17 de outubro de 2014

Respostas aos Torcedores - Parte III (Final)

Estas respostas compõem a parte final desta série de perguntas feitas por leitores do blog.
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16. Cláusula de barreira

Pontos abordados: O que pensa da famigerada cláusula de barreira e do tempo de mandato atual da presidência? Apoia uma modificação de ambos?

Resposta: Vou considerar separadamente a cláusula de barreira para a eleição dos Conselheiros do Clube da cláusula de barreira que "aprova" as chapas concorrentes ao Conselho de Administração. Faço isso, porque tenho posições diversas em relação a elas. Penso que na eleição dos Conselheiros é possível termos o processo sem percentual a ser transposto pelas chapas, elegendo-se os Conselheiros proporcionalmente às votações obtidas pelas chapas. Nas eleições para escolher o Presidente do Grêmio, entendo que deve haver uma votação que legitime a chapa para ser apresentada aos associados. Isso não ocorrendo, poderíamos ter eleições no Grêmio com 5, 10, 20 candidatos concorrendo à presidência. Na minha opinião, um pleito nestas condições não fortalece o Clube. Sobre o tempo de duração do mandato, defendo 3 anos para o Conselho de Administração, em eleições coincidentes com as do Conselho Deliberativo. Infelizmente, conselheiros eleitos em chapas que fizeram disso "bandeira programática" na última eleição votaram contra quando o assunto passou pelo Conselho Deliberativo.

17. Marketing e torcida

Pontos abordados: Os esportes aqui nos EUA tem campanhas de marketing fortíssimas para atrair o torcedor mais fanático e o menos fanático. Esse ano fui em vários eventos aqui na cidade de Charlotte para a abertura da temporada, jogo de abertura, jogo de encerramento, etc. Todas as festividades foram dentro e fora do estádio, buscando a fidelização e para atrair o entusiasmo do torcedor. No Brasil isso é pouco explorado, houve algo similar com as fan fest durante a copa. O Grêmio poderia investir forte nesses quesitos e assim trazer o torcedor mais perto do clube. Existe algum plano para aumentar a fidelização que seja algo inovador e que não seja apenas fazer mais do mesmo? Gostei da ideia dos jogadores ligar para os sócios! Isso foi inovador mas atingiu um nicho pequeno.  O que será feito do cadastro do Exército Gremista?

Resposta: O cadastro do Exército Gremista é continuará sendo referência para ações do relacionamento. O marketing do Grêmio renasceu nesta gestão. As ações empreendidas valeram ao nosso executivo Carlos Alberto Carvalho o prêmio "Melhor Executivo de Marketing de Clube de Futebol do Brasil", promovido pela BrSM (Brasil Sport Market). Já citamos algumas ações em outras respostas. Por exemplo, as Arenas Virtuais e as redes de franquias vão ajudar na fidelização dos associados, através da entrega de uma forma de retribuição do Clube.

Nosso marketing tem muito claro o que queremos para o Grêmio. Operamos 2 vetores:
a) Gestão da Marca (branding), cujo objetivo é fortalecer a marca por meio de estratégicas e ações, alimentando o sentimentos de paixão, significado e envolvimento junto aos seus públicos;
b) Gestão Comercial, através da qual se identifica necessidades e desejos dos fãs e simpatizantes, desenvolvendo ações, produtos e serviços adequados a satisfazê-los.

A construção do valor da Marca Grêmio (cuja avaliação pela BDO alcançou um patamar de R$ 478,5 milhões em 2014, um salto de R$ 162,4 milhões em relação ao valor atribuído no início desta gestão) é feita por um leque de ações planejadas.
(A) Ativações Institucionais: o objetivo é fomentar a percepção de presença e expansão da marca, trabalhando de forma intensa o conceito de posicionamento da marca no cenário mercadológico no qual ela está inserida (Ex: ações que o marketing do clube desenvolveu durante a Copa do Mundo);
(B) Ativações relacionais: são ações cíclicas que visam gerar engajamento e lealdade à marca junto aos fãs e simpatizantes (Ex: ações com uso de jogadores em momentos especiais, o uso interativo permanente das plataformas de mídias sociais (o Grêmio é hoje o clube do sul do Brasil com maior número de seguidores, aproximadamente 2 milhões de pessoas), instrumentos de comunicação próprios como Guia da Partida, Revista 1903, Grêmio TV, Grêmio Rádio, entre outras);
(C) Ativações Comerciais: o foco é obter retorno financeiro pelo uso da marca associada a produtos e serviços que gerem recursos financeiros no curto, médio e longo prazos.
Estas ativações estão lastreadas em 4 grupos de fontes de receita: 1) a primeira são as receitas advindas do chamado match day. Incluem-se neste contexto as receitas provenientes da venda de ingressos, alimentação (catering) e exploração comercial no estádio (placas, sinalizações, ações promocionais...), loja do clube etc. Na situação atual, temos algumas dessas portas de entrada bloqueadas; 2) a segunda fonte refere-se aos direitos de transmissão dos jogos por televisão; 3) a terceira, são receitas geradas pela venda de patrocínios e contratos de licenciamento da marca para produtos e serviços. Neste pilar, o Grêmio apresenta-se, hoje, reconhecidamente, como o clube mais inovador do Brasil. Alguns exemplos que atestam este reconhecimento são a Hamburgueria 1903 (o Grêmio é o 1º clube de futebol do mundo a criar sob forma de licenciamento um rede de fast food); Greminis – a turma da Arena Azul (igualmente inédito até o momento no cenário de clubes de futebol no Brasil); Naming Rights da Pré-temporada (pela primeira vez no Brasil um clube criou e comercializou os direitos de nome do evento “pré-temporada do futebol profissional”. Geramos um novo ativo ao clube e, certamente, crescentes receitas ordinárias a partir da sua consolidação no mercado); Arena Virtual (este é um projeto de licenciamento fomentado desde o início da gestão. Questões de modelagem operacional do produto, bem como o cenário contratual e das relações do clube com a Arena retardaram a consolidação efetiva deste projeto inovador. Agora, estamos muito próximos de poder consolidar e anunciar a estruturação da primeira Arena Virtual no Rio Grande do Sul); 4) a quarta fonte de receita que compõe o elenco das Ativações Comerciais é a advinda do Quadro SocialAqui, um parêntese especial. Desde o início desta gestão a estruturação contratual da Arena engessou a possibilidade de expansão de sócios locatários de cadeiras. Assim, não podíamos colocar novos sócios, nem sequer repor perdas, processo normal na dinâmica associativa de clubes de futebol. Agora, a partir do novo aditivo recentemente assinado, começamos um processo de integração de novos sócios ao quadro de sócios locatários, já tendo agregados, em curto espaço de tempo, cerca de 1.000 novos sócios nesta modalidade. Com a consolidação da gestão da Arena pelo clube, estamos prontos para lançar uma campanha associativa de forma intensa e massiva. Cabe lembrar, também, que mesmo com as dificuldades referidas, o Grêmio deve fechar o ano como uma das maiores – se não maior – receita advinda do quadro social de clubes brasileiros, superando o montante de R$ 50 milhões. Sabemos que há mais a ser feito e estamos trabalhando para avançar mais.

18. Arena - estrutura e entorno

Pontos abordados: Qual o status do Museu e da Grêmio Mania Megastore? E o naming rights da Arena, não tem previsão ou um interessado pra fecharmos esse contrato? O que o Grêmio vai fazer pra pressionar o poder público pra melhorar aquele entorno da Arena? Por que as áreas comerciais na Arena não evoluem? O Grêmio não pensa em fazer uma parceria, por exemplo, com uma AGE, para que ocorram mais eventos e shows na Arena? A questão do check incheck-out será válida para todos ou privilegiará setores determinados?

Resposta: Recentemente foi inaugurada uma loja Grêmio Mania no lado Oeste da Arena. O Museu e a Grêmio Mania Megastore serão inaugurados em 2015. Os naming rights da Arena é propriedade da Arena Porto Alegrense, Este ativo envolve condições mercadológicas difíceis. A conjuntura é de retração. Nem mesmo os estádios da Copa conseguiram vender naming rights. Cabe ao Grêmio auxiliar a Arena Porto Alegrense na busca de interessados. Não desistimos e quando houver o resgate da gestão do estádio saberemos encontrar um caminho que nos dê retorno neste item. Nunca deixamos de dialogar com o poder público a respeito do entorno da Arena. Houve situações conhecidas dos leitores, que prejudicaram os avanços. Mas iremos resolver com diálogo e usando a capacidade de negociação que temos. Da mesma forma que os naming rights, a comercialização das lojas é atribuição da Arena Porto Alegrense. Até meses atrás, não havia "Habite-se". Não divulgávamos este fato para não prejudicar a imagem do estádio. Sofremo críticas infundadas por isso, inclusive de pessoas que deveria conhecer esta realidade. O Grêmio pode auxiliar e auxilia a Arena na locação dos espaços. O pleno uso da Arena como casa de espetáculos depende da instituição de uma gestão profissional, que conheça o mercado. Chegaremos lá. Sobre o processo de check in o que podemos dizer é que o contrato atual dos locatários de cadeiras lhes dá o direito de ingressar no estádio sem nenhum outro pré-requisito que não seja estar com a mensalidade em dia. O Clube não pode impor unilateralmente a obrigatoriedade do locatário avisar que vai ao jogo. O check out é uma sistemática que se mostra pouco efetiva. O resgate da gestão do estádio vai nos permitir implementar um novo modelo de ocupação da Arena (já referido na resposta do item 13), que vai solucionar definitivamente esta questão.

19. Futebol profissional

Pontos abordados: Os resultados em campo estiveram na média do que o Grêmio vem apresentando nestes últimos anos. O que faltou, na sua visão, para que o Grêmio tivesse resultados mais expressivos? Qual o perfil de jogadores pretendidos para a próxima temporada? A gurizada que foi campeã Sub-20 será devidamente aproveitada?

(Observação:  Foram retiradas questões particulares de contratos e opiniões específicas sobre profissionais que prestam serviços ao Grêmio)

Resposta: No ano passado fomos vice-campeões do Brasileiro. O desempenho do Cruzeiro foi anormal, nos alijando da disputa. Na Libertadores deste ano fomos derrotados pelo campeão, nos pênaltis. É certo que a falta de títulos incomoda. Precisamos ganhar títulos. Com o trabalho que está sendo feito, eles virão, é questão de tempo. O planejamento do futebol profissional prevê um grupo de 30 jogadores. O Grêmio tem participação nos direitos econômicos de cerca de 60 jogadores profissionais. Os direitos dos excedentes serão negociados ou os jogadores emprestados, para o grupo ser mantido com o número de 30, que é considerado ideal. Para 2015, a ideia do Futebol Profissional é mesclar experiência com a juventude oriunda da Base. Este trabalho, na verdade, já começou. Jovens estão subindo da Base e novos estão sendo formados (ver questão 15). Muitos jogadores campeões pelo Sub-20 estão sendo preparados para subirem aos profissionais.

20. Aquisição da Arena

Pontos abordados: A questão Arena está próxima de ser resolvida? Tem estudo de viabilidade financeira? Como se dará a nova gestão da Arena e as áreas comerciais? Podemos esperar que a mesma "bombe" comercialmente, com a exploração das lojas? Quanto tempo até o final do imbróglio da Arena (corre-se o risco de não dar certo se a oposição vencer)? Fala-se hoje da aquisição da Arena por 480 milhões. Qual é a previsão de caixa que o futuro gestor vai dispor para iniciar o ano? As dívidas de curto prazo estarão quitadas? Quem seria o grande avalista deste negócio? Quem dará as garantias?

Resposta: Embora este assunto tenha surgido com mais força nos últimos dias, desde o início da gestão era o objetivo desta diretoria. O Presidente Fábio Koff tomou a tarefa de devolver ao Grêmio a propriedade plena de um estádio com uma determinação e uma energia que impressionam. Ele é um obstinado quando luta por aquilo que acredita. Há meses o assunto vem sendo tratado com a OAS. Nos últimos dias, o Conselho de Administração e a OAS chegaram a um acordo sobre os valores, os prazos e as garantias. Sobre o processo de remessa do assunto ao Conselho Deliberativo, não se entende a surpresa expressa por alguns. Quando houve a negociação do 3º Aditivo, o rito foi exatamente este: 1) o CA fechou a negociação; 2) pediu-se a convocação do CD; 3) o CD conheceu os termos; e 4) o CD votou. É o que se inicia a fazer agora. A rigor, a parte que ainda não disse que quer o negócio é o Grêmio. Só o Conselho Deliberativo tem poder para aceitá-lo. Uma vez aceitos os termos pelo Grêmio, as partes darão o encaminhamento junto a terceiros. É assim que deve ser e é assim que será. Não há outro rito possível. Desta forma, pode-se dizer que este assunto está muito próximo de ter um desfecho. Foram feitas simulações de capacidade de pagamento e a proposta é compatível com a capacidade de pagamento do Grêmio. É importante esclarecer que, ao contrário do que dizem alguns desinformados, o Grêmio não assumirá o financiamento tomado pela Arena Porto Alegrense junto a bancos, com recursos do BNDES. Portanto, esqueçam as bobagens que transportam este custo às finanças do Grêmio. São os antigos secadores da imponência de Arena, agora na versão "ter estádio próprio é ruim". O que há de real é que assumiremos os custos de operação da Arena e teremos todas as receitas geradas pelo estádio: rendas de jogos, naming rights (se for negociado), locações etc. Temos plena ciência que a gestão do novo estádio é completamente diferente da gestão do Estádio Olímpico Monumental. Teremos uma equipe de profissional qualificados, capitaneados por um CEO contratado no mercado, com todas as qualificações necessárias para conduzir o grupo de executivos, sob a orientação do Conselho de Administração. Os número "informados" por alguns setores da mídia não são reais. O montante envolvido é menor do que R$ 480 milhões. Porém, não será divulgado por nós, por ser um assunto de economia interna do Clube. Os Conselheiros receberão todas as informações necessárias. Muitos números sobre o endividamento do Grêmio são distorcidos. A situação econômica do Clube exige muita responsabilidade, mas há erros grosseiros sendo cometidos. O negócio tem dois lados de garantias: um envolve OAS e os bancos credores do empréstimos (o qual não é e não será de responsabilidade do Grêmio); o outro, diz respeito às garantias oferecidas pelo Grêmio à OAS, para pagamento das anuidades do acordo. Saliente-se que os pagamentos a serem assumidos são similares aos existentes no acordo da cessão onerosa e não há nova ou maior complexidade sobre isso.
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Respostas de Odorico Roman a perguntas de leitores do blog.

Comentários (48)

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A resposta da questão 20 deixa claro o desconhecimento do candidato Homero Bellini sobre a negociação da Arena. Lamentável um sujeito que pretende ser presidente de um clube com a expressão do Grêmio falar tantas bobagens por aí sem conhecimento de causa. Parabéns à atual direção que faz um trabalho sério , correto e inteligente.
Me pergunto se os naming rights não poderiam ser oferecidos à própria OAS como parte do negócio, já que pra eles faz mais sentido dar nome ao estádio que qualquer outra empresa. A Arena é símbolo da capacidade da OAS em sua atividade principal.
2 respostas · ativo 542 semanas atrás
Já não chega a flauta dos colorados chamando de Arena OAS, imagina com o nome deles.
Sinceramente os colorados pode chamar do que quiserem isso é o que menos importa. O q interessa é a renda gerada e o pagamento da arena
Caros blogueiros. Primeiramente, parabéns pela iniciativa e pelas respostas. Mas fiquei com uma dúvida:

Numa das respostas, o Ico comentou que a Arena não tinha o habite-se ainda, para a área comercial. Lembro que no começo do ano, perguntei a ele sobre habite-se/alvará, e ele disse que cada loja deveria buscar o seu. Existe diferença entre o alvará e o habite-se, e por isso fiz a confusão? O alvará é da loja em si, e o habite-se seria da Arena como um todo?
1 resposta · ativo 542 semanas atrás
Existe um "Habite-se" geral da construção. Depois, cada unidade deve obter o licenciamento para funcionar.
O que tiro destas tantas respostas é que a compra da Arena de fato será um divisor na história do clube.
Porém, para isso, os primeiros anos após a conclusão do negócio serão cruciais, e a atual direção é a única que se mostra capacitada para a função.

O concorrente parece que quer brincar de ser presidente.
Sei que não é o espaço para isso, mas só uma coisa: o Demian está fazendo uma campanha um tanto quanto suja, fazendo as propostas da atual gestão serem taxadas de 'cachorros que nos passaram' e sem embasamento nenhum. Tentei comentar lá, sugerindo para ele ver as respostas aqui, mas não consigo pois não tenho rede social. Se alguém quiser, sinta-se a vontade, acho que fará um bem tanto para o esclarecimento das dúvidas, quanto para as eleições.

Um abraço.
7 respostas · ativo 542 semanas atrás
Não vale a pena perder tempo com aquele babaca medíocre e invejoso.
Eu sei que não vale, mas é ridículo mesmo assim.. desde o último episódio das notícias aquele animal fica desmerecendo certas coisas e ainda se diz 'a favor do grêmio'..
É só não dar Ibope para o idiota. Ele incha os acessos dele. Pegou no pé do pentelho Arthur e morreu de inveja dos post que fizemos sobre o ministério público.
Já bloqueei o babaca no twitter.
Grande trabalho de esclarecimento do Odorico. Acho que teremos o véio gagá mais uns anos conosco.
preliminarmente, sem ver os números, digo que o pensamento e as ações do atual CA respeitam e muito a Instituição GRÊMIO... pensam de forma a deixar um legado, respeitando o planejamento estratégico e agindo em acordo e sintonia com o CD... respeitadas as diretrizes, dentre elas o orçamento, basta racionalizar as despesas com atletas que não deram e não irão dar retorno que conseguiremos cumprir com nossos compromissos e até sanear o Clube!

FORÇA GRÊMIO !!!!!
Putz, nao respondeu minha pergunta.... deve ser algo pessoal :)
brincadeiras a parte a pergunta era
Com o novo contrato, quando sera implantado o check-in ativo dos socios???? Digo ativo pois o socio eh obrigado a ir no site e dizer q VAI ao jogo. O outro modelo onde o socio diz q NAO vai ao jogo, o resultado vai ser a da vagabundagem Brasileira, socio nao avisa, caga para o disconto que iria receber e o banco fica vazio :S

Queremos casa cheia em todos os jogos e pagar esse financiamento sem prejudicar o clube, certo?
1 resposta · ativo 542 semanas atrás
Le direito que tem a resposta.
Eu nunca tinha visto um trabalho tão profissional assim no Grêmio e até acho que nunca teve mesmo, provavelmente nem no futebol nacional teve.

É impossível não dar resultado.

Agora só melhorar o futebol.
Caras, vocês estão de parabéns. Certamente este é o melhor blog gremista dentre todos!

A gestão, a meu ver, está sendo bem feita. Torço pela situação.
Eu acho que a modalidade de sócio não poderia ter cadeira numerada e sim por setor, vejamos:

- Em um jogo do gauchão onde vão 5 mil pessoas, o custo para se abrir todos os setores da arena é enorme, gigante, qual a solução?
Simples, abre-se apenas as arquibancadas próximas do campo e todos os sócios que forem ao jogo acessam esse setor.
Quem tem cadeiras gold continua em sua cadeira gold, pronto, mas quem não tem além de ter um acesso mais próximo do campo ainda contribui com o clube não abrindo um setor para meia duzia de pessoas.

Iria diminui o numero de funcionários necessários para o jogo, os custos de limpeza, iluminação e uma série de fatores.

Mas o porque de não ter cadeira numerada? Porque sempre tem um babaca que não quer que ninguém sente em sua cadeirinha, por achar que sua bunda é especial ou algo do tipo, sei lá o egoismo vem desdo primeiro dia que nascemos, alguns perdem com o tempo outros mantêm, é a vida, para essas pessoas o Grêmio lucrar é menos importante.
Agradeço ao Ico Roman, pela disponibilidade para responder às perguntas dos torcedores, e ao blog, por nos oferecer essa oportunidade!
Agora entendi o motivo do Bellini dizer que vai ser o presidente da mudança: Se ele ganhar sairemos de um vencedor EDUCADO para um FRACASSADO mal educado.
Esqueci de perguntar para o Arigatô,sobre nossos jogadores honrarem nossas cores.
Arigatô, existe algum projeto a médio/longo prazo para arrumar o entorno do CT novo do Grêmio? SeuAlgoz, como engenheiro que és, qual seria a viabilidade de um túnel ligando o novo CT e a Arena, seria possível algo do tipo?
4 respostas · ativo 542 semanas atrás
Flávio

hoje em dia a engenharia viabiliza qualquer obra. O que deve se verificar é as restrições e o custo de cada solução estudade.
Por exemplo: o lençol freático do Bairro Humaitá (nível de água no solo) é alto ou baixo? Se for alto como fazer um tunel que não inunde? Qual a profundidade deste tunel para que não afete a rodovia? Tem algum sapinho que o Ibama não quer que ouça barulho? etc.
kkkk, "sapinho que o Ibama não quer que ouça barulho", uma vez indaguei um professor de estradas se uma rodovia teria que dar uma volta se tivesse uma poça de água natural e 1 lambari, ele falou que do jeito que estava a coisa teria sim.
Do jeito que está a coisa é "não pode" para o Grêmio e "pode" para o sci.
Poderia ser feita uma avaliação a médio/longo prazo dessa ligação, juntamente com o entorno do CT e do trecho daquela orla. Só que tem que alinhar uma parceria público-privada para devolver a área a cidade e valorizar mais ainda o bairro humaitá. Bem,são apenas divagações neste momento.
Palavras do Arigatô: Os atuais locatários de cadeiras tem o direito de ingressar sem avisar que vão ao jogo e o check out é pouco efetivo.
Sem querer ensinar o padre a rezar missa, esta modalidade do sócio não pode ser mais incentivada. Se houver 55 mil sócios locatários neste modelo, nenhum outro gremista além destes poderá entrar na Arena e o estádio terá sempre espaços ociosos. A gestão da Arena é coisa para profissional.

Na hipótese de uma futura grande taxa de ocupação da Arena defendo que até os espaços das tribunas sejam diminuídos. A preferência deve ser sempre o torcedor pagante, com pouco espaço para convidados e amigos.
2 respostas · ativo 542 semanas atrás
Rossano,

se tu soubesse o quanto os caras pagam pelas tribunas (mais de i milhão por ano) tu ias querer que só tivesse tribuna e milionários no Grêmio.
Atualmente as leis ambientais estão ai para tentar salvar o pouco que restou! Se não for assim é o homem, o asfalto e o concreto e nada mais!.
1 resposta · ativo 542 semanas atrás
Nem tanto ao céu nem tanto à terra. Assim como a destruiçõ desenfreada é prejudicial, a religião ambiental de eco chatos também é.
Segundo o clic ouve "Discussão feia entre os conselheiros Antônio Vicente Martins e Marco Bobsin foi o único contraste ao clima amistoso desta manhã na Arena.", alguem sabe o motivo do senhor Marco Bobsin discutir com a "Paquita" do Bellini?
Gurizada, o Romildo e seu CA poderiam abolir as chuteirinhas vermelhas e cor de rosa dos atletas do Grêmio, seria uma grande vitória para a torcida. Isso é insuportável.
Fora isso, a partir das 17 horas a confirmação do que todos já sabem, Romildo Presidente.
Homero Bellini insuportável e arrogante dando entrevistas nas rádios. Esse aí não me serve nem para síndico do meu prédio. Sem condições de ser presidente de um clube grande como o Grêmio.
chegando da Arena... consciente de que desejo o melhor para o Amado GRÊMIO, votei pela continuidade do competente CA que geriu nosso Clube com a visão de eternidade... desejo que possa implementar as premissas do Planejamento Estratégico, cumprindo com a peça orçamentária, sempre dialogando com o CD... particularmente um fooorte abraço ao Arigatô! Parabéns pelo alto nível quando de seus pronunciamentos. Desejo SUCESSO !!!!!

FORÇA GRÊMIO !!!!!
Wianey Carlet e Sergio Boas falando a pouco na Gaucha que não sabem da onde o Grêmio vai tirar 370 milhões de reais, que isso é uma loucura, kkkkkkk, Grêmio é Grêmio.
2 respostas · ativo 542 semanas atrás
Precisam ler mais certos blogs gremistas.
Será que o W.C. estava fazendo fio terra enquanto falava?
Espero que o Odorico apareça mais por aqui depois da eleição. Essa época todo mundo é queridinho, pqp!
Votei na chapa 4, que ganhou com 71% dos votos.

Parabéns aos eleitos. Que tenham sucesso, muito sucesso, especialmente no campo de jogo!
Ganhou o Roman.

Desejo-lhe muita sorte e principalmente mais felicidade nas contratações.

Precisamos de um batedor de faltas!
Da-lhe Mestre dos Magos da Caverna do Dragão!! auheuaheuhaeuhaeuhaeuaheuahe
Atuação muito ruim do Ramiro. Tem que ser substituído.
1 resposta · ativo 542 semanas atrás
Na idade médio o Rei mandaria matar.

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