31 de outubro de 2011

Conspiração divina

Quando os deuses resolvem se divertir, eles podem providenciar a ocorrência de "amazing things". Quando tramam uma vingança, também. Quem está acostumado com coisas divinas, sabe que uma década para eles não é nada e que eles, na verdade, se divertem produzindo belas vinganças.
.....
No dia 26 de outubro, eu recebi um mail. A mensagem era: Olá, eu sou escocês e escrevo sobre futebol. Estou no Brasil e planejo assistir Grêmio x Flamengo neste final de semana e preciso algumas dicas. Encontrei o seu blog e quero saber se você conhece alguns torcedores do Grêmio que não se importem de ter a minha companhia no jogo. Eu realmente gostaria de estar junto com torcedores locais. Qualquer ajuda é bem vinda. Muito obrigado.
.....
Por que diabos os deuses mandariam um jornalista escocês, amante do futebol, bater à minha porta às vésperas de um dos jogos mais significativos da história do clube?
.....
Enfim, desígnios divinos não se questionam, cumprem-se apenas. Providenciei para que Jamie McGregor, fundador e editor do site spanishfootball.info, e sua namorada Kasia pudessem assistir ao jogo deste domingo, inclusive com vestimentas adequadas.
_____

O Inferno

Da nossa vida, em meio da jornada,
achei-me numa selva tenebrosa,
tendo perdido a verdadeira estrada.

Era o dia mais esperado do ano. Sabia-se que o resultado não importava. Indispensável era a eterna marca sonora que seria estampada na memória do pilantra. Esta estava sendo gravada a cada segundo. Mas... Definitivamente, não precisavam os deuses emoldurar a tatuagem com uma derrota deprimente.
_____

O Purgatório

Aquele reino cantarei segundo,
onde pela alma a dita é merecida
de ir ao céu livre do pecado imundo.

Quase ao final do primeiro tempo, porém, começou a desvelar-se o roteiro divinal. Tudo que se passara era apenas o cenário montado pelos deuses para colocar o seu enredo em marcha. Não bastava vingar, era preciso antes alimentar a boca dentuça com farto mel, dar-lhe o gosto do enlevo. Fazer ele próprio, seu séquito e os demais oportunistas imaginarem as falas finais, treinar o discurso arrogante, irônico e podre que despejariam ao fim dos 90 minutos. Estariam entrincheirados numa vitória que, embora não apagasse os sons vindo das arquibancadas, serviria para mascarar os seus efeitos.

Coube a André Lima reduzir a vantagem pilantresca. O estádio, que já se fazia ruidoso, eclodiu. Emergiu dele revigorada a vontade de escrever, uma vez mais, uma história para ser contada. E acabou o primeiro tempo.
.....
Querendo, os deuses sabem ser muito zombeteiros. Encarregaram ao mesmo André Lima a "fala" de dar uma "caneta" em um jogador adversário e, de incomum longa distância, "tirar do goleiro". Um conjunto de obra como só os craques sabem fazer.

No reino mágico do futebol, há instantes em que o tempo para, o chão se faz ausente e o mundo flutua sustentado apenas pelo som da arquibancada. São nesses momentos que a alma se alimenta. O nosso banquete se iniciava.

Levitando ao compasso de "tricolor! tricolor! tricolor! tricolor! tricolor!", Jamie e Kasia registravam tudo: a avalanche, os gritos, a exaltação ao clube, os urros de "Vamos, Grêmio!" e também compartilhavam o festim.
_____

O Paraíso

À glória de quem tudo, aos seus acenos,
move, o mundo penetra e resplandece,
em umas partes mais em outras menos.

Coube a Douglas colocar a cereja no bolo e a Miralles encher de fel a boca dentuça. Deuses podem ser impiedosos quando saem para se divertir. A desconstrução da soberba foi uma página inesquecível. Uma obra muito melhor do que qualquer uma que se poderia encomendar.

Lá no alto, extasiados, Jamie e Kasia, exclamavam incontáveis "Amazing!" e "What a game!".

"Obra da imortalidade", expliquei a eles. E completei: "Agora vocês entendem porque o blog que trouxe vocês a este jogo se chama Imortal Tricolor."

Kasia e Jamie posam com torcedor.
.....

À noite, Jamie postou no Facebook: "Gremio 4 Flamengo 2....what a game! Gremio are definitely my Brazilian club..the avalanche is amazing...what a way to spend the last day in Brazil!"
_____

Que dia para nunca ser esquecido! Por nós e por ele$.
-----
Nota: os versos que ilustram este post são de "A divina comédia", de Dante Alighieri.