecia nada. O ataque estava sem força. Mas quem disse que para o Imortal a vida é fácil? Rodolfo fazia sua melhor atuação desde que chegou mas numa jogada forte, torceu o tornozelo e teve que sair. Lesão que pareceu grave pelo sofrimento do jogador. Renato teve, então, que mexer em 3 posições. Neuton passou para a zaga. Lúcio foi para a lateral. Escudero entrou no meio de campo.

O segundo tempo iniciou igual: truncado e sem jogadas de ataque. O Grêmio estava um pouco mais apático, talvez reflexo da lesão de Rodolfo. As 12 minutos, pênalti claro em Leandro. Douglas marcou o que parecia improvável, um gol. Aos 20 minutos o juiz deu um pênalti mandrake em Liedson. Victor quase pegou mas foi o empate. Aos 27 minutos bobeira da defesa e levamos mais uma virada. E de novo jogando melhor. Mas mais uma vez sem ataque.

Renato, ao perder André Lima e Jonas ficou sem pai nem mãe para montar o ataque. Viçosa e Leandro são promessas e precisarão de tempo para darem a resposta necessária. Acrescente-se a isto a total incompetência nas cobranças de faltas e escanteios. Estas que já foram as jogadas mortais do time, são desaproveitadas completamente há mais de 3 meses. Jogada aérea também não existe. Fica-se na dependência de alguma individualidade isolada. Tudo somado ao azar que já dura alguns anos, mostra que vai ser preciso muita luta. E a ajuda de um pai de santo.
_____

Como jogaram

Victor: Não teve nenhum trabalho no primeiro tempo. Muito bem quando exigido no segundo tempo. Sem culpa nos gols.
Mario Fernandes: Bem na defesa. Mal no ataque.
Saimon: Muito bem.
Rodolfo: Fazia sua melhor partida até sair lesionado.
Neuton: Bem na lateral mas um pouco afoito cedendo alguns lateriais desnecessários. Muito bem na zaga. Salvou um gol no risco da meta.
Rochemback: Errou passes e não repetiu atuações anteriores.
Adilson: Muito bem no primeiro tempo. Apagado no segundo.
Douglas: Um primeiro tempo irreconhecível. Melhorou só um pouquinho no segundo.
Lucio: Razoável no meio de campo. Como lateral deu chance para o juiz marcar um pênalti ao dar um toquinho no jogador do Corinthians.
Leandro: Bem, foi caçado pelos zagueiros do Corinthians. Cavou um pênalti.
Junior Viçosa: Quase fez um golaço no primeiro tempo. No resto do tempo apagado.
......

Escudero (Rodolfo): Boa participação.
Lins (Viçosa): Alguém viu?
William Magrão (Adilson): Sem tempo.

Renato: Deve treinar mais jogadas ensaiadas. Mas deve também receber reforços com urgência.

Nielson Nogueira Dias: Entre considerá-lo ladrão ou muito ruim, dou o benefício da dúvida. É ruim este pernambucano.