17 de novembro de 2010

A esperança é a última que morre





















Na verdade é simples: o Brasil tem 4 vagas na Libertadores. Se um brasileiro ganhar a Sulamiranda, o Brasil perde uma vaga. A Comebola titubeou, tentou aplicar um migué, mas não pode deixar de reconhecer que a história das vagas é esta mesmo.
Pois a confirmação do óbvio foi o que bastou para os moranguinhos entrarem em pânico. Afinal, a primeira e única vez que Grêmio e timinho jogaram a mesma Libertadores, fomos roubados na final enquanto eles foram os primeiros campeões da história da LA a caírem fora na primeira fase.
E agora? Pensaram Bla-bla-lho, Derróteo e Gigio Unhas de Cristal. Aliás, Gigio será o primeiro presidente na história deste país que pinta as unhas e usa sobrancelha postiça. Mas divago.
E agora? Reverberaram os isentos ciosos de seus deveres com os patrões. Afinal a probabilidade de um brasileiro ser campeão é pequena, que Palmeiras e Goiás não dão confiança a ninguém.
Como para pensar tem que ter cérebro, a saída achada não podia ser mais previsível e nem por isto, menos ridícula:
Se um brasileiro NÃO for campeão a vaga passa para o vice da Sulamiranda sonharam os morangos e os isentos.
Só uma lógica saído do mais profundo terror para transformar uma quarta vaga brasileira em vaga de vice de um torneio de quinta categoria.
Teve um isento, com coluna em um jornaleco de quinta, que ligou 4 vezes para os amiguinhos da Comebola ansioso para confirmar a boa nova. Consta que o amiguinho pediu um tempo para pensar. Certamente ainda tentando achar uma desculpa esfarrapada para dar o migué. Não foi possível.
____

Desta história toda sobra uma certeza e um conselho:
A certeza: o Imortal não assusta. O Imortal apavora a morangada.
O conselho: moranguinhos, continuem sonhando que a esperança é a última que morre.
____

Sobre a seleção

Não vi o jogo porque seleção só na Copa e olhe lá. Mas vi três ou quatro lances no Jornal Nacional.
Victor fez chover em pelo menos um lance. Não mostraram.
Douglas perdeu uma bola na intermediária da Argentina. Deu bobeira como dá as vezes nos jogos do Grêmio. Armou um contra-ataque. E Messi driblou 4 ou 5 patetas antes de chegar na área e colocar no cantinho. Juca Kfouri (cusp, cusp) deu zero para o Douglas e disse que o único erro de Mano até aqui foi tê-lo convocado. O "bom caráter" do Thiago Silva, falou que bola perdida "praticamente na defesa" é quase impossível de ser recuperada.
Com o que, eu que critico Douglas várias vezes, entendi mais uma vez de onde sai o asco que sinto de certos brasileiros e de jogos da seleção