22 de outubro de 2014

Vitória feia e chorada

Grêmio 1  x 0  Figueirense


Primeiro Tempo: 1 x 0


Felipão optou por começar o jogo com Matheus Biteco no lugar de Fellipe Bastos. O Grêmio começou pressionando e dando trabalho ao goleiro adversário. Mas aos doze minutos, Grohe faz ótima defesa de chute forte no canto colocando a bola para escanteio. Logo depois, o Tricolor responde com cobrança de falta por Luan, que chuta por cima do gol. Aos 18 minutos, Barcos entra na área após passe de Zé Roberto, mas o bandeira erra e marca impedimento. O Grêmio pressiona muito mas o Figueirense consegue resistir. Com dificuldade para articular as jogadas, o time gremista sente dificuldades nas conclusões do ataque. Aos 36 minutos, Zé Roberto avança para dentro da área com a bola dominada. No carrinho, o adversário toca a bola com o braço: pênalti. Barcos bate com grande categoria alto e forte e faz 1 x 0.
O jogo no primeiro tempo foi pobre tecnicamente.  Falta uma articulação de qualidade que leve a bola mais bem trabalhada para o ataque. Luan deveria jogar na sua posição de origem e não como articulador. Ele cai muito de produção fora do lugar onde sabe jogar.

_____

Segundo Tempo: 0 x 0

Sem alterações, a equipe volta no mesmo ritmo, com o Grêmio buscando ampliar o placar. Em jogada espetacular de calcanhar, Barcos perde o segundo gol, que seria de placa. O Grêmio se impõe levemente ao Figueirense e cria as melhores alternativas. Mas um jogo que era para ser fácil, o Tricolor conseguiu tornar difícil. Aos 26 minutos, sai o Luan para a entrada do Wallace. O Grêmio passa a aceitar a marcação do time do Figueirense e não consegue se impor. Aos 40 minutos, entra o estreante Erik no lugar de Dudu. Rivaldo entra de maneira criminosa em Barcos e é expulso. Na prorrogação entrou Alán Ruiz, sabe-se lá por quê.
Não gostei do time. Muito volante para pouco adversário. Acho que o Grêmio pode fazer bem melhor que isso que vimos hoje. Mas a vitória veio a calhar. Feia e chorada. Ao estilo de Felipão.

_____

Como jogaram:

Marcelo Grohe: perfeito
Pará: o mesmo média 5
Geromel: perfeito
Bressan: eficiente
Zé Roberto: muito participativo
Riveros: cumpriu bem a missão
Ramiro: não justifica a titularidade
Matheus Biteco: não fez um bom jogo
Luan: fora de posição, não rende o que pode
Dudu:batalhador
Barcos: um dos melhores


Wallace: sem tempo
Erik: sem tempo
Alán Ruiz: sem tempo

Felipão: no seu lugar, eu daria o lugar de Dudu para Luan e não manteria Ramiro na titularidade.


_____

Arbitragem: Vinícius Furlan, auxiliado por Rogério Zanardo e Vicente Romano Neto. Foi como deve ser: não atrapalhar o jogo.