30 de agosto de 2010

Renovação: R-X das chapas

Conforme já comentado, o mote desta eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio é "renovação". O blog fez um levantamento do "Índice de Renovação" das duas chapas que possuem conselheiros renovando. Como se sabe, a chapa demominada Terceira Via é composta em 100% por candidatos que não fazem parte do CD atual. Ou seja, coloca apenas nomes novos. Então, aprofundamos o estudo do "Índice de Renovação" para as chapas Renova Tricolor e Dá-lhe Grêmio.

O levantamento teve como ponto de partida os dados que estão na página oficial do CD do Grêmio, neste link. Lá, são listados 140 nomes de Conselheiros Titulares (mandato 2004-2010) e 6 Conselheiros Suplentes (2004-2010). Além disso, há suplentes do mandato 2007-2013 que buscam a titularidade. Para fins deste levantamento, a estatistica considera atuais titulares e suplentes.

A chapa Renova Tricolor tem 48 nomes que estão ou já passaram pelo CD. A nominata da Dá-lhe Grêmio contém 71 nomes que já são ou foram titulares ou suplentes do Conselho Deliberativo.
_____

Índice de renovação

Para eleger conselheiros, a chapa precisa fazer, no mínimo, 30% dos votos. Esta é a regra da famosa "Cláusula de Barreira". Apresentamos, abaixo, o número de conselheiros novos que as duas chapas colocariam, caso fizessem percentuais crescentes de votos. Ex: Fazendo 30% dos votos (45 vagas), a Dá-lhe Grêmio reconduziria 41 conselheiros (um percentual de 91% de nomes que já estão no CD) e levaria 4 nomes novos (9%). Com o mesmo percentual de votos obtidos, a Renova Tricolor reelegeria 58% Conselheiros e conduziria 42% de novos. Como já dito acima, a chapa Terceira Via levaria 100% de novos, com qualquer percentual, desde que ultrapasse a cláusula de barreira.

Veja dados de outros percentuais no quadro abaixo.