15 de maio de 2012

Marketing tricolor: Bonitinho mas ordinário

Todos estes anos de derrotas do Grêmio, acreditem vocês, não surgiram do nada. Embora tenhamos juízes ladrões, imprensa vagabunda remando contra e outras coisas que todos sabem, os maiores problemas estão lá dentro do Olímpico.
Se alguém se animar a contabilizar (e isto está sendo feito e logo virá a tona) são dezenas de grupos políticos antagônicos lutando pelo poder e apostando no quanto pior melhor. Se alguém tiver estômago para ver e escutar, certamente encontrará todo o santo dia gremistas falando mal de outros gremistas nos rádios, jornais e televisões.
Por outro lado, se alguém for procurar planejamento e comprometimento nos diversos setores do clube vai achar improvisação e mediocridade.
Todos nós sabemos disto e estamos jogando as esperanças na chegada da Arena. Hoje um ex-presidente, dos mais culpados pela situação vivida atualmente pelo Grêmio teceu elogios entusiasmados à grandiosidade da Arena. Todos que a conhecem se entusiasmam com o que virá. Todos menos, aparentemente, um ex-presidente e seus acólitos que iniciaram ataques sem embasamento e sem pudor ao negócio que envolve a Arena.
Mas a Arena sozinha não fará milagres. Reclama-se da falta de força política e de atitude das direções que se revezam no Grêmio. E reclama-se com total razão. Morangos fazem e desfazem de tudo e seguem sem encontrar pela frente alguém com raça e com autoridade para combatê-los, para mostrar que são pobres recalcados.
Estamos diante do nada. Zero absoluto em lideranças e em enfrentamento aos adversários.
Agora mesmo o Grêmio lançou, com regozijo de alguns desavisados, um programa de venda de ingressos para o brasileirão. A notícia está aqui. Interessante e bonitinha. Mas, vocês verão abaixo, completamente ordinária
Vou contar um segredo. Todos vocês sabem que existe o BloGrêmio, um conjunto de blogueiros gremistas. E poucos sabem, o BloGrêmio tem uma lista de discussão.
Em janeiro, blogueiros do BloGrêmio, alguns sendo profissionais de marketing, preocupados com a inércia do marketing oficial e, especialmente, emocionados com o que será o último ano do Olímpico, lançaram uma idéia para discussão entre os demais colegas do BloGrêmio. A idéia era tão simples quanto genial: "por que não fazer deste último ano do Olímpico um ano de reverência a este templo sagrado que nos deu tantas e incontáveis alegrias e emoções?" E, com base na idéia levaram o projeto adiante: o projeto pode ser visto aqui.
Conseguiram agenda e gastaram seus tempos preciosos apresentando a idéia ao CEO do Grêmio.
Agora que você leu a proposta do BloGrêmio e o que resultou dela diz uma coisa aí nos comentários? Esta gente tem jeito? Dá para esperar mais de um clube que tem gente deste calibre comandando as ações?
Se estás chateado e triste, vou induzir ao suicídio. Esta é a ponta do iceberg.
O Grêmio, este clube magnífico com uma torcida inigualável é hoje dirigido por este tipo de gente.
Por conta disto, o Olímpico vai morrer silencioso, solitário e triste. Vai sobreviver no meu coração, no teu e no de todos gremistas de verdade. Mas vai ter o fim de um velho que não merece mais cuidados e nem respeito por parte daqueles que deveriam ser os primeiros a lhe devotar carinho e atenção.
Pobre Grêmio, prisioneiro de ineptos incompetentes.