18 de outubro de 2009

Copa Zumbi

Hoje fui ao Olímpico Monumental assistir a mais uma vitória do nosso Grêmio. Sobre isso falarei depois que falar sobre o Brasileirão 2009.
_____

Senhoras e Senhores, estamos diante de um campeonato brasileiro que poderia muito bem chamar-se Copa Zumbi. É uma disputa na qual só tem time morto. É inacreditável: ninguém quer ser campeão. O Palmeiras já esteve com o título nas mãos. Hoje, a cor de esmeraldas escorre perna abaixo e é uma possibilidade que se enfraquece a cada dia.
_____

Um time formado por jogadores médios, mas bem treinado, ganharia o título com um pé nas costas.
_____

O futebol perdeu o rumo. Culpa do "professorismo". Vivemos a Era da Estratégia Sobre a Estratégia do Adversário. Não há repetição de esquema, não existe treinamento insistente de jogadas. Ninguém treina fundamentos. Nenhuma torcida consegue recitar a escalação titular do seu time, porque não existem mais times titulares.
_____

Este o futebol brasileiro, esperando que algum professor lembre que, para jogar o jogo, é preciso saber executar bem seus fundamentos. Como se faz no vôlei, no basquete, no box, no jogo de gude...
_____

A vitória do Grêmio

Uma vez mais, ganhamos um jogo em casa. Já são 35 partidas de invencibilidade. Como várias vezes este ano, Victor foi o nome do jogo. Não precisaria e nem poderia ser sempre assim. Sinal de que as coisas estão mal feitas. O Coritiba, com seu toque de bola insistente, comandado por Marcelinho Paraíba, conseguiu criar dificuldades para nosso time, mesmo quando estava com 10 jogadores em campo. Alerta de que, um dia, o pior pode acontecer. Perea, num lampejo de ambição, conseguiu fazer o gol de abertura, quando a primeira etapa se encerrava. Vejam os gols:


_____

Como cada um jogou

Victor: É Victor. O melhor do jogo.
Mário Fernandes: Bem no apoio. Médio na marcação.
Leo: Alternou poucos momentos bons com muitos ruins.
Réver: Novamente o melhor da zaga, sem ser destaque.
Lúcio: Algumas boas jogadas pelo flanco. Precisa mais ritmo.
Túlio: O melhor do meio-campo.
Fábio Rochemback: Quase ameaçou estrear.
Tcheco: Mal. Bem substituído.
Souza: Foi Souza: errou passes, prendeu demasiado a bola e fez um gol.
Perea: Movimentou-se bastante. Marcou um golaço.
Maxi López: Armou as melhores jogadas de ataque.

Renato (13' - 2ºT): Tem qualidades técnicas, mas parece sentir a camisa.
Roberson (36' - 2°T): Sem registro.
.....
Paulo Autuori: Depois de meses, não se percebe a mão do treinador nos movimentos do time em campo.