17 de outubro de 2014

Respostas aos Torcedores - Parte III (Final)

Estas respostas compõem a parte final desta série de perguntas feitas por leitores do blog.
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16. Cláusula de barreira

Pontos abordados: O que pensa da famigerada cláusula de barreira e do tempo de mandato atual da presidência? Apoia uma modificação de ambos?

Resposta: Vou considerar separadamente a cláusula de barreira para a eleição dos Conselheiros do Clube da cláusula de barreira que "aprova" as chapas concorrentes ao Conselho de Administração. Faço isso, porque tenho posições diversas em relação a elas. Penso que na eleição dos Conselheiros é possível termos o processo sem percentual a ser transposto pelas chapas, elegendo-se os Conselheiros proporcionalmente às votações obtidas pelas chapas. Nas eleições para escolher o Presidente do Grêmio, entendo que deve haver uma votação que legitime a chapa para ser apresentada aos associados. Isso não ocorrendo, poderíamos ter eleições no Grêmio com 5, 10, 20 candidatos concorrendo à presidência. Na minha opinião, um pleito nestas condições não fortalece o Clube. Sobre o tempo de duração do mandato, defendo 3 anos para o Conselho de Administração, em eleições coincidentes com as do Conselho Deliberativo. Infelizmente, conselheiros eleitos em chapas que fizeram disso "bandeira programática" na última eleição votaram contra quando o assunto passou pelo Conselho Deliberativo.

17. Marketing e torcida

Pontos abordados: Os esportes aqui nos EUA tem campanhas de marketing fortíssimas para atrair o torcedor mais fanático e o menos fanático. Esse ano fui em vários eventos aqui na cidade de Charlotte para a abertura da temporada, jogo de abertura, jogo de encerramento, etc. Todas as festividades foram dentro e fora do estádio, buscando a fidelização e para atrair o entusiasmo do torcedor. No Brasil isso é pouco explorado, houve algo similar com as fan fest durante a copa. O Grêmio poderia investir forte nesses quesitos e assim trazer o torcedor mais perto do clube. Existe algum plano para aumentar a fidelização que seja algo inovador e que não seja apenas fazer mais do mesmo? Gostei da ideia dos jogadores ligar para os sócios! Isso foi inovador mas atingiu um nicho pequeno.  O que será feito do cadastro do Exército Gremista?

Resposta: O cadastro do Exército Gremista é continuará sendo referência para ações do relacionamento. O marketing do Grêmio renasceu nesta gestão. As ações empreendidas valeram ao nosso executivo Carlos Alberto Carvalho o prêmio "Melhor Executivo de Marketing de Clube de Futebol do Brasil", promovido pela BrSM (Brasil Sport Market). Já citamos algumas ações em outras respostas. Por exemplo, as Arenas Virtuais e as redes de franquias vão ajudar na fidelização dos associados, através da entrega de uma forma de retribuição do Clube.

Nosso marketing tem muito claro o que queremos para o Grêmio. Operamos 2 vetores:
a) Gestão da Marca (branding), cujo objetivo é fortalecer a marca por meio de estratégicas e ações, alimentando o sentimentos de paixão, significado e envolvimento junto aos seus públicos;
b) Gestão Comercial, através da qual se identifica necessidades e desejos dos fãs e simpatizantes, desenvolvendo ações, produtos e serviços adequados a satisfazê-los.

A construção do valor da Marca Grêmio (cuja avaliação pela BDO alcançou um patamar de R$ 478,5 milhões em 2014, um salto de R$ 162,4 milhões em relação ao valor atribuído no início desta gestão) é feita por um leque de ações planejadas.
(A) Ativações Institucionais: o objetivo é fomentar a percepção de presença e expansão da marca, trabalhando de forma intensa o conceito de posicionamento da marca no cenário mercadológico no qual ela está inserida (Ex: ações que o marketing do clube desenvolveu durante a Copa do Mundo);
(B) Ativações relacionais: são ações cíclicas que visam gerar engajamento e lealdade à marca junto aos fãs e simpatizantes (Ex: ações com uso de jogadores em momentos especiais, o uso interativo permanente das plataformas de mídias sociais (o Grêmio é hoje o clube do sul do Brasil com maior número de seguidores, aproximadamente 2 milhões de pessoas), instrumentos de comunicação próprios como Guia da Partida, Revista 1903, Grêmio TV, Grêmio Rádio, entre outras);
(C) Ativações Comerciais: o foco é obter retorno financeiro pelo uso da marca associada a produtos e serviços que gerem recursos financeiros no curto, médio e longo prazos.
Estas ativações estão lastreadas em 4 grupos de fontes de receita: 1) a primeira são as receitas advindas do chamado match day. Incluem-se neste contexto as receitas provenientes da venda de ingressos, alimentação (catering) e exploração comercial no estádio (placas, sinalizações, ações promocionais...), loja do clube etc. Na situação atual, temos algumas dessas portas de entrada bloqueadas; 2) a segunda fonte refere-se aos direitos de transmissão dos jogos por televisão; 3) a terceira, são receitas geradas pela venda de patrocínios e contratos de licenciamento da marca para produtos e serviços. Neste pilar, o Grêmio apresenta-se, hoje, reconhecidamente, como o clube mais inovador do Brasil. Alguns exemplos que atestam este reconhecimento são a Hamburgueria 1903 (o Grêmio é o 1º clube de futebol do mundo a criar sob forma de licenciamento um rede de fast food); Greminis – a turma da Arena Azul (igualmente inédito até o momento no cenário de clubes de futebol no Brasil); Naming Rights da Pré-temporada (pela primeira vez no Brasil um clube criou e comercializou os direitos de nome do evento “pré-temporada do futebol profissional”. Geramos um novo ativo ao clube e, certamente, crescentes receitas ordinárias a partir da sua consolidação no mercado); Arena Virtual (este é um projeto de licenciamento fomentado desde o início da gestão. Questões de modelagem operacional do produto, bem como o cenário contratual e das relações do clube com a Arena retardaram a consolidação efetiva deste projeto inovador. Agora, estamos muito próximos de poder consolidar e anunciar a estruturação da primeira Arena Virtual no Rio Grande do Sul); 4) a quarta fonte de receita que compõe o elenco das Ativações Comerciais é a advinda do Quadro SocialAqui, um parêntese especial. Desde o início desta gestão a estruturação contratual da Arena engessou a possibilidade de expansão de sócios locatários de cadeiras. Assim, não podíamos colocar novos sócios, nem sequer repor perdas, processo normal na dinâmica associativa de clubes de futebol. Agora, a partir do novo aditivo recentemente assinado, começamos um processo de integração de novos sócios ao quadro de sócios locatários, já tendo agregados, em curto espaço de tempo, cerca de 1.000 novos sócios nesta modalidade. Com a consolidação da gestão da Arena pelo clube, estamos prontos para lançar uma campanha associativa de forma intensa e massiva. Cabe lembrar, também, que mesmo com as dificuldades referidas, o Grêmio deve fechar o ano como uma das maiores – se não maior – receita advinda do quadro social de clubes brasileiros, superando o montante de R$ 50 milhões. Sabemos que há mais a ser feito e estamos trabalhando para avançar mais.

18. Arena - estrutura e entorno

Pontos abordados: Qual o status do Museu e da Grêmio Mania Megastore? E o naming rights da Arena, não tem previsão ou um interessado pra fecharmos esse contrato? O que o Grêmio vai fazer pra pressionar o poder público pra melhorar aquele entorno da Arena? Por que as áreas comerciais na Arena não evoluem? O Grêmio não pensa em fazer uma parceria, por exemplo, com uma AGE, para que ocorram mais eventos e shows na Arena? A questão do check incheck-out será válida para todos ou privilegiará setores determinados?

Resposta: Recentemente foi inaugurada uma loja Grêmio Mania no lado Oeste da Arena. O Museu e a Grêmio Mania Megastore serão inaugurados em 2015. Os naming rights da Arena é propriedade da Arena Porto Alegrense, Este ativo envolve condições mercadológicas difíceis. A conjuntura é de retração. Nem mesmo os estádios da Copa conseguiram vender naming rights. Cabe ao Grêmio auxiliar a Arena Porto Alegrense na busca de interessados. Não desistimos e quando houver o resgate da gestão do estádio saberemos encontrar um caminho que nos dê retorno neste item. Nunca deixamos de dialogar com o poder público a respeito do entorno da Arena. Houve situações conhecidas dos leitores, que prejudicaram os avanços. Mas iremos resolver com diálogo e usando a capacidade de negociação que temos. Da mesma forma que os naming rights, a comercialização das lojas é atribuição da Arena Porto Alegrense. Até meses atrás, não havia "Habite-se". Não divulgávamos este fato para não prejudicar a imagem do estádio. Sofremo críticas infundadas por isso, inclusive de pessoas que deveria conhecer esta realidade. O Grêmio pode auxiliar e auxilia a Arena na locação dos espaços. O pleno uso da Arena como casa de espetáculos depende da instituição de uma gestão profissional, que conheça o mercado. Chegaremos lá. Sobre o processo de check in o que podemos dizer é que o contrato atual dos locatários de cadeiras lhes dá o direito de ingressar no estádio sem nenhum outro pré-requisito que não seja estar com a mensalidade em dia. O Clube não pode impor unilateralmente a obrigatoriedade do locatário avisar que vai ao jogo. O check out é uma sistemática que se mostra pouco efetiva. O resgate da gestão do estádio vai nos permitir implementar um novo modelo de ocupação da Arena (já referido na resposta do item 13), que vai solucionar definitivamente esta questão.

19. Futebol profissional

Pontos abordados: Os resultados em campo estiveram na média do que o Grêmio vem apresentando nestes últimos anos. O que faltou, na sua visão, para que o Grêmio tivesse resultados mais expressivos? Qual o perfil de jogadores pretendidos para a próxima temporada? A gurizada que foi campeã Sub-20 será devidamente aproveitada?

(Observação:  Foram retiradas questões particulares de contratos e opiniões específicas sobre profissionais que prestam serviços ao Grêmio)

Resposta: No ano passado fomos vice-campeões do Brasileiro. O desempenho do Cruzeiro foi anormal, nos alijando da disputa. Na Libertadores deste ano fomos derrotados pelo campeão, nos pênaltis. É certo que a falta de títulos incomoda. Precisamos ganhar títulos. Com o trabalho que está sendo feito, eles virão, é questão de tempo. O planejamento do futebol profissional prevê um grupo de 30 jogadores. O Grêmio tem participação nos direitos econômicos de cerca de 60 jogadores profissionais. Os direitos dos excedentes serão negociados ou os jogadores emprestados, para o grupo ser mantido com o número de 30, que é considerado ideal. Para 2015, a ideia do Futebol Profissional é mesclar experiência com a juventude oriunda da Base. Este trabalho, na verdade, já começou. Jovens estão subindo da Base e novos estão sendo formados (ver questão 15). Muitos jogadores campeões pelo Sub-20 estão sendo preparados para subirem aos profissionais.

20. Aquisição da Arena

Pontos abordados: A questão Arena está próxima de ser resolvida? Tem estudo de viabilidade financeira? Como se dará a nova gestão da Arena e as áreas comerciais? Podemos esperar que a mesma "bombe" comercialmente, com a exploração das lojas? Quanto tempo até o final do imbróglio da Arena (corre-se o risco de não dar certo se a oposição vencer)? Fala-se hoje da aquisição da Arena por 480 milhões. Qual é a previsão de caixa que o futuro gestor vai dispor para iniciar o ano? As dívidas de curto prazo estarão quitadas? Quem seria o grande avalista deste negócio? Quem dará as garantias?

Resposta: Embora este assunto tenha surgido com mais força nos últimos dias, desde o início da gestão era o objetivo desta diretoria. O Presidente Fábio Koff tomou a tarefa de devolver ao Grêmio a propriedade plena de um estádio com uma determinação e uma energia que impressionam. Ele é um obstinado quando luta por aquilo que acredita. Há meses o assunto vem sendo tratado com a OAS. Nos últimos dias, o Conselho de Administração e a OAS chegaram a um acordo sobre os valores, os prazos e as garantias. Sobre o processo de remessa do assunto ao Conselho Deliberativo, não se entende a surpresa expressa por alguns. Quando houve a negociação do 3º Aditivo, o rito foi exatamente este: 1) o CA fechou a negociação; 2) pediu-se a convocação do CD; 3) o CD conheceu os termos; e 4) o CD votou. É o que se inicia a fazer agora. A rigor, a parte que ainda não disse que quer o negócio é o Grêmio. Só o Conselho Deliberativo tem poder para aceitá-lo. Uma vez aceitos os termos pelo Grêmio, as partes darão o encaminhamento junto a terceiros. É assim que deve ser e é assim que será. Não há outro rito possível. Desta forma, pode-se dizer que este assunto está muito próximo de ter um desfecho. Foram feitas simulações de capacidade de pagamento e a proposta é compatível com a capacidade de pagamento do Grêmio. É importante esclarecer que, ao contrário do que dizem alguns desinformados, o Grêmio não assumirá o financiamento tomado pela Arena Porto Alegrense junto a bancos, com recursos do BNDES. Portanto, esqueçam as bobagens que transportam este custo às finanças do Grêmio. São os antigos secadores da imponência de Arena, agora na versão "ter estádio próprio é ruim". O que há de real é que assumiremos os custos de operação da Arena e teremos todas as receitas geradas pelo estádio: rendas de jogos, naming rights (se for negociado), locações etc. Temos plena ciência que a gestão do novo estádio é completamente diferente da gestão do Estádio Olímpico Monumental. Teremos uma equipe de profissional qualificados, capitaneados por um CEO contratado no mercado, com todas as qualificações necessárias para conduzir o grupo de executivos, sob a orientação do Conselho de Administração. Os número "informados" por alguns setores da mídia não são reais. O montante envolvido é menor do que R$ 480 milhões. Porém, não será divulgado por nós, por ser um assunto de economia interna do Clube. Os Conselheiros receberão todas as informações necessárias. Muitos números sobre o endividamento do Grêmio são distorcidos. A situação econômica do Clube exige muita responsabilidade, mas há erros grosseiros sendo cometidos. O negócio tem dois lados de garantias: um envolve OAS e os bancos credores do empréstimos (o qual não é e não será de responsabilidade do Grêmio); o outro, diz respeito às garantias oferecidas pelo Grêmio à OAS, para pagamento das anuidades do acordo. Saliente-se que os pagamentos a serem assumidos são similares aos existentes no acordo da cessão onerosa e não há nova ou maior complexidade sobre isso.
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Respostas de Odorico Roman a perguntas de leitores do blog.