1 de outubro de 2009

Direito de manifestação

No dia 27, publicamos um post intitulado "Fake no more". O texto questionou o número de alistados na promoção Exército Gremista, comparado com o de participantes de algumas comunidades de gremistas do Orkut. Recebemos um mail com o subject "Direito de resposta", de um moderador. Embora nenhuma comunidade tenha sido citada nominalmente, reproduzimos abaixo o mail recebido, na íntegra, dentro do caráter democrático que caracteriza o Imortal Tricolor. O texto é assinado por Talis Ramon e não cita o nome da comunidade.

Falo em nome da maior comunidade do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense no site de relacionamentos Orkut. Faço parte da moderação da mesma há quase dois anos.

Li seu post entitulado "Fake no more" no blogremio.blogspot.com e, confesso, concordei com alguns pontos que destacaste.

Só que fiquei um pouco impressionado ao ler o trecho onde dizes "[...] Porém, a promoção Exército Gremista, um simples registro oficial de torcedor do Grêmio, está no ar há 18 dias e não chega a 80 mil cadastrados. Quantos fakes tem uma comunidade no orkut? 70%? Se não é assim, por que você, GREMISTA, ainda não se cadastrou? Só precisa pagar R$ 5,00 (apenas 1 vez) para ter o cartão oficial de torcedor."

Aqui cabe algumas explicações, de minha parte, a respeito dessa sua afirmativa, tendo por base a nossa comunidade.

1) A divulgação da campanha Exército Gremista na comunidade está sendo feita todos os dias. Digo mais: está sendo feita a todo momento. O tópico conta com mais de 10 mil postagens, onde os membros debatem e interagem sobre o uso das vantagens que o cartão do torcedor lhes proporciona e incentivam os outros membros a postar. Ao longo destes mais de 20 dias de campanha, atingimos um número expressivo de membros da comunidade que se cadastraram no Exército Tricolor;

2) Uma enquete criada quando ainda não havíamos atingido a marca dos 50 mil cadastrados trouxe-nos uma surpresa: 30% daqueles que votaram (cerca de 800 pessoas num total de 2,5 mil votos) souberam do Exército Tricolor através de nossa comunidade. Mas como assim? Somente 800 pessoas? A comunidade não possui mais de 480 mil membros? Eu explico: sim, a comunidade possui mais de 480 mil membros. Destes, uma insignificante minoria são fakes. Infelizmente (por motivos que o Orkut relata nos seus termos de uso) nós não podemos comunicar direta e individualmente essas 480 mil pessoas da existência da campanha. A única maneira que temos de fazer isso é através de tópico, o que já vem ocorrendo. Acontece que uma boa parcela das pessoas que entram em nossa comunidade não têm conhecimento deste "segundo mundo" que existe ali. Muitas adicionam a comunidade ao seu perfil "apenas" pelo fato de serem gremistas e querer demonstrar isso aos amigos. É como adicionar a comunidade "Eu odeio Galvão Bueno" ou "Eu amo minha mãe". Ainda não atingimos esse público, e confesso que isso seria muito difícil, já que muitos destes sequer entram no Orkut todos os dias e muito menos possuem tempo para visitar as comunidades das quais participam, por causa do trabalho, estudo, família, etc. A diferença entre usuários ativos e pessoas que apenas figuram entre os membros participantes da comunidade é enorme, e o Orkut não faz distinção disso;

3) Acredito que atingir a maioria dos membros seria algo impossível. Aposto que tu também tens em teu Orkut dezenas de comunidades das quais nunca olhaste o fórum para saber o que se passa ali, quais os assuntos debatidos, etc. Isso acontece comigo e com quase todos que entram nesse mundo dos relacionamentos virtuais. Como disse anteriormente, não temos outra maneira de nos comunicar com todos os membros da comunidade a não ser através de tópico na comunidade, sendo necessário que o público-alvo dirija-se até nosso fórum e, pacientemente, policie-se sobre a campanha em questão;

4) Não posso falar por todas as comunidades que citaste em teu post. Sei que muitas delas realmente possuem poucos gremistas, apesar do expressivo número de membros. Mas atualmente muitos moderadores e donos de comunidades invadem as redes sociais apenas com um objetivo: lucrar. É esse o objetivo de muitos ali e fora dali também. Porém, como já foi repassado à Bianca Ramos, do Departamento de Marketing do clube e a tantos e tantos outros contatos que temos, nossa intenção é única e exclusivamente ajudar o Grêmio, seja da maneira que for. Estamos em permanente contato com o clube e acreditamos que isso irá, ao longo dos dias, nos deixar ainda mais próximos. Não temos meta, não temos objetivo, não queremos lucro. Queremos apenas interagir com o verdadeiro torcedor gremista e fazer com que este veja em nossa comunidade um ponto de encontro com gremistas do mundo todo. Trabalhamos por isso praticamente 24 horas e os frutos são colhidos dia após dia, apesar dos percaussos.

Vamos, sim, em busca dos 100 mil, 200 mil, até 1 milhão de alistados. E quando essa marca for atingida, vamos buscar os 2 milhões, e assim por diante. Estamos fazendo o possível para que isso aconteça brevemente.

Por fim, gostaria de colocar nossa comunidade à disposição para qualquer sugestão, crítica ou temas que venham a incentivar não só a campanha, mas também o nosso Grêmio, que é o que realmente interessa a todos nós.

Saudações tricolores, forte abraço.