31 de outubro de 2009

Para que serve um cônsul?



O Exército Gremista segue aumentando o número de soldados. Já somos mais de 130 mil alistados. Um grande sucesso sem dúvida. Porém, analisando a estatística de alguns municípios, não podemos deixar de pensar que poderíamos ser muitos mais. Algumas cidades registram apenas 3, 4 ou 5 alistados; outras, menos de 1 alistado por 1.000 habitantes. Sem dúvida, um volume pouco expressivo.

Considerando que a maioria das cidades gaúchas tem cônsul (existem 325 cônsules no RS) e algumas mais de um, parece estar havendo pouco esforço por parte de alguns, na mobilização da torcida do Grêmio.

Pensamos que, quando uma pessoa se propõe a ser cônsul do Imortal, o faz pelo desejo de auxiliar o clube a crescer, para prestar serviços a ele. Pelo menos deveria ser assim. Infelizmente, parece que alguns desejam o título de cônsul apenas para deter um símbolo de status e, eventualmente, ter algum benefício. É o que se depreende quando alguns não são sensibilizados por um movimento importante para o futuro do clube, como é o cadastramento de torcedores.

Seria ótimo que todos se mirassem nos exemplos das comunidades que se destacam na tarefa de alistamento (algumas até sem cônsul). Vejam exemplos abaixo.


_____

Perguntamos: não seria o caso de ser estabelecida meta de alistamento por 1.000 habitantes. O consulado que não atingisse o mínimo estipulado seria convidado a passar por um "revigoramento".

Consulte o número de alistados da sua cidade, neste link. Se achar que o trabalho não está bom, verifique aqui se a sua cidade tem consulado. Então, indague ao cônsul por que mesmo ele pediu para representar o Grêmio na cidade.