16 de dezembro de 2011

Com a leitura, os entendidos!



Ah, os conhecedores! Tenho debatido com eles por vezes. Digo que o Grêmio gasta demais com futebol. Retrucam que não, que o futebol mudou, que, se não pagar o que se paga, não consegue montar time. Que este é o mercado atual, que é pagar ou largar. Que... que... que...

Não me rendo. Faço contas e mostro o absurdo de um orçamento roçando os R$ 5 milhões, vis a vis com os resultados obtidos. Também eles não se rendem. Como derradeiro e principal argumento, brandem uma sentença condenatória: afirmam que eu não sei como o mundo do futebol funciona.

O mundo gira e mostra a sua cara. Leio reportagem no globo.com (vejam aqui). Tema da matéria: o Grêmio não consegue se livrar de alguns jogadores. Por que? Por causa dos seus altos salários. Nenhum clube está disposto a assumir a despesa com alguns dos nossos jogadores. Por que? Porque pagamos mais do que os grandes clubes pagam, para jogadores de mesmo nível.

Então, concluo: eu e a maioria dos grandes clubes do Brasil não sabemos como o mercado do futebol funciona. Não entendemos que é preciso abrir os cofres para montar um time. Sou de um tempo em que, financeiramente, 1 mais 1 era 2. E, até que alguém me prove o contrário, continuará sendo. Sim, fazer futebol é diferente de fazer automóveis, ou casas ou televisores. Mas, em qualquer atividade, quem gasta mais do que pode ou deve acaba em dificuldades.

Na próxima vez que este papo entrar em pauta, vou dar o link para a matéria do globo.com e deixá-los lendo sozinhos.