31 de maio de 2012

De camarote

Reflexão avulsa nada a ver

"Bandido é bandido, polícia é polícia, como a água e o azeite, não se misturam", teria dito o assaltante Lúcio Flávio, em uma prisão de Belo Horizonte, pouco antes de morrer assassinado. A frase buscava recriminar policiais que usavam a função para colocar o mundo do crime a seu serviço. Hoje, do nada, lembrei desta frase. Ela desencadeou pensamentos do tipo: "bagaceira é bagaceira"; "vigarista é vigarista"; "marginal é marginal". Só que estes, não raro, misturam-se como água e sal, fundem-se como metais. Essa conjugação dá origem a seres de índole doentia, a estropiados morais.
_____

Odeio dizer isso

Mas... Nós já sabíamos. Não foi por outra razão que, desde o primeiro milésimo de segundo, nos posicionamos contra a contratação do inominável pelo Grêmio. Não é de hoje que vimos estarmos certos. Não era uma aposta. Era uma certeza. Que o diabo o carregue.
_____

Um bocadinho de Lupcínio

"... há de rolar como as pedras,
que rolam na estrada,
sem ter nunca um cantinho de seu
pra poder descansar".

Paixão é sim O Cara


Ninguém festeja gol dos outros tão bem quanto o Impedidão
Ou isto é felicidade por estar longe de casa?

Longos períodos sem futebol do Grêmio são um marasmo danado. Ainda nas férias tem as especulações, quase sempre fantasiosas, sobre as novas contratações. Mas estas intertemporadas, pelo próprio nome já se pode ver, são uma porcaria. Tem que ter criatividade para manter o blog ativo.
Sem futebol de verdade, liguei a tv no amistoso da seleção e fiquei brincando no twitter. Aliás, se você aí não segue o @seuAlgoz não sabe o que está perdendo. Alguns menos exigentes podem seguir o @Real_Gaguinho.
Pois do jogo do time do Mano sobraram alguns twitters:

‏@seuAlgoz  Damião valorizou mais 5 milhões de euro. Ninguém perde um gol com tanta categoria como este que ele perdeu.
@seuAlgoz @BlogdoMosquetei O que o ozônio tem a ver com a mulher do Damião? Vai querer dizer que ela também existe por causa do aquecimento global?
@seuAlgoz Damião cada vez mais visível. Está sempre na turma do abraço do goleador.
@seuAlgoz Se o Galvão, o Lulla e o Wianey ficarem sem voz, o Brasil será um país em que vai valer a pena viver.
@seuAlgoz Piores coisas do mundo: twitter do Mosq, narração do Galvão, cebola, cerveja quente, boi doente e a mulher ... do Damião.
@seuAlgoz Amanhã os i$entos barato$ vão dizer q Damião é o maior quase goleador de toda história da seleção. E que valorizou mais 5 milhões por isto.
_____

Muita especulação e bobagem sobre a preparação física do Grêmio. Alguns bobos chamando o Paixão de ultrapassado. A estatística que o Fagner postou lá no Grêmio Libertador é mais cristalina e elucidativa do que qualquer outra coisa que se possa mostrar. Mas vou lembrar só uma história contada pelo Cacalo.
Em um dos títulos do Grêmio do Felipão,  Paixão, propositalmente, acelerou a preparação física para o time estar no auge e acima dos outros nas finais. Depois o preço foi pago com algumas lesões musculares. Mas o título estava no armário. Este Grêmio de hoje também só joga e tem chance de ser campeão, se estiver "na ponta dos cascos". O time está sim voando. E o preço até está barato já que a maioria das contusões nem são musculares. Para as próximas fases estarão todos à disposição.
Então, um pouco de respeito com quem já mostrou ser competente seria o mínimo a se exigir da torcida. Sem contar que o papel que o Paixão faz de mobilização do vestiário é reconhecido por todos. Ou vocês querem que ele vá acabar comendo pó nas obras do remendão?
_____

Por falar em remendão, finalmente acabou bem a novela do Oscarito. O sequestrador de menininhos pagou 5 milhões de euros por 50 % do rapaz. Com a crise européia, provavelmente não vai recuperar este dinheiro tão cedo. Aliás, com as grandes atuações do Impedidão na seleção, eles terão sorte se o Atlético Ibirama o quiser de volta sem ônus. Com isto vai ser difícil fazer caixa para cobrir os rombos do ano.

29 de maio de 2012

Queremos a Copa

Recebemos vídeo sobre o Grêmio na Copa do Brasil, de Marcos Agostini. Curtam.


28 de maio de 2012

O Canto do Cisne [14]


Estatísticas acumuladas do Olímpico Monumental em 2012


Jogos = 14
Vitórias = 12
Empates = 1
Derrotas = 1

Público Pagante = 193.103 pessoas
Público Total = 243.050 pessoas
Renda = R$ 3.919.563,25
____
Gols: 35

Goleadores:

5 gols: Marcelo Moreno, André Lima
4 gols: Leo Gago, Bertoglio
3 gols: Kleber, Naldo, Werley, Miralles.
2 gols: Fernando.
1 gol: Marquinhos, Souza, Douglas Grolli

27 de maio de 2012

A amostra não assusta


Grêmio 1 x 0 Palmeiras

Pré-jogo

Os posts sobre os morangos amargos e seus i$entos barato$ abaixo deram trabalho. Vocês não imaginam o tamanho do lixo que entrou na caixa de spam do blog. Até fui ler para me divertir. Estavam lá o "campeão de tudo", o "inter imortal" (opa!, plágio de novo), o "sempre cocôlorado" e mais umas duas dúzias de recalcados ignorantes.
Eles não aprendem nunca que futebol é esporte e que há coisas mais importantes na vida do que entrar nos blogs dos adversários para ler, concordar, sofrer por concordar e, como consequência, dizer todos os desaforos que aprenderam em casa com o paipai.

Mas deixa quieto. Alguns perguntam por que Peixe chamado Lasier? Por duas razões. a primeira é que me lembrei do filme Um peixe chamado Wanda, totalmente ridículo. A outra é porque me lembrei do Romário. O Lasier é peixe do Bla-bla-lho e do Gigio Unhas de Cristal. Este fato deve render uns 3 litros de Old Eight no final do mês.

_____

Primeiro tempo: 0 x 0

Felipão não é Gabiru, mas mesmo que fosse seria ovacionado no Olímpico. Gremista não renega seus ídolos. Até porque para ser ídolo do Imortal Tricolor deve ser grande. Este reconhecimento não é para qualquer um.
Léo Gago pensou que era zagueiro e isolou um pênalti aos 23 minutos. Se o Grêmio errar um pênalti por jogo pode ter problemas neste campeonato.
Mas fora isto o jogo, no primeiro tempo, foi um passeio. Não um passeio na Disney ou nos Champs-Élysées. Um passeio na Redenção. Nada muito excitante.
Além do pênalti o Grêmio teve mais um problema. Miralles saiu com lesão muscular. Mais um. Será que chegaremos ao fim do brasileirão com 11 para por em campo?
No mais o jogo foi pegado e como se fosse de copa. Verdadeira prévia da semifinal da Copa do Brasil.

Segundo tempo: 1 x 0

O segundo tempo começou um pouco pior do que o primeiro. O Palmeiras não assustava. E o Grêmio também não. O jogo estava burocrático. Nada aconteceu até os 18 minutos. Aí, o Pofexô tirou o Marco Antônio, muito apagado, o mandou para o jogo o Rondinelly. Marco Antônio, aliás, teve todas as chances mas não pode ser mais do que um reserva.
O jogo estava truncado, encrencado, até que aos 27 minutos uma falta na intermediária foi alçada para a área por Fernando e André Lima executou o goleiro do Palmeira. Gol sofrido em jogo sofrido.
Aos 32 minutos Souza errou um gol que o Damião, o Odone, o Pelaipe e tu, perebão, não errariam. Sozinho na frente do goleiro mandou para fora. Se ele errar um gol destes no dia 13 vai ser linchado.
Aos 41 minutos Naldo fez o inacreditável: driblou um atacante e deu um passe certo.
O Palmeiras teve uma única chance o jogo todo. E foi uma meia chance com boa defesa de Victor.

Moral da história: não vai ser fácil mas este time do Palmeiras não assusta. Foi bem controlado no ataque e, embora bem postado na defesa, tem furos.
Se o Palmeiras é isto, Felipão vai ter trabalho. O Palmeiras não conseguiu uma única chance de gol. Quem também vai ter trabalho é o babaca do Zini Pires. Como é que ele vai fazer para escrever amanhã que o Grêmio está quase rebaixado?
______

Números do Olímpico:

Público Pagante: 18. 277
Público Total: 22.610
Renda: R$ 386.014,00
_____

Como jogaram:

Victor: Teve uma bola perigosa quando fez bela defesa.
Gabriel: O de sempre. É só saber que é titular para não jogar nada.
Gilberto Silva: Muito firme. Bela atuação.
Naldo: Fez uma cagada que quase resultou em gol.
Pará: Está crescendo a cada jogo.
Fernando: Bela atuação.
Souza: Bem.
Léo Gago: Não repetiu a atuação de quinta. Isolou um pênalti no travessão.
Marco Antônio: Muito mal.
Miralles: Bem até sair machucado.
Marcelo Moreno: Esforçado, não teve maiores chances.
.....
André Lima (Miralles): Fez o gol. Não precisa mais nada.

Rondinelly (Marco Antônio): É um guri abusado. Mudou o jogo. Prenuncia como grande achado. Quem sabe o Pofexô põe ele de titular?
Vilson (Marcelo Moreno): Belo legado do Renato para o grupo. Muito útil.
Pofexô: Lugar comum: tem o grupo na mão.
_____

Marcelo de Lima Henrique: Errou algumas no primeiro tempo. No segundo tempo foi muito bem.

Manual de instruções para ver Grêmio x Palmeiras

Tu aí, Felipão! Não vem que não tem!

O Grêmio joga hoje contra o Palmeiras, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Para entender o jogo importa saber, antes de mais nada, que Palmeiras é este. Tenha ciência de que, no fraco Campeonato Paulista, o Palmeiras acabou a primeira fase em 5 lugar (3 pontos atrás do Santos), com 10 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Teve o terceiro ataque mais produtivo da fase classificatória do Paulistão (37 gols), atrás de Santos (46) e São Paulo (42). Caiu nas quartas de final para o Guarani (2x3), o qual foi vice-campeão paulista. Saiba também, que o Palmeiras ganhou (2x1) do Santos com Neymar, Ganso & Cia em campo.

Então, vá ao Monumental consciente de que o nosso adversário não tem a categoria de um Once Caldas, de um The Strongest e muito menos de um Juan Aurich, grandes expressões do futebol mundial.
_____

Olhos em 3 coisas

O que é importante observar no nosso time durante a partida, jogando contra esse Palmeiras e que nos dirá o que podemos almejar no Brasileiro:
  1. se o nosso sistema defensivo terá proteção antes de ser atacado e imposição quando exposto;
  2. se o meio de campo saberá guardar o setor defensivo e articular jogadas de ataque; e
  3. se a peça ofensiva terá abastecimento e criatividade para fustigar a defesa palmeirense.
_____

O que não esquecer
  1. O Grêmio vai a campo com 5 defecções: Werley, Edilson, Julio Cesar, Bertoglio e Kleber. Isso sem contar Zé Roberto e Fábio Aurélio;
  2. Felipão é nosso ídolo, todos sabendo. Vai ser saudado quando entrar em campo. Mas, mesuras em demasia e festa não combinam com vitória. Quando a bola rolar, por 90 minutos, ele vira o pior dos adversários;
  3. Se levar vaia ganhasse jogo, o Flamengo seria multicampeão;
  4. Ficar no sofá de casa tomando chimarrão ou cerveja e soltando a corneta pelo twitter é confortável, mas ir a campo e VIVER o campeonato é muito melhor;
  5. Incentive o time o tempo todo. Lembre-se: é o último ano do Olímpico Monumental. Vamos ajudar o time a fazer uma despedida mais do que digna para o Velho Casarão;
  6. Segundo a "crônica especializada", corremos sério risco de rebaixamento. Não vamos deixar para apoiar o time no desespero das últimas 36 rodadas.
_____

Ir ou não ir?

Vá. Motivos não faltam para estar no Olímpico. Encontre aos seus e compareça. Mas, antes leia também, o post do seu Algoz, logo abaixo, falando de piscicultura aplicada ao futebol.

Um peixe chamado Lasier


O Arigatô já falou quase tudo no post logo abaixo, mas valem ainda mais duas palavrinhas sobre o pedido de interdição do aterro antes do jogo de hoje.
Um profissional, na acepção do termo, deixa o filho doente em casa, tira a conta vencida e não paga da cabeça e mergulha fundo para fazer o melhor no seu trabalho. Um profissional da informação, ainda tem de deixar as paixões no cofre para ganhar e manter a credibilidade. Um profissional da informação sem credibilidade é o mesmo que a fada Sininho. Só existe na imaginação.
O futebol gaúcho está mostrando que maus profissionais tomaram de assalto postos importantes na imprensa gaúcha. A preocupação com a credibilidade, que deveria ser o principal, se não único cuidado e objetivo de um jornalista, simplesmente foi abandonada em nome de defesa de interesses excusos e ilegítimos de um clube.
Rola na internet a gravação do início da entrevista do Lasier Martins com um dos promotores que tratam do assunto do remendão em obras. A pergunta inicial deste dublê de apresentador e torcedor recalcado foi um insulto. Insulto ao promotor e, principalmente, insulto aos poucos que ainda conseguem ouví-lo. Foi uma aula de não jornalismo. Aula de despudor. Aula de falta de vergonha na cara. Aula de desvio de caracter. Aula de subserviência a interesses mesquinhos. Aula de cinismo. E, principalmente, aula de burrice explícita. Como um elemento destes consegue se manter empregado é matéria para estudo de psicólogos. Ou, talvez, para investigação da polícia.
 _____

A reforma do aterro poderá significar uma importante mudança na forma de construção, pelo menos no Rio Grande do Sul. Hoje, em todo o mundo, uma edificação deve estar totalmente pronta. Instalações elétricas, hidráulicas, de incêndio, sinalizadores de saídas, elevadores, portarias, tudo deve estar pronto em perfeito funcionamento. Nesta hora, o construtor chama os bombeiros e fiscais avaliam tudo. Sai então o habite-se, que permite a entrada de moradores e usuários. Esta é a lei vigente. Ou era.
A partir de agora, em Porto Alegre pelo menos, as construtoras podem adotar um novo procedimento que vai lhes garantir mais rentabilidade.
O procedimento é simples. Tome um prédio de 20 pavimentos por exemplo. Termina-se o primeiro andar, se dá uma garibada no acesso e permite-se a entrada de moradores neste andar enquanto segue a obra no segundo pavimento. Este pronto, permite-se a entrada dos moradores e usuários e vai-se para o seguinte.
Não pode? Ué? Por que pode isto em determinado estádio?

26 de maio de 2012

Fumaça e difamação

Há momentos em que ordinários afundam-se na indignidade com uma intensidade surpreendente. Passam a conjecturar sobre o indiscutível, mascarar o óbvio, tergiversar sobre assuntos sérios, sem se importar com a demonstração pública de irresponsabilidade.

Já reproduzimos aqui no blog o artigo 23 do Estatuto do Torcedor (Lei 10.671), que diz: "a entidade responsável pela organização da competição apresentará ao Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal, previamente à sua realização, os laudos técnicos expedidos pelos órgãos e autoridades competentes pela vistoria das condições de segurança dos estádios a serem utilizados na competição".

Ressalto: "...apresentará ao Ministério Público dos Estados..." Atentem para isso: o MP é o órgão sobre quem recairá a responsabilidade de eventuais ocorrências, se for omisso em sua função fiscalizadora.

Assim, os promotores Norberto Cláudio Pâncaro Avena e Fábio Roque Sbardellotto, cumprem as suas funções, ao questionarem a precariedade do Beira-Rio. Pedem (e muito bem fundamentam o seu pedido) a interrupção do uso de um canteiro de obras como local de aglomeração de pessoas. Como reação, porta vozes do aterro travestidos de jornalistas e entendidos de leis serviram à opinião pública um cardápio de rodeios, montaram um palco de conjecturas, cujos recursos principais são a cortina de fumaça e a difamação, inclusive de pessoas alheias aos fatos.

O Decreto 6.795, define os laudos a serem entregues:
1) de segurança;
2) de vistoria de engenharia;
3) de prevenção e combate de incêndio; e
4) de condições sanitárias e de higiene.

Como profissionais (sic) da informação, certos jornalistas deveriam ater-se à realidade fática. Esta é simples: o Sport Clube Internacional não apresenta às autoridades constituídas os laudos previstos na lei. Esta (a lei) não prevê laudos provisórios semanais, não contempla a possibilidade de opiniões pessoais de comandantes, coronéis ou cabos de esquadra substituírem os documentos técnicos. Também não faculta a quereres de nandos, lasiers ou joaquins o dom de curar irregularidades.

A lei é clara e a a solução para o clube do aterro é simples: apresentados os laudos previstos na lei, ninguém poderá discutir o uso do estádio. Qualquer discussão fora deste eixo é desvio do foco do problema, é irresponsabilidade, é atropelo à ordem jurídica.

Aqui, cabe lembrar uma frase de Thomas Jefferson: "Se os homens são puros, as leis são desnecessárias; se os homens são corruptos, as leis são inúteis." E não venham aqui dizer que Thomas Jefferson é torcedor ou conselheiro do Grêmio.

O Canto do Cisne [13]

Estatísticas acumuladas do Olímpico Monumental em 2012

Jogos = 13
Vitórias = 11
Empates = 1
Derrotas = 1

Público Pagante = 174.826 pessoas
Público Total = 220.440 pessoas
Renda = R$ 3.533.549,25
____

Gols: 34

Goleadores:

5 gols: Marcelo Moreno
4 gols: André Lima, Leo Gago, Bertoglio
3 gols: Kleber, Naldo, Werley, Miralles.
2 gols: , Fernando.
1 gol: Marquinhos, Souza, Douglas Grolli

25 de maio de 2012

Multidão e caliça não podem se misturar

Faz muito tempo que alertamos aqui no blog para o fato: o estádio do aterro está irregular, sem condições de abrigar jogos de futebol. Finalmente, o Ministério Público, após coleta de dados e análise detalhada de fatos pelos promotores Norberto Cláudio Pâncaro Avena e Fábio Roque Sbardellotto, reuniu evidências suficientes e peticionou o que dita o bom senso e o senso de responsabilidade pública: a paralisação do uso de um canteiro de obras como praça para prática do esporte das multidões.

De um tempo para cá, por razões nunca bem compreendida, uma certa agremiação rósea da cidade julga-se acima de tudo, inclusive da lei. Entende poder fazer o que bem entende, pelo simples querer fazer. Para isso, vem contando com a cumplicidade e mesmo apoio de autoridades. É possível que este período de licenciosidade esteja chegando ao fim. O possível da frase anterior puxa o assunto para a luz da cautela. Por um lado, temos a ação responsável e corajosa dos promotores. De outro, mesmo com o portentoso arrazoado, o juiz que analisou o pedido resolveu dar prazo para a "formação do contraditório". Certamente, se algum incidente lá ocorrer durante a realização de um jogo de futebol, ele lavará as mãos.

Este assunto pode não ser interessante para alguns, mas é importante por desnudar, uma vez mais, a forma como os interesses da referida agremiação são administrados em diversas esferas.

Esta era a "informação ocultada" referida pelo seu Algoz no post da manhã de ontem. Não divulgamos para não gerar interferência no curso das ações.
_____

A petição

Àqueles que desejarem entender o porquê do pedido feito pelos procuradores, recomendamos a leitura completa da petição, disponível para download neste link. É leitura instrutiva e esclarecedora.
_____

Palavras para uns e outros

Sempre que afirmávamos aqui a irregularidade do uso do aterro, restava-nos a tarefa de deletar inúmeros comentários ofensivos de morangos incrédulos com o que afirmávamos. Aí está, "amigos". Ao longo dos seus anos de existência, o blog tem mostrado possuir boas fontes de informações e capacidade investigativa. Podem continuar vindo aqui se informar, inclusive sobre as coisas do seu clube. A informação é grátis.

E, falando em investigação, somos forçados a registrar a falta de interesse pelo jornalismo verdadeiro por parte de dois conceituados profissionais (?) da praça. Alimentados (um há mais de um mês e o outro há mais de dez dias) com informações quentes sobre o fato que hoje é notícia em todos os canais, mostraram total inaptidão para a profissão que lhes põe o pão à mesa. Lamentável.
_____

Um pouco de Grêmio

De resto, seguimos na Copa. Com um pouco mais de disciplina tática (que já está boa) e muita transpiração, temos chance de levantar o Penta. E a torcida pode ajudar carregar o time nesta empreitada.

24 de maio de 2012

Enfim um jogo de Copa




Grêmio 2 x 0 Bahia
O palco do jogo

O Olímpico é um velho altivo. Um velho cheio de vida. Um John Wayne aos 70 anos. Forte. Enérgico. Saudável. O Olímpico pode receber mais de 40 mil torcedores com absoluta segurança. Se fosse uma mulher, o Olímpico seria a Irene Ravache. Uma Catherine Deneuve. Idade avançada mas conservando a beleza nos traços já gastos pelos anos e pelo uso. Conservando acima de tudo a dignidade.
O Olímpico não corre risco de ser interditado e nem merece interdição.
Este o estádio para mais uma batalha do Grêmio rumo ao lugar de onde jamais deveria ter saído. O topo. Os títulos. O Olímpico jamais colocará o Imortal nas páginas policiais.

Primeiro tempo: 1 x 0

Finalmente tivemos um jogo de copa. A eletricidade do ambiente e a escassez de twitters evidenciavam isto. E um jogo de copa bem jogado no início. O Grêmio controlando as ações mas cuidando para não sofrer nenhuma surpresa atrás. Miralles tratou de deixar as coisas mais tranquilas aos 12 minutos após mais uma das boas jogadas do Edilson. Edilson que saiu lesionado. Mais um. Saiu e entrou Gabriel. Que logo de cara errou a cobrança de um lateral. Mas depois se recuperou e não fez mais nada errado e algumas coisas boas como um presentaço para o Marcelo Moreno cabecear por cima.
Ninguém jogou mal no Grêmio. Além da reversão de lateral do Gabriel as únicas falhas foram um passe, mais um, errado do Naldo e uma saída, mais uma, esquisita do Victor. Miralles alternou boas e más jogadas. Pará, Fernando e Marcelo Moreno os destaques. Moreno um pouco fominha demais para o meu gosto.
Podia ter sido 2 ou 3 mas não foi.

Segundo tempo: 1 x 0

O segundo tempo começou igual. O Grêmio controlando e o Bahia inoperante. Aos 12 minutos Marcelo Moreno enterrou de vez o Bahia. Após boa jogada de Miralles. Até Gabriel corria. Aos 15 Naldo levou um toco, mais um, e o Bahia quase descontou.
Insuportável no jogo apenas quando focavam o técnico do Bahia. Como sempre, estava mais preocupado em fazer beicinho para as câmeras e possíveis tenistas da platéia do que com o jogo.
Aos 23 minutos Miralles fez uma grande jogada, deu para Moreno livre e correu para receber sozinho na marca do pênalti. Moreno fomeou e chutou para fora.
Leo Gago jogava como muitos dizem que jamais jogaria.
Rondinelly entrou e logo deixou deitado um zagueiro quase marcando com uma bomba de fora da área.
O Bahia tentou bagunçar o jogo e teve dois expulsos. Um terceiro jogador ainda tentou dar um pontapé no juiz no meio do bolo.

Um belo jogo. Um legítimo jogo de copa. Eu já tuitei ontem: este parece ser o ano da redenção dos copeiros. Terá que haver muito esforço e roubo para derrubar o Grêmio e o Boca.

O Grêmio foi o único classificado para as semifinais a enfrentar um time da primeira divisão nas quartas de final. E foi o único a ganhar os dois jogos: de ida e de volta. Claro que para os isentos e corneteiros isto não tem importância nenhuma. Favoritos são o São Paulo, o Palmeiras e até o Coritiba. Enquanto isto o Grêmio tem que cuidar para não cair para a segunda divisão.

Zé Roberto, Fábio Aurélio, Kleber, Werley não são propriamente pequenos desfalques ou razoáveis acréscimos. Entrando darão um corpo a este time que deixaria a Thaila Ayala com ciúmes. Tem ainda como perspectiva para o campeonato nacional a volta do Bertoglio, Julio Cesar e Marquinhos. Estes todos com a colaboração destes meninos que estão sendo contratados certamente formarão um grupo capaz de lutar pelo título e, mais ainda, de causar ódio aos invejosos pagos ou não para exercerem seu ódio.

Provavelmente o Imortal terá uma boa folga agora. I$entos baratos terão muito trabalho nos próximos dias. Será muito duro buscarem argumentos com um mínimo de lógica, mesmo que sem nenhuma credibilidade, para vociferar contra o Ministério Público. Ministério que, finalmente, merece os parabéns por estar fazendo o seu trabalho. Pena que não foi possível furar os trouxas. Mas isto é o menos importante.

_____

Os números do Olímpico

Tinha tanto torcedor que não deu tempo de contar o público e dinheiro a tempo de ser divulgado aqui. De parabéns esta torcida maravilhosa e única.
_____

Como jogaram


Victor: Uma saída esquisita no primeiro tempo. Sem trabalho nenhum.
Edilson: Muito bem até sair lesionado.
Gilberto Silva: Seguro atrás.
Naldo: Dá arrepio na torcida quando está sozinho com a bola dominada.
Pará: Muito bem.
Fernando: Precisa dizer?
Léo Gago: Muito bem. O melhor do time. Espetacular!
Souza: Discreto mas eficiente.
Marco Antônio: Ele não joga mal mas parece estar sempre numa zona morta do campo.
Marcelo Moreno: Está voltando a forma. Um gol de centro-avante. Um dos melhores.
Miralles: Com sequência de jogo pode render muito mais. Deu para ver isto hoje. Bela atuação.
.....
Gabriel (Edilson): O banco lhe fez um bem danado. Se tiver que jogar que repita o esforço de hoje.
Vilson (Souza): entrou bem. Se não se lesionar mais será muito útil.
Rondinelly (Marco Antonio): É um guri abusado. Vai ter sucesso no Grêmio
.....
Luxemburgo: Merece todos os elogios pelo trabalho que está fazendo no Grêmio.
-----
Arbitragem sem nenhum problema.

22 de maio de 2012

Terça-feira de espera

Corneta inaugural

Final de jogo domingo e um i$ento barato deu a classificação do campeonato brasileiro: (...), Grêmio décimo quinto, (...).
E emendou: "Grêmio fora da zona do rebaixamento nos critérios."
Eu fico impressionado com a pouca vergonha que assola neste país. Parece que ninguém mais tem pudor de dizer qualquer coisa que lhe venha a mente ou que lhe é pedido.
Na segunda, o Santana já falou em rebaixamento. Eu nunca sei se ele é louco, gagá ou sem-vergonha. Mas o certo é que todo o ano ele tem a mesma lenga lenga. Será que ele pensa que ajuda o time com esta palhaçada?
_____

Imprevidência?

Julio Cesar saiu por lesão e, 2 meses depois, decidem que é melhor operá-lo. Não sou médico, mas será que não teria sido melhor partir logo para a solução mais correta para a cura mais rápida? Estamos agora nas mãos de um lateral improvisado e de um guri da base que pareceu não estar pronto. Melhor seria ter ficado com o Colaço.
_____

Não é jogo jogado

Sem noção também a lenga lenga de que o Grêmio já está classificado para a semi-final da Copa do Brasil. O Bahia está longe de assustar, mas tentem entrar de salto alto para ver o que acontece. Ao contrário do Fortaleza, este jogo está longe de ser jogado. E, até por isto, acredito que o time vai jogar mais do que jogou naquela partida.
Faz bem o Pofexô em chamar a torcida para lotar o estádio. Este time precisa jogar com corda esticada e bafo da torcida para chegar onde queremos.
_____

Jabá mais do que merecido

Enquanto isto a agenda positiva do cocô-irmão continua fazendo o seu trabalho com louvor e mérito. Como dizem nos ImparSCIais, "até as rúculas de Viamão" sabem que o timinho não tem estádio para treinar. Melhor dizendo, não tem estádio para jogar. Fosse um país sério e o remendão estaria interditado para práticas desportivas. Mas não é e eles jogam lá. Por conta dos remendos tiveram de procurar um lugar qualquer para jogar. E acharam um potreiro.
Vocês pensam que os i$entos barato$ se dão por vencido? Então olhem a manchete da RBS:

"Celeiro de ases

Inter começa a usar CT de Alvorada para aproximar as categorias de base dos profissionais"

Muito apropriado, pois não? Solução precária para continuar treinando vira ação de aproximação com a base do "celeiro de ases" (sic).

20 de maio de 2012

Primeiros 3 pontos na lata de lixo

Vasco 2 x 1 Grêmio
O Grêmio vai a campo com algumas surpresas na escalação. Saimon, depois de longo tempo reaparece e o meio de campo tem Marquinhos e Vilson no lugar de Souza e Leo Gago. Um meio de campo pouco marcador para o meu gosto. Mas só vendo para saber o que vai acontecer.

Primeiro tempo: 1 x 1

O Grêmio começou com a postura ressaltada pelo Arigatô no post logo abaixo deste. Controlava o Vasco e nos primeiros 10 minutos teve 3 boas jogadas de ataque. O Vasco não incomodava. Marquinhos jogava bem enquanto a corneta rolava solta no twitter. Marco Antônio, como quase sempre, desaparecido. Miralles, se esforçava mas era muito individualista e André Lima não entrou em campo.
O jogo estava a favor do Tricolor quando Victor aceitou um chute de falta do meio do campo. A bola foi bem no canto mas era também bem defensável. Em 4 minutos Fernando deixou o placar mais justo fazendo mais um de fora da área.
Marquinhos saiu e entrou Rondinelly. E o garoto mostrou pelo menos personalidade durante o primeiro tempo.
Poderia ter sido uma vitória mas a falta de qualidade dos atacantes não deixou.

Segundo tempo: 0 x 1

O Vasco sentiu que não estava para bacalhau e voltou com dois titulares que estavam no banco. O jogo continuou bom para o Grêmio até que aos 15 minutos Miralles fez um gol legítimo que o careca anulou. Roberto Dinamite, provavelmente, é o único que sabe porque.
Aos 24 minutos, o irmão do Richarlison cabeceou sozinho e fez o segundo do Vasco. Não dá para dizer que era injusto porque futebol é bola na rede. Além disto, hoje em dia no Brasil, futebol é também 14 contra 11. O mesmo careca que roubou um gol legítimo do Grêmio não titubeou em validar um gol duvidoso do Vasco.
Aos 28 minutos Miralles perdeu um gol incrível. Logo depois Marcelo Moreno deu de presente um pênalti para o goleiro do Vasco.

Estamos cansados de lamentar jogos perdidos no detalhe ou no roubo do juiz. Hoje o careca roubou um gol mas isto não justifica a derrota. O Grêmio foi incompetente e nem gol de pênalti soube fazer. Jogou  melhor mas e daí? Jogar melhor não põe ponto na tabela. Isto se consegue com bola na rede. Este jogo teve também a volta de Victor e suas falhas em momentos importantes. Depois do 1 x 2 ele começou a defender bolas difíceis. Deveria ter defendido as fáceis que tomou.

Para encerrar.: o jogo mostrou que a Copa do Brasil é muito mais competitiva do que a Libertadores da América. Afinal, para perder o Grêmio teve de jogar com 8 reservas, ter gol roubado e pênalti errado.
_____

Como jogaram:

Victor: Falhou no gol do Vasco. Não saiu no segundo gol.
Edilson: Muito bem.
Saimon: Entrou sem embocadura e por conta disto levou um drible tosco no primeiro tempo.
Naldo: Bem mas estava fora do lugar no gol do Alecsandro.
Pará: No geral bem, mas alguns passes errados deixaram a torcida preocupada.
Fernando: Excepcional jogador. Não entra mais na escolha do melhor em campo.
Marquinhos: Estava bem até sair contundido.
Vilson: Muito bem como espanador na frente da área.
Marco Antonio: Mais atuante no segundo tempo. Mas no máximo é um reserva para emergências.
Miralles: Correu. Lutou. Fez gol mal anulado.
André Lima: Não jogou nada.
......

Rondinelly (Marquinhos): Início promissor considerando que chegou e foi posto na fogueira.
Marcelo Moreno (André Lima): Errou um pênalti telegrafando pro goleiro.
Leandro (Naldo): Não fez nada.

Pofexô: Fez o que pode. Não teve culpa da derrota.
_____

Celio Amorim: Tentou roubar. Se arrependeu. É mais um careca que atrapalha a vida do Grêmio.

19 de maio de 2012

O Efeito Luxemburgo

Decorriam 15 minutos do primeiro tempo. O jogo Bahia x Grêmio ainda estava 0 x 0, quando o Gaguinho postou o tweet abaixo.


Tem razão o Gaguinho. Sob o comando de Luxemburgo, o Grêmio mudou de personalidade. O time acanhado, especulativo e quase medroso que nos acostumamos a ver sob a batuta de diversos treinadores dos últimos anos deu lugar a uma equipe que entra em campo parecendo dizer ao adversário: "Eu sou o Grêmio, não te fresqueia". Não se trata apenas de jogar para ganhar fora. No passado recente, tivemos pelo menos um treinador que ousava fora de casa. Mas o time era desorganizado. Ia a campo na base do "vamo lá". Hoje não é assim.

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Olímpico sofrendo restrições de muitos. Dizia-se que era ex-treinador, que só queria saber de jogos de cassinos, entre outros diagnósticos. Ele começou a conquistar o respeito da torcida com suas entrevistas pós-jogo. Nelas, mostrou que sabia domar a corneta da imprensa, dando tratamento adequado às colocações tendenciosas que povoam as coletivas do time. Agora, está mandando a campo uma equipe que possui carências, mas é planificada. Os jogadores são instruídos sobre o que fazer em campo e as orientações são adequadas e eficazes.

Com a volta dos lesionados e 2 ou 3 reforços na zaga e meio de campo, vamos encorpar. A chance de voltarmos a colocar faixa relevante no peito nunca foi tão grande. O cassino atual de Luxemburgo é um campo de futebol. Façam suas apostas.

17 de maio de 2012

E o Falcão era um Tico-tico

Bahia 1 x 2 Grêmio
_____

Primeiro tempo

A esperada pressão baiana não aconteceu no início do jogo. Bem postado em campo, o Grêmio reteve a bola no campo ofensivo e controlou as ações. O problema foi os erros de passes, que quebravam a sequência das jogadas. Souza e Léo Gago eram os que mais erravam. Até os 20 minutos, o Bahia não perturbou o goleiro Victor. Enquanto isso, o Grêmio, que dominava, chegou 2 vezes, mas sem grande perigo. Então, num contra ataque, às costas de Pará, houve o cruzamento, a zaga afastou ao contrário, Victor rebateu como pode e o atacante do Bahia fez o 1 x 0. Aos 24, o Grêmio errou com Marco Antônio. Aos 32, Marcelo Moreno teve chance clara e chutou para defesa do goleiro. Aos 33, Marcelo Moreno chutou de fora da área: nova defesa do goleiro. Aos 39, Fernando empatou em cobrança de falta. Resumo do primeiro tempo: o Grêmio controlou o jogo (teve 61% de posse de bola), criou algumas situações de gol, descuidou num contra ataque, levou o gol e buscou o empate, sempre jogando melhor, mas sem entusiasmar.
_____

Segundo tempo

As facilidades do primeiro tempo não voltaram para a etapa final. O Bahia avançou a marcação e passou a insistir no ataque. O perigo rondou a nossa área. Aos 28 minutos, num dos poucos ataques do Grêmio no segundo tempo, Marco Antônio apanhou o rebote do goleiro e chutou para fazer o nosso segundo gol. A bola tocou em Naldo, que levou o crédito do gol. Aos 32, Leandro teve chance, mas a zaga tirou para escanteio. Aos 33, André Lima cabeceou para fora. Aos 38, Lulinha pediu um abraço e água para Luxemburgo. Com o segundo gol e as modificações, o Grêmio retomou o controle do jogo e passou a levar perigo em contra ataques, até o apito final.
_____

Como jogaram

Victor: No primeiro tempo, só defendeu um chute de Gilberto Silva. No segundo, trabalhou um pouco.
Edilson: Com ele, há vida na lateral direita.
Gilberto Silva: Ainda é um volante improvisado de zagueiro.
Naldo: Dá uma certa saudade do Rafa Marques, mas não muita. Fez o segundo gol (?).
Pará: Fica por ali, por ali... Quem sabe um dia.
Fernando: É o melhor jogador do time. Em 2012, virou volante goleador.
Léo Gago: Manteve a média de atuações médias.
Souza: Repetiu a discrição das últimas jornadas.
Marco Antônio: Regular. A bola do segundo gol entraria, mas Naldo tocou antes dela entrar.
Marcelo Moreno: Pouco fez.
André Lima: Lima a paciência da torcida.
.....
Vilson (Souza, 21 2T): Entrou muito bem.
Leandro (Marcelo Moreno, 21 2T): Preocupou a defesa baiana. Precisa treinar  condução de bola.
Marquinhos (Léo Gago, 34 2T): Sem tempo.
.....
Luxemburgo: Deu à equipe postura de time grande. Mesmo com carências, a equipe joga para ganhar.
-----
Arbitragem de Alício Pena Júnior, com Guilherme Dias Camilo e Cleriston Clay Barreto Rios: Boa atuação.

Festa dupla

Hoje a vitima deve ser o Bahia. Empate até sem gol é ótimo. Derrota por 2 x 1 nem se fala. Esperemos que o final do dia termine com dupla festa para o Arigatô. Pela vitória e pelo aniversário dele. ------ Enquanto isto manchete i$enta diz assim: "Muriel afirma que a prioridade até o fim do ano é o Brasileirão." Mas heim? E a segundidade? Devem ser os treinos com bola das terças-feira.

15 de maio de 2012

Marketing tricolor: Bonitinho mas ordinário

Todos estes anos de derrotas do Grêmio, acreditem vocês, não surgiram do nada. Embora tenhamos juízes ladrões, imprensa vagabunda remando contra e outras coisas que todos sabem, os maiores problemas estão lá dentro do Olímpico.
Se alguém se animar a contabilizar (e isto está sendo feito e logo virá a tona) são dezenas de grupos políticos antagônicos lutando pelo poder e apostando no quanto pior melhor. Se alguém tiver estômago para ver e escutar, certamente encontrará todo o santo dia gremistas falando mal de outros gremistas nos rádios, jornais e televisões.
Por outro lado, se alguém for procurar planejamento e comprometimento nos diversos setores do clube vai achar improvisação e mediocridade.
Todos nós sabemos disto e estamos jogando as esperanças na chegada da Arena. Hoje um ex-presidente, dos mais culpados pela situação vivida atualmente pelo Grêmio teceu elogios entusiasmados à grandiosidade da Arena. Todos que a conhecem se entusiasmam com o que virá. Todos menos, aparentemente, um ex-presidente e seus acólitos que iniciaram ataques sem embasamento e sem pudor ao negócio que envolve a Arena.
Mas a Arena sozinha não fará milagres. Reclama-se da falta de força política e de atitude das direções que se revezam no Grêmio. E reclama-se com total razão. Morangos fazem e desfazem de tudo e seguem sem encontrar pela frente alguém com raça e com autoridade para combatê-los, para mostrar que são pobres recalcados.
Estamos diante do nada. Zero absoluto em lideranças e em enfrentamento aos adversários.
Agora mesmo o Grêmio lançou, com regozijo de alguns desavisados, um programa de venda de ingressos para o brasileirão. A notícia está aqui. Interessante e bonitinha. Mas, vocês verão abaixo, completamente ordinária
Vou contar um segredo. Todos vocês sabem que existe o BloGrêmio, um conjunto de blogueiros gremistas. E poucos sabem, o BloGrêmio tem uma lista de discussão.
Em janeiro, blogueiros do BloGrêmio, alguns sendo profissionais de marketing, preocupados com a inércia do marketing oficial e, especialmente, emocionados com o que será o último ano do Olímpico, lançaram uma idéia para discussão entre os demais colegas do BloGrêmio. A idéia era tão simples quanto genial: "por que não fazer deste último ano do Olímpico um ano de reverência a este templo sagrado que nos deu tantas e incontáveis alegrias e emoções?" E, com base na idéia levaram o projeto adiante: o projeto pode ser visto aqui.
Conseguiram agenda e gastaram seus tempos preciosos apresentando a idéia ao CEO do Grêmio.
Agora que você leu a proposta do BloGrêmio e o que resultou dela diz uma coisa aí nos comentários? Esta gente tem jeito? Dá para esperar mais de um clube que tem gente deste calibre comandando as ações?
Se estás chateado e triste, vou induzir ao suicídio. Esta é a ponta do iceberg.
O Grêmio, este clube magnífico com uma torcida inigualável é hoje dirigido por este tipo de gente.
Por conta disto, o Olímpico vai morrer silencioso, solitário e triste. Vai sobreviver no meu coração, no teu e no de todos gremistas de verdade. Mas vai ter o fim de um velho que não merece mais cuidados e nem respeito por parte daqueles que deveriam ser os primeiros a lhe devotar carinho e atenção.
Pobre Grêmio, prisioneiro de ineptos incompetentes.

14 de maio de 2012

A imprensa gaúcha amadurece

No dia 2 de maio de 2010, o Grêmio ganhou um Campeonato Gaúcho. A final foi um Gre-nal, disputado no Olímpico Monumental. Quando os jogadores festejavam a conquista, um torcedor alcançou um caixão confeccionado com as cores do time do aterro ao jogador Hugo. Assim, em algumas fotos da comemoração, via-se o jogador empunhando o ataúde róseo.

Imediatamente, vozes com grandes espaços na mídia levantaram-se contra o ato. Wianey Carlet, por exemplo, registrou em seus espaços escritos e falados o que julgou ser uma "deselegância gremista". Escreveu o imparcial:
Se Silas e os dirigentes do Grêmio festejaram com alegria e nenhuma provocação ao adversário, faltou este comportamento em alguns jogadores do Grêmio, principalmente Hugo. Que a torcida “enterre” o adversário, “enforque” o mascote do rival etc, é compreensível e aceitável. Mas, nem tudo o que é permitido nas arquibancadas é de bom gosto se for transferido para o gramado. No campo de jogo estão profissionais que devem respeito mútuo e ao clube adversário. É comum jogadores mudarem de camiseta e a impensada atitude de Hugo e alguns companheiros em festejar com a tampa de caixão alcançada por um torcedor não foi uma boa iniciativa.
Outros colunistas martelaram o assunto, com tal insistência e renovada memória, que levaram o jogador a pedir desculpas à torcida colorada, 7 meses depois.


Hoje, o anão da fala fina repetiu o gesto (não é possível, eles nos imitando de novo?). Como sinal de que certos setores da crônica gaúcha está amadurecendo, atingindo equilíbrio e sabendo tolerar pequenos gestos que forjam o folclore do futebol e compõem o repertório da flauta saudável, não houve recriminação ao gesto. Nenhuma palavra pronunciada ou escrita.


Deixamos aqui os nossos parabéns e o reconhecimento pelo amadurecimento alcançado por estes certos setores.
_____

Enquete

Ainda não registrou o seu lugar de preferência na Arena? Participe na enquete ao lado.

12 de maio de 2012

Arena começa a receber cobertura

Em visita à Arena hoje, pudemos ver que as primeiras peças de sustentação da cobertura já foram colocadas. A obra segue em velocidade acelerada. Vejam abaixo, fotos tiradas na tarde de hoje.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

11 de maio de 2012

O Canto do Cisne [12]

Estatísticas acumuladas do Olímpico Monumental em 2012

Jogos = 12
Vitórias = 10
Empates = 1
Derrotas = 1

Público Pagante = 144.105 pessoas
Público Total = 184.714 pessoas
Renda = R$ 2.963.633,50
____
Gols: 32

Goleadores:

4 gols: Marcelo Moreno, André Lima, Leo Gago, Bertoglio
3 gols: Kleber, Naldo, Werley.
2 gols: Miralles, Fernando.
1 gol: Marquinhos, Souza, Douglas Grolli

Vitória do Flu pode ser anulada

Extra! Extra! Direto da redação dos ImparSCIais: Inter solicita esclarecimentos sobre situação de Oscar à CBF e pode pedir anulação do jogo contra o Flu.
_____

Foto balão: Arigatô
_____

Leia abaixo: "Fortes e Livres passou mesmo?" e, depois, vote na enquete.

Fortes e Livres passou mesmo?

Convenhamos, foi uma injustiça. Após conquistar excelente resultado de empate em zero em casa, o Esporte Clube Cruzeiro de Anta Gorda acabou sendo injustamente eliminado da Copa Vale do Taquari ao perder de forma épica por 2 x 1 para o Fortes e Livres de Muçum.

Mas nem tudo está perdido. Um jurista da cidade, com notável saber jurídico, analisa a possibilidade entrar com um habeas corpus, para assegurar a presença do time nas próximas fases. "O regulamento é dúbio", afirma ele. Afinal, havia a certeza de que o 0 x 0 em casa garantia a classificação. Além disso, o clube derrotado pode ter escalado um jogador em situação irregular, o que pode determinar a anulação do jogo. Agora é aguardar os desdobramentos.

No domingo, Esporte Clube Cruzeiro de Anta Gorda vai em busca de mais um título na sua caminhada de glórias. O adversário é o Esporte Clube Encantado. O jogo vale pela Copa Novel Eto, uma homenagem ao craque camaronês.

10 de maio de 2012

Pode ser pouco, mas é bom

Que o Grêmio não vem realizando na Copa do Brasil jogos de encher os olhos todos sabemos. Mas há algo que precisa ser ressaltado: desde 7 de março, jogamos 6 partidas pela CB e ganhamos todas. Relembre:

River-Se 2 x 3 Grêmio
Grêmio 3 x 1 River-SE
Ipatinga 0 x 1 Grêmio
Grêmio 3 x 0 Ipatinga
Fortaleza 0 x 2 Grêmio
Grêmio 2 x 0 Fortaleza

Os adversários são times de poucos recursos? Sim. Mas 6 vitórias em 6 jogos, sendo 3 fora de casa mostram uma faceta do time de Luxemburgo: o Grêmio, em casa ou fora de casa, joga para ganhar. Esta pode ser a boa notícia, em meio ao desconforto que incomoda a maior torcida do RS.
_____

Antes de sair desta página, vote na enquete ao lado.

9 de maio de 2012

O jogo da lua e da falta de laço

Grêmio 2 x 0 Fortaleza - Veja lances do jogo aqui.

Pré-jogo

A semana foi de uma nota só: a interminável novela Oscarito que, candidamente confessou que fugiu do São Paulo por dinheiro. Não foi por maus tratos, não foi por assédio sexual, não foi por nada que não ganância. Mesmo assim, os i$ento$ barato$ não se entregaram.  Foi também a semana em que Noveleto definitivamente virou Novelhaco. Esqueceu que é presidente de uma federação de vários clubes e assumiu a presidência do timinho.

Enfim, apenas pouco antes do horário do jogo o site cujos donos são acusados de Gremistas, deu evidência ao jogo do dia. Jogo que tem como curiosidade o Dener e a volta do Bertoglio.

Primeiro tempo: 0 x 0

Jogo jogado me dá nojo. Deveria ser proibido. E este começou como todos os jogos jogados. O Grêmio, ganhador antecipado indolente e preguiçoso e o Fortaleza, o perdedor resignado, aceso. Foram necessários 12 minutos para que Bertoglio numa jogada individual em que contou com a sorte, perdesse a primeira chance de gol. Aos 18 minutos, Edilson fez grande jogada e pifou Bertoglio. E o argentino, bem de acordo com a qualidade do jogo, isolou. Se alguém pensar num jogo ruim, multiplica por 1112 e vai chegar perto da qualidade deste primeiro tempo. Se existisse uma mesinha do Procon para reclamações na entrada do Olímpico todo mundo sairia do estádio para pedir o dinheiro de volta. Pior do que o primeiro tempo foram as declarações de Edilson e Victor na saída para o intervalo. Blá-blá-blá conformado.

Segundo tempo: 2 x 0

O jogo estava tão ruim que o Fortaleza ficou com vergonha de voltar. Só o fez quando as duas galegas gostosas de Santa Catarina foram na porta implorar. E começou com Bertoglio mostrando que era o único que queria jogo. E sem que o Pofexô tivesse tirado nenhum dos preguiçosos. E com o Fortaleza com mais vontade e mais perigoso. Até que Bertoglio, sempre ele, só ele, entrou área adentro e sofreu pênalti. Batido e convertido por Leo Gago. Com direito a choro do Batista pelo goleiro ter ido para o lado errado.

O jogo continuava tão ruim que era melhor ler as bobagens do twitter do que olhar para o campo. Aos 33 minutos, Bertoglio errou um gol feito. Até tirou bem do goleiro mas a bola foi rente à trave. Aos 41 minutos, Miralles entrou pela ponta e deu um presentaço para Bertoglio só encostar para dentro.

Resumo da ópera: este time do Grêmio só consegue jogar um futebol razoável, às vezes até muito bom, quando está com a corda esticada. Quando entra em campo se achando superior, como hoje, é este fiasco desrespeitoso para com o torcedor que se viu.
_____

Como jogaram

Victor: Não teve nenhum trabalho.
Edilson: Uma boa jogada na linha de fundo no primeiro tempo.
Gilberto Silva: Sem trabalho.
Naldo: Sem trabalho.
Dener: Sentiu a camisa ou entrou na vagabundagem dos veteranos. Vai saber.
Fernando: Não teve trabalho e decidiu descansar.
Souza: Mal.
Léo Gago: Discretíssimo.
Marco Antonio: Péssimo.
Bertoglio: Perdeu 2 gols no primeiro tempo, mais outros tantos no segundo. Insistiu tanto que fez. O único com vontade de ganhar. Melhor do time por isto.
André Lima: Não entrou em campo.
.....
Miralles (Leo Gago): Bela assistência para Bertoglio.
Felipe Nunes (André Lima): Dá vontade de cornetear só pelas chuteiras assemelhada à cor moranga.
.....
Pofexô: Demorou para tirar alguns dos preguiçosos. E não soube fazer os caras entrarem com responsabilidade em campo. Ficou devendo hoje.
-----

Sandro Meira Ricci: Não teve nenhum trabalho, a não ser o de se concentrar no jogo quando olhava as galegas de Santa Catarina. Duas flores desabrochando para o futebol e para a vida. Duas artistas do pau erguido que fazem o futebol ser tudo o que é.
_____

Público e Renda:

Público Total: 20.949
Público Pagante: 17.355
Público Não Pagante: 3.594
Renda: R$ 261.522,75
_____

O jogo no twitter

@julianadebrito: Como diz o : o Emelec é o Brasil na Libertadores.
@imparSCIais: Principal assunto a ser resolvido nesta noite no Olímpico é se Oscar jogará manhã. Nosso expert em direito tranquiliza o Inter.
@thiagocb: Impressão minha ou começou muquirana esse jogo?
@PabloR1: O jogo do Grêmio tá mais feio que encoxar tia véia na pia da cozinha...
@seuAlgoz: O melhor do jogo, DISPARADO, são as duas galegas de Santa Catarina.
@Real_Gaguinho: Se o Luxa não der um sacode no intervalo, vamos ficar nesse nhem-nhem-nhem até o fim.
@seuAlgoz: tira foto em close das galegas que a galera tá pedindo.
@jonasbsilveira: @seuAlgoz Futebol: Rômulo>André Lima/Salário: Rômulo<<andré lima<="" p="">
@talisramon: Diz o Cléber Machado que Grêmio x Fortaleza será amanhã. Coisa boa, quer dizer que o futebol pífio que eu vi até agora foi um pesadelo.
@Real_Gaguinho: Por que para alguns "analistas", time reserva é sinônimo de desentrosado? Hein, ? Se são todos reservas, treinam juntos.
@Real_Gaguinho: Léo Ga-Gago! Sempre o Ga-Gago.
@LeoeNeni: o jogo já ta uma coisinha,aindatem esse narrador da RBSaci q só falta BOCEJAR narrando!TNC!
#Blogdomosquetei: Jogador não se motiva de jogar contra time ruim, a maioria é assim. Esse é o mundo da bola...
@pablotborba: se o jogo tá jogado, o time poderia pelo menos se esforçar pelos torcedores que fizeram o esforço de pagar e ver jogo essa hora.
_____

Enquete:

Não esqueça de votar na enquete aí em cima à direita.

8 de maio de 2012

Histórias Imortais - [ 8 ]

Vivida por Bruno Garcia

Grêmio na cabeça

O ano era 2001, o mês eu não lembro, mas acredito que era junho. Estávamos disputando a final da Copa do Brasil contra o saudoso freguês e muy amigo dos morangos, o Corínthians. Naquele ano a Copa do Brasil era disputada em domingos, que nem campeonato brasileiro.

Lembro que sofri tanto com o empatezinho suado em 2 a 2 no Olímpico, que fiz a seguinte promessa: se o Grêmio ganhar do Corinthians, eu pinto meu cabelo de azul. Eu tinha duas vizinhas que eram irmãs e estudavam no mesmo colégio, e seguidamente quando nos encontrávamos no elevador de manhã, o pai delas me oferecia uma carona. Nota: eles eram paulistas e corinthianos.

Bom, naquela semana, casualmente não encontrei eles, e aguardando pelo segundo jogo, estava convicto da minha promessa: pintar o cabelo de azul. Com tinta de verdade. Não com papel crepon ou spray, tinta de cabeleireiros.

Chega o domingo. Eu apreensivo com o jogo. Tínhamos um baita time treinado pelo Tite, com Marcelinho Paraíba no auge e o Zinho comandando o meio campo. Contudo, o Corínthians vinha de dois títulos recentes do Brasileiro e já tinha ganho uma Copa do Brasil da gente em 95, então, a tensão era total. Mas não por muito tempo. Ganhamos o jogo com certa facilidade, com gols do Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba. Meu domingo terminou na maior felicidade e com a promessa a ser cumprida: na segunda-feira à tarde, pintaria meus cabelos de azul!

Segunda de manhã, meu dia já começa bem. Ao sair do apartamento dou de cara com os paulistas!! Me segurando para não rir, aceito a carona deles numa boa, sem nem tocar no assunto futebol. A tarde, vou a um cabeleireiro que tinha no shopping na minha cidade e faço uma descoloração com água oxigenada, pois como tenho o cabelo escuro, a tinta azul não iria aparecer. Fiquei que nem aqueles pagodeiros com cabelo tingido de amarelo. Em seguida, peço para colocarem a tinta azul e saio bem faceiro!!

Causei a maior sensação no colégio a semana toda, contudo, nenhum professor desaprovou. Com exceção de uma: na sexta-feira, no último período, eu tinha aula de educação artística (odiava aquela matéria)!! A professora entrou na sala e, ao me ver de cabelos azuis, me mandou para a cordenação, alegando que a escola era católica e não poderia ter os cabelos pintados!!

Bom, resumo da ópera: minha mãe foi chamada para resolver, fiquei com o cabelo azul até a tinta sair e pude saborear o máximo o nosso último título acompanhado de uma boa polêmica na escola. Não preciso nem dizer para qual time, "casualmente" a professora que me tirou da aula torcia não é??

Enquete: para onde vão os sócios?

Qual setor da Arena você pretende escolher?
Localize-se abaixo e vote na enquete ao lado.

Clique na imagem para ampliar.

6 de maio de 2012

A nomenclatura da Arena

Em poucos dias expressões como Alta Norte, Gramado Sudoeste, Gold Nordeste entrarão no nosso dia a dia. Para que todos possam entender a que localização se referem, preparamos para os nossos leitores um mapa da Arena, tendo por base o croqui disponibilizado pelo Grêmio. Por razões de visibilidade, representamos apenas um setor das cadeiras Gold. Os demais seguem a nomenclatura.

Clique na imagem para ampliar.
Penso seriamente em optar pelo setor Alta SW, pois deixa o sol às costas, nada obstante informação de que a cobertura praticamente anula o sol direto. Seriam poucos minutos de incidência e sem grande intensidade.

Novidades sobre os sócios na Arena

Ingressos para sócios: regra geral

O blog recebeu demandas de leitores sobre os direitos dos sócios Diamantes e Ouro. Repassamos informações obtidas, envolvendo os sócios destas categorias e também para os demais associados.

TODOS os sócios do Grêmio terão desconto de 10% na aquisição de ingressos em todos os setores da Arena. Exemplificando: se um proprietário que optou pela Cadeira Alta Norte desejar assistir um determinado jogo numa Cadeira Gramado Leste, terá 10% de desconto no preço do ingresso.
_____

Diamantes e Ouro

Os associados destas duas categorias terão desconto de 10%, para aquisição de ingressos nas áreas administradas pela gestora (anel inferior). A diferença entre eles é que o Diamante terá 50% de desconto no ingresso nos setores adquiridos pelo Grêmio (anel superior), enquanto o Ouro terá 10% também no anel superior.

5 de maio de 2012

FAQ oficial sobre a migração

Reproduzimos, abaixo, 21 respostas a questionamentos sobre a migração para a Arena. Também inserimos plantas com os locais e seus preços. Se puder, ajude o Grêmio, associando-se ao clube.

Capacidade dos setores
1. Como será feita a migração? Os sócios que hoje tem acesso livre em dias de jogos no Olímpico sem pagamento de ingresso, independente do setor, serão chamados para escolher o seu setor e, se necessário, o assento que irão utilizar em dias de jogos na Arena.

2. Quando? A partir deste mês de Maio de 2012.

3. Onde? No Quadro Social ou através da Internet no portal (www.gremio.net/migracao)

4. Qual a ordem de chamada/prioridade? 1º Lote: Todos os Associados de Fundo Social, Locatários de Cadeiras Permanentes, Associados Proprietários Remidos, Atletas Laureados, Beneméritos, Grande Beneméritos e Olímpicos, além dos Conselhos Consultivo e Deliberativo; 2º Lote: Todos os Associados Proprietários, Contribuintes Efetivos, Contribuintes Especiais e Locatários de Cadeiras associados até 31/12/1991. 3º e lotes seguintes: Lotes com 2.000 Associados, compostos pelos Associados Proprietários, Contribuintes Efetivos, Contribuintes Especiais e Locatários de Cadeiras, que serão chamados segundo ordem de data de sua associação ao clube.

5. Meu número de matrícula mudou quando migrei para Sócio Locatário de Cadeira. Qual será a data considerada na migração? Todos associados que realizaram migração de tipo de associação serão chamados de acordo com a data da matrícula mais antiga. Ela fica vinculada à sua atual categoria associativa. Ex.: Associação em 04/10/1983 como Sócio Proprietário com matrícula número 12345. Em 05/07/2006 migrou para Sócio Locatário de Cadeira com número de matrícula 98765. No momento da migração, vale a data de Sócio Proprietário com matrícula 12345, pois a data da primeira associação fica vinculada à sua condição atual.

6. Adquiri o título de meu pai (ou outro familiar). Qual data de associação vale?
Vale a data de ingresso de cada associado no clube, independentemente de ter sido associação direta ou por transferência de título. Ou seja, no exemplo acima valeria a data de associação mais recente e não a do pai (ou familiar).

7. O que muda para cada um dos tipos de sócios? Nada muda. Tanto aqueles sócios que frequentam todos os jogos mediante pagamento de mensalidade, como os que recebem desconto ou preferência na compra de ingresso continuarão dessa forma.

8. Haverá possibilidade de se tornar sócio na Arena? Será sócio do Grêmio ou da Arena? Na verdade, os gremistas sempre serão sócios do Grêmio. Os torcedores poderão continuar se associando ao clube nas modalidades disponíveis no momento. O que ocorre é que, dependendo da categoria, alguns sócios poderão ter algumas vantagens na Arena.

9. A Arena comportará todos os associados do Grêmio? Alguns não terão lugar no novo estádio? Todos os sócios com assento no Olímpico terão seu assento na Arena. Os espaços remanescentes serão disponibilizados aos Sócios Torcedores que têm preferência de compra do ingresso em relação aos não sócios, sem o direito de garantia de assento. Para o Sócio Torcedor garantir acesso a todos os jogos é necessária a compra de pacotes de ingressos de temporada.

10. Se tiver uma cadeira, não poderei ir aos jogos na Geral quando quiser? O sócio que quiser ficar junto com a Geral, deverá escolher o setor Norte do primeiro anel da Arena. Ele não poderá ir a outros setores em nenhum jogo. Os sócios que não escolherem o setor destinado à Geral (Norte do primeiro anel), não poderão acessá-lo, a não ser que adquiram ingresso para o setor.

11. Quais são os locais destinados a cada categoria de sócio dentro da Arena? Não existem setores exclusivos para os sócios. Cada sócio escolherá o seu setor de acordo com sua preferência de local e valor. Para informação mais completa, vide o Regulamento.

12. Como ficará a situação dos sócios remidos? Continuarão isentos de mensalidade e com acesso aos jogos? Sim, terão acesso gratuito, sem necessidade de pagamento de ingressos e mensalidades, aos jogos nos espaços determinados pelo Grêmio, assim como ocorre no Estádio Olímpico.

13. Os sócios patrimoniais e contribuintes continuarão pagando apenas mensalidade, sem precisar comprar ingresso? Sim, irão apenas pagar a mensalidade respectiva e terão acesso ao local que escolherem.

14. Os sócios torcedores poderão escolher cadeiras? Embora os Sócios Torcedores não possuam um assento ou setor fixo, poderão adquirir os ingressos disponíveis em qualquer setor do estádio, seja para cada jogo ou temporada.

15. Os Sócios Torcedores Diamante/Ouro seguem com suas vantagens? Os sócios Diamante terão descontos na compra de ingressos apenas no quarto anel. Ambas as categorias terão a preferência de compra de ingressos.

16. Como ficarão os dependentes dos sócios proprietários? Poderão escolher cadeiras perto dos sócios de quem são dependentes? Sim, os Dependentes (ou Familiares Inscritos) poderão sentar próximos dos Sócios Proprietários, desde que estejam cadastrados como tal no Quadro Social. No momento em que o Sócio Proprietário definir seu local, ele definirá o local dos seus dependentes, pagando o valor correspondente. Caso o dependente não esteja cadastrado, o sócio titular deverá comparecer ao quadro social para solicitar seu registro.

17. Como faço para escolher lugar na Arena junto com meus amigos / familiares, se eles são sócios mais antigos ou de categorias diferentes das minhas? Os pais, filhos, irmãos e cônjuges poderão sentar juntos, desde que comprovado o parentesco. O primeiro a ser chamado dentre os familiares deverá solicitar os assentos dos seus parentes. Tal processo somente poderá ser feito presencialmente no Quadro Social.

No quarto anel (o superior) 60% dos espaços serão apenas setorizados, sem assento fixo, funcionando no mesmo sistema das Sociais do Estádio Olímpico. Desta forma, os amigos deverão escolher um destes setores em comum. Assim, poderão escolher os assentos que quiserem em conjunto com seus amigos no momento da sua entrada na Arena. A Geral (ala Norte do primeiro anel) também funcionará com a mesma sistemática.

18. Como ficará o acesso das crianças menores de 12 anos na Arena? Crianças menores de 12 anos não terão acesso liberado na Arena. Elas terão de adquirir ingresso comum (estudantes possuem 50% de desconto em locais determinados), como sócio torcedor, ou poderão ser inscritas como Dependentes, caso possuam um responsável como Sócio Proprietário ou locatário de cadeira. Excepcionalmente durante a migração, será oportunizada a associação de filhos como contribuintes.

19. Na Arena os lugares serão fixos? No primeiro anel, com exceção da geral, os assentos serão fixos. Já no quarto anel, isto acontecerá apenas no setor leste/oeste. No restante deste anel, haverá setores nos quais os assentos serão ocupados por ordem de chegada à partida.

20. Como ficam os locatários de cadeira Teen? Os locatários de cadeira Teen seguirão o mesmo procedimento dos locatários de cadeira, não contando com valores diferenciados.

21. Possuo mais de um título de sócio. Quantos acessos terei na Arena? Considerando que a carteira social é pessoal e intransferível, aqueles associados que possuírem mais de um título patrimonial poderá transferi-los a terceiros na forma do estatuto do Grêmio.
_____

Valores por setor

Primeiro e quarto anéis

Cadeiras Gold
  • Cadeira alta lateral (atrás da goleira): mensalidade de R$ 92,00;
  • Cadeira alta central: R$ 169,00 ao mês (é o valor que paga atualmente o sócio das cadeiras centrais do Olímpico);
  • Cadeira alta corner (não existe atualmente no Olímpico): R$ 120,00 por mês;
  • Geral, atrás da goleira: o valor é de R$ 92,00 mensais;
  • Cadeira Gramado: varia entre R$183,00 e R$ 269,00 por mês;
  • Cadeira Gold – espaço privilegiado – será negociada por R$ 360,00 por mês.
  • Gold Lateral: R$ 330,00 mensais.
Já a categoria “sócio-torcedor” continuará com a preferência já existente na aquisição de ingressos, mantendo-se o modelo atual de relacionamento. Os torcedores diamante contarão com descontos em alguns setores do novo estádio.
_____

Entrevista com o Presidente da Grêmio Empreendimentos

4 de maio de 2012

Site da migração estará no ar às 20 horas de hoje

Comunicado oficial do Grêmio:
A partir das 20h dessa sexta-feira, 04/05, o Grêmio irá disponibilizar ao sócio parte do hotsite sobre o processo de migração para a Arena que inicia em 21/05. Através do www.gremio.net/migracao, o gremionauta já terá acesso ao FAQ com os principais questionamentos e as respostas sobre como ficará a situação dos sócios na Arena, um vídeo contando a história da construção, desenho do estádio e informações gerais sobre o processo.

FAQ - Migração


Existem dúvidas sobre a migração, que tem algumas informações passadas no post abaixo. Em vista disso, vamos manter este post, atualizando com as perguntas dos torcedores, até que saia o FAQ oficial do Grêmio.
_____

Dúvida: E Arigatô, mais três: Eu poderei associar meu filho de 6 meses já que ele não terá entrada liberada no estádio? Outra, com isso os pais que são sócios-torcedores (como eu) hoje não terão a garantia de em jogos decisivos poder vibrar junto com seu filho de 7, 8, 10, 12 anos no estádio futuramente, pois o próprio pai terá preferência de compra na frente do filho e quando chegasse a preferência deste , já teriam sido vendidos todos os ingressos (uma final de libertadores, por exemplo), correto? E por fim, eu que sou sócio torcedor, posso na arena migrar para patrimonial? Abraço, vou entrar no site do GreMio.Faq quando estiver no ar, desculpa tantas perguntas!

Resposta: Os dependentes (ou familiares inscritos) poderão sentar próximos dos Sócios Proprietários, desde que estejam cadastrados como tal no Quadro Social. No momento em que o Sócio Proprietário definir seu local, ele definirá o local dos seus dependentes, pagando o valor correspondente. Caso o dependente não esteja cadastrado, o sócio titular deverá comparecer ao quadro social para solicitar seu registro. Dica: Quem locar cadeira até a migração torna-se proprietário.

D: O sócio só poderá entrar no setor escolhido por ele, e no primeiro anel com exceção da geral os assentos serão fixos. Então quem escolher o quarto anel, não poderá nunca assistir a um jogo nas cadeiras (perto do) gramado?

R: A pessoa assiste aos jogos no local pelo qual está pagando. Eu, futuro frequentador do anel superior, pretendo em algum jogo adquirir ingresso para as cadeiras centrais do primeiro anel, para "sentir" o estádio daquele lugar.
_____

D: O valor dos ingressos para não sócios ou sócios torcedores continuará o mesmo?

R: O preço dos ingressos ainda não foi definido. Isto será feito pelo Grêmio em conjunto com a OAS. Mas, do mesmo modo que o valor das mensalidades, deverá seguir preços de mercado. O plano é ter a Arena cheia. Há muito Cavaleiros do Apocalipse espalhando boatos, por interesses pessoais. O que vale é a palavra oficial do Grêmio.
_____

D: É verdade que locatários de cadeiras virarão sócios patrimoniais?

R: É o que está previsto.
_____

D: Em qual anel ficara a torcida visitante e quantos lugares disponíveis?

R: No anel superior, atrás do gol (área em tons marrons do post anterior), com 3.897 lugares. Em alguns jogos, talvez seja necessário ampliar para atender a exigência de 10% dos lugares para o visitante.
_____

D: Acho que pra facilitar a compreensão podemos dizer que o Grêmio esta dando um recado direto que quem costuma ir ao estadio se associe, se não em muitos jogos decisivos não vai conseguir comprar ingresso. Só tenho uma duvida: o clube vem a algum tempo querendo mais ou menos 100 mil socios, a capacidade da arena é de 60 e poucas mil pessoas, claro que não são todos os socios que vão poder ir sempre, mas se em 100 mil pessoas 50 mil forem não tem uma tendencia mesmo com o sistema de aviso de quem não vai ao jogo de ter confusão na hora de comprar ingressos? porque algumas pessoas que não conseguirem entrar podem se sentir prejudicadas

R: Muitos clubes da Europa tem muito mais sócios do que a capacidade dos estádios. Isso sem permitir a associação de animais de estimação. Confusão não haverá, desde que fique bem claro, no momento da associação, que a pessoa terá a preferência para adquirir o ingresso, dentro de uma ordem de preferência, ditada pelo tempo de associação. Está prevista também a venda de pacotes por temporada.
_____

D: As cadeiras do 4º anel, que custam R$ 120, não serão numeradas, ao contrário das cadeiras localizadas nos setores centrais. Tendo em vista que são divididas em 4 setores, poderá o sócio que optar por essa modalidade ingressar em qualquer um desses setores?

R: Não. O sócio só poderá entrar no setor escolhido por ele. Isso se justifica pois poderia haver superlotação em um setor e sobras nos outros. Conforme informações que temos, a incidência direta de luz solar no lado contrário ao Guaíba é pequena e por poucos minutos. A cobertura praticamente anula o problema.
_____

D: Arigato, mais um dúvida. Sou Sócio Torcedor (Ouro), esses sócios só poderão ir em jogo se sobrarem ingressos dos outros tipos de sócios? Ou sempre terá ingressos a venda, como é atualmente?

R: A ideia é reservar 10% de ingressos em cada setor, para fazer frente aos acompanhantes. Há que lembrar, também, que não existe mais possibilidade de inscrição de novos sócios com ingresso livre mediante o pagamento de mensalidade. Hoje, só há sócio-torcedor e locatário de cadeiras. Assim, deve-se manter a situação atual para os Diamantes e Ouro. Porém, como o clube pretende ampliar bastante o número de sócios, os mais antigos terão preferência para a compra.
_____

D: Não ficou claro o preço do setor na cor branca, ao lado da torcida adversária. Pela localização a mensalidade deve ser de R$ 92. É isso? Não entendi também o "inclusive" no trecho: "Associados inscritos no quadro do clube até 1991 (inclusive)." (retificado de 1992 para 1991)

R: Isso mesmo. Será R$ 92. "Inclusive" deve-se ao fato de que, quem se associou até 31/12/1991, também será chamado no bloco 2. (Retificado)
_____

D: Arigatô,me diz uma coisa,no caso eu que sou sócio diamante,vai subir pra quanto a mensalidade??

R: Para 2013, deve haver reajuste pelo índice de inflação. Em torno de 7%.
_____

D: Não entendi. R$ 92 pra acesso livre ou tipo sócio-torcedor, que paga "meia"?

R: Estes preços são para sócios que têm ingresso livre. Só pagam a mensalidade.
_____

D: Na boa, pelos preços e ocupação limitada de setores mais acessíveis, temo por uma debandada de sócios. Eu mesmo não sei se vou poder arcar com esta despesa.

R: Os preços são os mesmos praticados atualmente, reajustados pela inflação. Quem paga hoje, poderá continuar pagando, a menos que a sua situação financeira mude para pior.
_____

D: Acho que o pessoal, pelos comentários, está confundindo as coisas (ou então eu que não lí direito o Post...se for isso desculpe). Esses preços serão para aqueles sócios patrimoniais.... Os associados na modalidade "sócio Torcedor", como eu, por exemplo, que pagam meia entrada dependendo da acomodação escolhida, continuarão com a mesma opção jogo a jogo, é isso???

R: Isso. Os sócios-torcedores (Ouro e Diamante) não estão incluídos nestes preços. Seguem pagando os valores atuais (R$ 45 ou R$ 26 reajustados em 2013 em torno de 7%) e compram o ingresso para os jogos com desconto (Diamante) ou com preferência (Ouro).
_____

D: Então, quem não é sócio terá dificuldade para conseguir entrar no estádio? Ou apenas em jogos decisivos? O Olímpico cabe 45000,mas a média no gauchão é em torno de 15000.Jogos de meio de tabela do Brasileirão também dificilmente lotam.Isso mudará com a compra dos lugares?

R: Em jogos de maior interesse sim. O negócio é se associar para ter ingresso garantido ou preferência para compra. O Grêmio também implantará um sistema pelo qual o sócio que não for comparecer informa o clube. A cadeira será vendida. Parte do valor reverterá para o sócio.