16 de outubro de 2014

Respostas aos torcedores - Parte I

Agradecemos a todos os leitores que enviaram perguntas. Foram muitos questionamentos, tanto na caixa de comentários, quanto por e-mail. As respostas serão apresentadas em três posts. Como há questões recorrentes, as perguntas foram respondidas por blocos de assuntos correlatos e não nominalmente. Esperamos ajudar no esclarecimento de questões relacionadas à gestão e à realidade do Grêmio.
_____

1. Eleição

Pontos abordados: O que a chapa do Romildo esta fazendo para divulgar a campanha ou aparecer mais?

Resposta: Estamos utilizando os canais à disposição: contatos com veículos de comunicação, redes sociais e reuniões com associados.

2. Consulados

Pontos abordados: Consulados como instrumento de aproximação com o torcedor, captação de novos sócios e venda de produtos. Como a direção gremista ajuda e pode ajudar mais os consulados?

Resposta: É inegável a importância dos Consulados. O potencial precisa ser mais explorado e será na próxima gestão, com a vitória da Chapa 4. Um exemplo de ação em andamento pode ser citado. Estamos finalizando a modelagem de um negócio novo que vai revolucionar o relacionamento com o sócio do interior e de outros estados: as Arenas Virtuais. Trabalhamos nisso desde o início da gestão, Possivelmente a primeira unidade será inaugurada em Santa Maria, nos primeiros meses de 2015. Trata-se de local ambientado como uma Arena, com telão onde passarão jogos do Grêmio, possivelmente uma Hamburgueria 1903, uma loja Grêmio Mania e um espaço para o Consulado. O conceito de Arena Virtual, mais uma inovação desenvolvida inteiramente pelo marketing do Grêmio, oferecerá ao sócio que paga para ajudar o Clube e não pode vir aos jogos em Porto Alegre uma retribuição à sua paixão. Esta é uma das propostas que temos que irão aumentar a sinergia Clube/Sócios/Consulados.

3. FGF

Pontos abordados: O Grêmio está agindo para neutralizar o poder do rival no comando da FGF?

Resposta: Sem dúvida, este é um assunto que merece atenção. Historicamente o rival comanda a Federação. Temos agido para coibir certas ações. Um exemplo recente foi a tentativa de "melar" o campeonato Sub-20 numa questão envolvendo o São José. Agimos com muita firmeza. Hoje, a taça está na nossa galeria de troféus. Há algumas ações em curso e outras já efetivadas, as quais preferimos não divulgar.

4. Relação com imprensa

Pontos abordados: Há jornalistas que atacam sistematicamente o Grêmio, qual será a atitude da diretoria?

Resposta: São maus profissionais que o mercado acaba por julgar. Perdem credibilidade. Quando a direção entender ser necessária uma intervenção, fará, como já fez. Algumas vêm a público, como, por exemplo, o caso envolvendo Vargas num acidente automobilístico, porque o episódio exigia. Outras não são divulgadas, mas há diversas intervenções esclarecendo fatos e cobrando profissionalismo de alguns representantes da imprensa.

5. Calendário

Pontos abordados: Continuaremos a ser passivos em questões que envolvem nosso calendário?

Resposta: O calendário do futebol brasileiro vem sendo questionado sistematicamente pelos clubes e outras entidades vinculadas ao futebol. Nesta semana, por exemplo, voltou a ser debatido em reunião realizada pela TV Globo em São Paulo. Esta questão tem dois lados. Férias a partir do início de dezembro, com pré-temporada longa, gera um hiato de quase 60 dias sem futebol. O PPV pode sofrer queda na arrecadação. Este período precisa ser preenchido com programação que mantenha as assinaturas ativas. É preciso encontrar uma forma que contemple os interesses técnicos e os financeiros. Pequenas mudanças já irão ocorrer na próxima temporada. Aos poucos, se chegará a uma formatação que equilibra as duas faces da questão.

6. SAP

Pontos abordados: O que mudará no Grêmio e quanto tempo levará para que o software alemão comece a dar algum resultado?

Resposta: Foram adquiridas duas soluções. Uma delas é o software de gestão, composto, principalmente, pelo ERP. Este software, integrado com outros módulos, como o CRM, vai representar uma melhoria extraordinária nos processos do clube, tanto no nível operacional, quanto no de geração de relatórios gerenciais. A cultura administrativa do Grêmio mudará radicalmente. Os profissionais terão condições de se aperfeiçoarem e se tornarem diferenciados no mercado. Bem implementado, o ERP tornará o Grêmio referência em gestão no Brasil. Estamos no limiar de uma mudança que marcará época. A segunda solução é uma aplicação para o futebol. Ela tornará possível aperfeiçoar fundamentos, disposição tática dos jogadores, preparação para jogos, análise de times adversários. É uma gama muito grande de possibilidades. Será outra onda revolucionária no clube, esta no campo do Futebol Profissional e da Base. O primeiro pacote levará em torno de 12 meses para ser implementado. O segundo deve estar concluído até o final de janeiro. A partir destes prazos, os resultados aparecerão paulatinamente.

7. Homens do futebol

Pontos abordados: Quem sera o responsável pelo futebol caso a Chapa do Koff ganhe a eleição? Fala-se que o próprio Koff será o vice de futebol. Tenho muito respeito por ele, mas ele não tem mais condições de cuidar de um vestiário ou viajar para fazer contratações, então quem sera esta pessoa? Precisamos de um cara que chute a porta. Iremos aproveitar alguma ideia/projeto dos outros candidatos?

Resposta: Com a Chapa 4 vitoriosa, a estrutura do futebol a partir de 2015, terá Fábio Koff como Vice-Presidente de Futebol e Duda Kroeff como seu assessor direto. O presidente Koff tem, sim, saúde para executar a função, com toda a sua sabedoria, experiência e inteligência. Ele viajou muito acompanhando o time neste últimos 2 anos. Quem diz o contrário falta com o respeito a um homem que deu contribuições inestimáveis ao Clube. Antes, nas conquistas de campo; agora, nas questões patrimoniais e financeiras, com as negociações levadas a termo para mudança do contrato de cessão onerosa e as recentes tratativas para assumirmos a gestão da Arena. A expressão "chutar a porta do vestiário" é um termo mais do folclore do que da realidade. Tivemos recentemente dirigentes que aparentavam ser do tipo chuta-porta. Nada ganhamos. A condução do vestiário exige pulso firme, cobrança de responsabilidades, definição de objetivos claros, união do grupo e motivação para alcançar as metas estabelecidas. A dupla Fábio Koff e Duda Kroeff reúne todas as condições para bem conduzir os assuntos do vestiários. Ideias novas sempre são bem vindas, desde que sejam factíveis e aplicáveis.

8. Centros de Treinamento

Pontos abordados: Há anos se diz que o CT do Grêmio seria em Eldorado do Sul. Ao ser iniciado o projeto Arena, optou-se por construir um CT novo, sobre um terreno que nem é do Grêmio. Diante disso, a minha pergunta: há intenção de adquirir o atual CT definitivamente? E quais os planos da nova administração para o CT de Eldorado?

Resposta: O CT Luiz Carvalho está entre os 3 melhores centros de treinamento de futebol da América Latina. O valor investido no local foi muito grande. Algumas pessoas olham as obras sendo inauguradas e dizem: "Isso já estava tudo definido antes". Sim. estava definido. Faltava "apenas" fazer e pagar. Só isso. O esforço que fizemos neste dois anos, com as limitações financeiras impostas ao fluxo de caixa do clube foi muito grande. Conseguimos concluir a maioria das obras. Acredito que o CT Luiz Carvalho será totalmente incorporado ao patrimônio do Grêmio muito breve. A área de Eldorado do Sul é uma imóvel de grande valor. Havendo um volume de recursos razoável, que será buscado, transformaremos aquele local num centro de treinamentos modelar para as categorias de base. Teremos então um complexo de centros de treinamentos invejável no cenário do futebol na América.

9. Fundo de investimentos

Pontos abordados: O fundo para investimento em atletas de R$ 100 milhões, ideia da eleição passada, será finalmente posto em prática? Estão trabalhando para a formação do mesmo?

Resposta: Na eleição anterior realmente estava prevista a formação de dois fundos de investimentos. Logo após a nossa posse, começamos a trabalhar para viabilizar o que seria uma fonte importante de recursos para o Grêmio. O modelo buscado era o fundo mantido pelo Santos F. C. Contactamos administradores de fundos para avançar nos estudos existentes, dentre os quais a BB-DTVM, maior administradora de fundos da América Latina. Dois fatos obstaculizaram a formação proposta. Logo no início de 2013, o fundo do Santos foi impedido pela CVM de continuar captando recursos (ver matéria). Paralelamente, a BB-DTVM desaconselhou a formação dos fundos pretendidos, pela mesma razão: a FIFA estudava proibir a participação de alístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,fifa-da-um-duro-golpe-nos-investidores-de-jogadores,1566939O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o investidores nos direitos econômicos de jogadores. O patrimônio de um fundo formado com este tipo de lastro poderia ser zerado da noite para o dia, lesando os investidores. O risco projetado pela BB-DTVM acabou por se confirmar neste final de setembro (veja matéria). Assim, este tipo de fundo não poderá ser formado.
_____

Respostas de Odorico Roman a perguntas de leitores do blog.

(Será continuado)