29 de junho de 2011

Um jogo fácil?

Eu falei nos comentários do blog que não há jogo fácil para o Grêmio nos dias de hoje. Poderia ter dito que no Campeonato Brasileiro não há jogo que em tese seja fácil. Os contra times da ponta de cima por razões óbvias. Os contra os times do fundo pelo desespero destes. Não se esqueça o fato de que hoje não há diferenças profundas entre nenhum time. Nem os melhores têm super craques nem os piores têm apenas perebas. Acabou-se há tempos esta época.
Os jogos podem, inesperadamente tornarem-se fáceis, como foi o jogo dos "mano" contra os "bambis" domingo. E os jogos podem se tornar inacreditavelmente encardidos, como têm sido os jogos do Grêmio nos últimos tempos.
Não se enganem então aqueles que pensam que podem ficar comendo amendoim durante o jogo de hoje ou refestelarem-se no conforto da sala quente assistindo a um passeio. E nem pensem em largar o amendoim para vaiar se demorar para sair o primeiro gol.
O time do Renato tem sim a obrigação de ganhar. Pela posição na tabela e para afastar uma crise que faria a alegria dos isentos baratos. Mas só vai ganhar se suar a camisa em frio próximo de zero grau centígrado e, se especialmente, conseguir jogar bem. Time para isto tem e, melhor ainda, hoje, aparentemente, não haverá invenções. O Grêmio vai com o que tem de melhor e cada um em sua posição. Um 4-4-2 convencional e, que até por isto, será provavelmente eficiente. O que preocupa é a falta de rítmo do André Lima e do Leandro. Mas isto também pode ser superado.