17 de outubro de 2014

Respostas aos torcedores - Parte II

Esta é a segunda de três parte dos questionamentos apresentados por torcedores ao blog. Deixamos de responder questões específicas sobre jogadores e profissionais contratados do Grêmio, por entendermos que não é adequado emitir publicamente avaliações deste tipo.
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10. Perguntas sobre patrimônio

Pontos abordados: Qual o planejamento patrimonial de curto e longo prazo do Grêmio? É possível adquirir a área em frente ao Barra Shopping e qualificá-la para que o sócio possa ter mais uma área de lazer? Ouço falar da ilha do Grêmio, mas nunca escutei uma proposta para recuperação da área e uso mais intensivo pelo clube e os seus associados? O terreno próximo a ponte do Guaíba onde historicamente se encontra o totem de campeão do mundo é do Grêmio? Qual a sua área e qual o seu uso no dia-a-dia? Por fim, quando o CT de Eldorado do Sul estará completamente equipado e apto para uso das categorias de base e dos profissionais?

Resposta: O Grêmio está dando um salto quantitativo e qualitativo muito grande em seu patrimônio. A Arena, o CT Luiz Carvalho, as novas instalações administrativas, o novo Quadro Social, a área Consular e a Central de Relacionamento são áreas novas que demandaram investimento de vulto para serem equipadas. Além disso, temos a área do Cristal, onde funciona a Escolinha do Grêmio, a Ilha do Grêmio, o CT de Eldorado do Sul. A gestão adequada deste patrimônio exigirá profissionalismo para que seja mantido. Alguns desses bens precisam ser administrados com vistas a que gerem recursos para o Clube. À medida que o fluxo de caixa permitir, investimentos devem ser feitos nas propriedades mais antigas, melhorando as suas condições de uso e exploração. A área citada, localizada em frente ao Barra Shopping, é do Grêmio. Trata-se de um terreno muito valioso, para o qual existe um belíssimo estudo de ocupação urbanística. Certamente num futuro não muito longínquo, poderá ser mais um motivo de orgulho para nós gremistas. A Ilha do Grêmio apresenta características peculiares, pois há que se observar tratar-se de bem imóvel sujeito à legislação específica (é uma ilha). Existem estudos de ocupação e exploração na área em fase ainda incipiente. Na área do totem passará a funcionar o Instituto Geração Tricolor - IGT, que vai atender crianças submetidas a vulnerabilidade social. É uma ação social do Grêmio, que vai ajudar na superação das carências existentes no bairro que nos acolheu. O CT de Hélio Dourado, de Eldorado do Sul, será equipado à medida que se consigam os recursos financeiros necessários. É uma área muito valorizada e, nos próximos anos, será transformado num centro modelar de formação de jogadores.

11. Relação com a TV

Pontos abordados: Pelo tamanho da torcida, utilizando como base diversas pesquisas feitas, merecemos ganhar uma parcela maior que a de clubes com torcida inferior. Alguma ideia pra conseguir uma repartição mais igualitária das cotas de TV no futuro ou teremos que aceitar a "espanholização" do futebol brasileiro? Horários de jogos. O pay per view dá dinheiro significativo pro time a ponto de valer a pena a perda de marketing em não ter jogos na TV aberta nunca? Grêmio TV, algum plano? Existe algum estudo para passarmos a Grêmio Rádio para o AM/FM?

Resposta: A repartição das cotas da TV é uma discussão permanente. O modelo está cristalizado e, no momento, os clubes não têm força para rompê-lo. O fim do Clube dos 13 concorreu muito para isso. O horário dos jogos é uma questão comercial. Como a TV compra os direitos, prepara a grade em função dos seus interesses, considerando a sua grade de programas que tem novelas, seriados, filmes etc. Os melhores horários para os jogos podem divergir se olhados do ponto de vista da TV e do torcedor que vai ao estádio. Esta é uma realidade difícil de alterar. O que se pode fazer é cobrar equilíbrio na distribuição dos jogos entre os clubes. Ainda assim, os dois clubes com maiores torcidas serão privilegiados nos horários considerados nobres. O Grêmio subiu 2 posições no pay per view, passando a situar-se para 2015 na 5º posição na distribuição dos recursos desta modalidade. Nossos vizinhos são o 10º. Receberemos mais de R$ 20 milhões em 2015, algo como R$ 5 milhões a mais do que eles. Temos planos para ampliar a Grêmio TV, o Grêmio já possui programas na Premiere. Estamos desenvolvendo, também, outras novidades relacionadas à transmissão de jogos para 2015. Estas, por enquanto, não podem ser divulgadas.

12. Plano de gestão da oposição

Pontos abordados: Vi um programa na Band, no qual foram mostrados erros e colagens no plano da oposição. Também falou-se que o plano da oposição tem trechos copiados de um artigo. Podes esclarecer isso melhor? E o plano de gestão da situação?

Resposta: No programa da Band e durante a campanha, a oposição insistiu que apresentava um plano novo, escrito nos últimos meses por mais de 100 pessoas. No programa da Band TV, apenas mostramos que o plano não era tão novo (acesse o plano aqui). Na verdade é uma reedição quase literal do plano da eleição anterior (clique e compare). O que apontamos foram falhas na revisão que mantiveram no "novo documento", por exemplo: a) na página 6, referência ao biênio 2013/2014 (esta eleição é para o biênio 2015/2016); b)  na página 10, o texto "o Clube contará, a partir de dezembro de 2012..." como se 2012 fosse um ano a transcorrer, sendo que estamos em 2014; c) na página 4, um organograma com dois Conselhos de Administração. Estes são alguns exemplos do que foi mostrado no programa de televisão. A cópia de dois parágrafos de um artigo de 2004 existe, com a substituição de poucas palavras para adaptá-lo ao contexto do Grêmio. O texto original, de 2004, faz referência ao estádio do Manchester (confira a página 10, do original). O texto colado inicia no parágrafo "A grande mudança... e vai até "... loja de produtos", no parágrafo seguinte (confira o texto na página 10 do plano). Nós seguimos o Planejamento Estratégico do Clube, suas políticas e diretrizes. Foi aprovado pelo Conselho Deliberativo e é obrigação estatutária do CA segui-lo.

13. Quadro Social

Pontos abordados: Qual será a ação para aumentar o número de sócios?

Resposta: O Quadro Social teve um "boom" nos meses que antecederam a inauguração da Arena. Vivemos um momento mágico de euforia com o novo estádio. Gradativamente, alguns associados deixaram de pagar, em parte pelo valor das mensalidade. A nossa gestão teve a sensibilidade de não aumentar o valor das mensalidades, que são consideradas altas por uma parcela dos associados. Paralelamente a isso, o contrato de cessão onerosa original não permitia que o Grêmio repusesse os associados desistentes. Isso fez com que o número de locatários caísse. Diversamente ao número exagerado divulgado pela campanha da oposição, perdemos cerca de 5.800 locatários. É um número relevante, mas um terço daquele apregoado. Aqui, é preciso fazer um parênteses: a renegociação levada a termo pela gestão atual trouxe inúmeros benefícios ao Clube. Há, por exemplo, expressivos ganhos financeiros, que ultrapassam R$ 350 milhões nos 20 anos da parceria. Dentre os benefícios de ordem geral, conquistamos a possibilidade de repor os locatários desistentes. Com isso, já conseguimos recuperar parte do Quadro Social. A conclusão das negociações para recuperarmos a gestão da Arena vai possibilitar uma verdadeira campanha para aumento do número de sócios. Estamos realizando um estudo que vai revolucionar o modelo de ocupação da Arena. As modalidades e a dinâmica do modelo em estudo irá surpreender a todos. Outro instrumento importante para captarmos novos sócios serão as Arenas Virtuais. Com elas, o sócio que paga por puro amor ao clube, pois não consegue vir aos jogos, irá obter uma contrapartida à sua paixão. Poderemos ter, também, uma modalidade de Sócio Arena Virtual, que dará acesso exclusivamente àqueles ambientes, com valor reduzido em relação ao associado que acessa o estádio. Será uma ferramenta extraordinária para aumentarmos o QS. A rede de franquias, que começou com a Hamburgueria 1903, aos poucos terá penetração no interior e em outros estados. Outros negócios estão em gestação, todos tendo como uma das premissas a garantia de descontos aos sócios. Também será ferramenta importante para atrair novos associados. Nesta gestão, o marketing do Grêmio acordou e o seu foco é agregar valor para os sócios, obtendo retorno financeiro para o Clube. Estas são algumas possibilidades que se apresentam como ferramentas para aumentar o nosso Quadro Social.

14. Finanças

Pontos abordados: O Grêmio tem ou não uma meta para diminuir a folha salarial? Em quanto está a folha hoje (incluído direito de imagem e arena) e em quanto pretendem reduzir? Quais são as alternativas de longo prazo que serão deixadas de legado pela atual gestão e qual o impacto dela para estabilização da dívida, mostrada pelo relatório BDO? Como será a busca por novas receitas?

Resposta: Não é necessário recorrer a relatórios externos para analisar os números do Grêmio. Os balanços e balancetes estão disponíveis no site oficial. Iniciamos o planejamento da gestão, no final de 2012, com o firme propósito de montar um time para buscar o Tri-campeonato da América. Tínhamos os dados do orçamento de 2013. Com base nisso. foram feitos investimentos com a contratação de jogadores. Quando iniciou a gestão, verificamos que já haviam sido antecipados R$ 59 milhões das receitas da nossa gestão. Afora isso, no decorrer dos meses, verificamos a existência de dívidas e comprometimentos que eram desconhecidos até mesmo do Conselho Deliberativo. Quando se contrata um jogador, não há como dispensá-lo em meio ao contrato, a menos que haja um negócio com o qual o atleta concorde. Desta forma, a redução da folha salarial é um processo que consome meses, às vezes anos (herdamos contratos longos e caros). No ano de 2014, o processo de ajuste iniciou de forma drástica. O trabalho feito no Departamento de Formação (ou Categorias de Base) começa a apresentar resultados. A folha salarial foi reduzida e será ainda mais em 2015, ajustando-se aos fluxo financeiros do Grêmio. Hoje, trabalhamos com patamares próximos a dezembro/2012. Os números estão nas demonstrações: em 2012, foram gastos R$ 91,0 milhões com o futebol profissional (média mensal de R$ 7,6 milhões); neste ano, até junho, o custo foi de R$ 47,4 milhões (média mensal de R$ 7,9 milhões). Com a utilização de atletas mais jovens, vindos da Base, vai diminuir mais. A política de trazer jogadores pré-prontos, também ajudou a irrigar o fluxo de caixa do Clube. Incompreensivelmente, esta política é criticada. De outra parte, fizemos investimentos patrimoniais de vulto nestes 2 anos (área administrativa, Quadro Social, CT Luis Carvalho, Memorial...). Foram quase R$ 20 milhões gastos em obras. Tudo isso impacta o balanço. Estamos vivendo uma época de dificuldades, mas sementes foram e estão sendo lançadas. Os frutos virão. Há três pilares sobre os quais poderemos avançar muito: aumento do número de sócios, formação de atletas e exploração da marca Grêmio, através de redes de franquias. Este último tem uma expansão mais lenta, mas formará um fluxo de receitas estáveis e crescentes impensável há 2 anos. Gerido com responsabilidade, em 3 anos, o Grêmio viverá outra realidade financeira. Teremos equilíbrio orçamentário e estabilidade financeira.

15. Categorias de base

Pontos abordados: O trabalho de buscar jovens talentos pela América inteira, seguirá ou foi deixado de lado após os primeiros atletas, aparentemente, não terem dado certo? O que está sendo feito?

Resposta: Onde houver atletas com potencial que possam ser trazido para a Base, iremos buscá-los. As Categorias de Base do Grêmio passaram por uma verdadeira revolução no biênio 2013/2014. Quando a gestão Fábio Koff assumiu, o número de atletas médio por grupo da Base era de 45. Hoje se trabalha com média de 30 nos mais velhos e um máximo de 35 nos menores. O alojamento único deu grandes ganhos. A partir do momento que os atletas estão alojados, consegue-se dar igualdade de condição técnica. Todos dormem no mesmo horário, acordam no mesmo horário, fazem as 6 refeições por dia. Há uma melhora no desempenho de todos. A concentração dos atletas em um único local permitiu que melhorássemos o acompanhamento da formação técnica, além de obtermos ganhos na área psicossocial. Tínhamos atletas distribuídos em 12 alojamentos, hoje é apenas 1. Havia 70 alunos alojados, hoje temos 150 e capacidade de alojar 175. Atletas de Porto Alegre, com vulnerabilidade social, não podiam ser alojados, o modelo não permitia. Jovens com 18 anos não eram alojados. Recebiam ajuda de custo para alugar apartamentos. Sem acompanhamento próximo, muitos eram tragados pelo álcool e pelas drogas. Os alunos eram distribuídos em 9 escolas de Porto Alegre, hoje são apenas 2 em Eldorado do Sul. Com a política atual, a repetência escolar caiu de 45% para 5%. As relações com empresários, sempre tão obscuras, hoje são transparentes e disciplinadas. As parcerias e os contratos são todos auditados. Não há favorecimento a nenhum empresário. Inclusive, o número de pais que cuidam das carreiras dos atletas subiu de 15% para 48%, através de um trabalho de incentivo da atual gestão. Ou seja, quem cuida da carreira de metade do nosso elenco são os pais e não terceiros. Os empresários que trazem jogadores para a Base do Grêmio, hoje, têm uma posição muito clara, sobre o sistema metodológico, comercial e econômico adotado. O Grêmio tem como regra não ser minoritário em nenhuma ação. A nossa política tem, como regra, determos, no mínimo, 60% dos direitos econômicos dos atletas que chegam ao Departamento de Formação. Os empresários se enquadram no que o Grêmio define e não o contrário, como era antes. Aliás, hoje, não precisa ter empresário para jogar nas CB do Grêmio. Se a família quer contratar um empresário para cuidar da carreira é um direito seu, mas, na gestão Fábio Koff, empresário não garante titularidade. As CB são hoje uma área vital dos clubes. Este assunto exige profissionalismo. Não é admissível atuar nas CB com base no “achismo”. Cabe citar alguns nomes para que se avalie melhor o trabalho que vem sendo feito. Jogadores oriundos da Base que estão nos profissionais: Tiago, Wallace, Luan, Everton, Lucas Coelho, Léo, Lucas Costa, Breno, Biteco, Bressan, Ramiro e Júnior. Atletas que estão na Transição: Canhoto, Marcos Paulo, Balbino, Nicolas, Erik, Tyroane e Luiz Felipe. Atletas promissores, em finalização: Artur, Lima, Raul, Moises, Felipe Ferreira, Lucas Gabriel, Megueba e Dener. Os números mostram a revolução. Hoje somos modelo no país.
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Respostas de Odorico Roman a perguntas de leitores do blog.

(Será continuado)