7 de novembro de 2010

Intervalo de confiança

Com o perdão da observação, tem gente que não entendeu o espírito da observação sobre a minha ausência no jogo de sábado. Não é questão de ser pé frio ou ser pé quente. É estatística: quando o Arigatô não vai aos jogos do Grêmio, a chance de dar m... aumenta. Não se trata de acreditar ou duvidar disso. É assim!

"Mas, e o 5 x 1 de sábado?", alguém que não entende nada de estatística perguntará. Não tem problema, pode perguntar, Arigatô explica.

Em estatística, existe um sujeito chamado intervalo de confiança. Por exemplo, quando se trabalha probabilidades usando o modelo de Gauss (curva Normal), normalmente se estima os parâmetros da amostra estudada usando um intervalo de confiança de 90%. Assim, pode-se garantir, com 90% de certeza, que a estimativa é representativa da população.

No caso dos eventos do Arigatô na arquibancada, o intervalo de confiança é de 99,5%. Em outras palavras, se ele está presente, o sucesso do Imortal é quase certo. Ausente, pode dar m... Assim, o 5 x 1 do sábado é tipicamente um evento situado no 0,5%. Podem confiar.