3 de janeiro de 2010

Novela máxima



O Grêmio quer Maxi López. Wanda Nara e Maxi López não querem o Grêmio. A Lazio quer Maxi.Os russos querem López.

O Grêmio tinha opção de compra dos seus direitos federativos. Exerceu-os (ou pensa que o fez), depositando o valor em uma conta à disposição do jogador. Wanda Nara exerce seu direito de desejar morar em Roma. Os russos querem exercer o direito de ter lucro, sobre um jogador que estava condenado ao ostracismo das estepes. Pretendem fazer negócio direto com a Lazio. Maxi e seu empresário exercem a pretensão de querer sair de graça de Porto Alegre, embolsando todo e qualquer valor que poderia ter o destino do Largo dos Campeões. E la nave va.

De tudo, uma coisa é certa ou parece certa: Maxi López não jogará pelo Tricolor em 2010. Se os advogados do clube pensaram bem e certo, é possível que o lucro presumido não seja perdido.

Certamente o jogador alegará seu "direito de trabalhar" e apelará à terra e aos céus para escapar por entre os golpes de florete do mosqueteiro. Teremos de brigar por nossos direitos nos gabinetes da FIFA, onde as razões escorregam em meio a interpretações e interesses nem sempre completamente compreensíveis à luz do bom senso.

Seja qual for o desfecho da novela, deverá ao menos restar um aprendizado e uma lição. Primeiro, o mercado do futebol não é a bolsa de valores. Segundo, opções de compra de jogadores são diferentes de opções de compra de ações. Seu exercício não deve ser deixado para o dia do vencimento. Tendo-se a certeza de não haver mico à espreita, a opção deve ser exercida 4 ou 5 meses antes do vencimento. Neste prazo, não há tempo para negaceios. Esta a máxima lição a ser tirada do episódio López.

_____

A migração ocorreu sem maiores percalços. De quebra, aproveitamos para revigorar o blog. E segue o baile.
_____

Adendo do seu Algoz

De férias nas horrorosas praias gaúchas vi o Meira, um dia após o Grêmio exercer o direito de compra do Máxi Lopez, dizer que ele não é tão bom assim. Claro que um possível comprador, se tudo der certo, vai se lembrar disto. O Arigatô postou sobre isto logo abaixo.
Agora, diante da possibilidade de perder o Jonas grátis, em caso de não renovação do artilheiro, coisa que o Grêmio pensa em fazer, e diante da manifestação do atleta que quer renovar mas quer ser valorizado, ele sentenciou:
Jogador valorizado é aquele que tem 4 ou 5 pretendentes. O Jonas não tem nada que pedir aumento.
Com isto criei um mantra para cada vez que este indigitado elemento se manifestar. Se você, e você e também você estiver ao lado do infeliz, a cada frase dele diga:
Não diz besteira Meira.