31 de outubro de 2014

Adri Rodrigues: Fator Felipão: Grêmio mudou sua identidade

Já foram 17 jogos do Grêmio com Luiz Felipe Scolari no comando da equipe. Desconsidere-se o jogo da estreia, no qual o treinador desembarcou do aeroporto direto para o campo de jogo. São 9 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, aproveitamento de 63%. Com ele, o Grêmio fez mais gols fora de casa, do que tomou (5 a 4). Foram 8 jogos longe da Arena, sendo 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

Aliás, dizem que a Arena acabou com o "fator local" para o Grêmio. Vamos aos números com Felipão no novo estádio: 9 jogos, com 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Nestes jogos em casa, tivemos 81% de aproveitamento, sofrendo apenas 2 gols. É, não tem "fator local". "Ruim"... "muito ruim"...

Mesmo que a maioria de nós, torcedores, não concordemos com o fato do Grêmio jogar com 3, 4 volantes, foi com este esquema que Felipão encontrou a estabilidade do time no Campeonato Brasileiro. Nos treinos desta semana, Felipão tem escalado os titulares com dois volantes e dois meias na área central do campo. Felipão tem 100% de aproveitamento com dois volantes, na Arena. Os jogos com dois meias vêm rendendo bons frutos. Ao mesmo tempo, há quem entenda que o esquema com dois volantes desestrutura o sistema defensivo da equipe. O que o leitor acha?

Na luta pela vaga

Para o jogo deste sábado, muitos desfalques. Além de Riveros, Zé Roberto e Alan Ruíz receberam o terceiro amarelo contra o Coritiba e desfalcam o time diante do Vitória. Logo, o Grêmio terá mudança tática.

Pará está pendurado com dois cartões amarelos e prometeu jogar tudo contra o Vitória. Não irá "tirar o pé", mesmo sabendo que corre o risco de não atuar no clássico GRE-nada. De qualquer modo, com desfalques ou não, precisamos somar os três pontos. A torcida deve comparecer à Arena, às 19h30, e apoiar o time do início ao fim. Neste momento, ocupando a sétima colocação, faltam dois pontos para ingressarmos na zona de classificação da Libertadores de 2015 e seguir na peleia.

Aos que só falam no desentendimento (já resolvido) entre Pará e Lucas Coelho, favor pararem de procurar pelo em ovo e arrumarem o que fazer. Grata.

Beijo Azul!