16 de outubro de 2011

Fim de tabu

Santos 0 x 1 Grêmio

Primeiro tempo

O Grêmio é uma incógnita. Pode fazer um jogo ridículo em casa contra o Figueirense e pode controlar o Santos na Vila Belmiro. Pode jogar como candidato ao título e pode jogar como rebaixado. No primeiro tempo do jogo de hoje atuou como candidato ao título. Fez um gol por Escudero de rebote de pênalti depois de uma batida muito ruim do Douglas e não deixou o Santos fazer nada. A rigor, teve uma cabeçada do Borges para fora como único perigo que sofreu. Nenhuma individualidade se sobressaiu. Mas também ninguém jogou mal. Até Rafael Marques fez direitinho o seu papel. O 1 x 0 do primeiro tempo foi muito justo e adequado. Victor não teve nenhum trabalho.

Segundo tempo

Aos 6:30 minutos de um segundo tempo morno Victor fez uma defesa espetacular após cabeçada do pigmeu safado. Aos 7:50 minutos Rochemback errou um passe que seria o segundo gol. Aos 8:20 minutos Victor bateu roupa e quase deu o empate. Aos 9:30 minutos André Lima quase foi atorado ao meio mas o juiz não deu a falta e deu amarelo por reclamação. O tempo começava a esquentar. Aos 11:18 minutos Escudero driblou o zagueiro e obrigou o goleiro santista a uma grande defesa. Aos 13:35 minutos André Lima errou um gol que só centro-avante ruim perde. Cabeceou na frente do goleiro mas deu nas mãos quando tinha toda a goleira para colocar.
O jogo seguiu sem jogadas agudas até os 25 minutos. O Grêmio controlava bem o jogo quando Juarez resolveu chamar o Santos para o campo do Grêmio. Tirou Marquinhos, um dos melhores, e colocou Adilson. Mesmo assim, o Santos não se convenceu que atacar seria um bom negócio e o jogo continuou sob controle. Clementino entrou no lugar de Escudero, sabe Deus e quem sabe o Juarez, porque.

Gosto de tabus. Eles existem para serem quebrados. Este de não ganhar na Vila Belmiro já não existe mais.

_____

Como jogaram

Victor: Sem trabalho no primeiro tempo. Uma defesa espetacular no segundo.
Mario Fernandes: Discreto
Gilberto Silva: Bem por baixo e mal por cima.
Rafael Marques: Foi bem. O que é um perigo.
Julio Cesar: Bem. Deve ser prioridade para o próximo ano.
Rochemback: O novo alvo dos isentos baratos mostrou que é importante sim na marcação.
Fernando: Uma máquina pela regularidade com que joga.
Douglas: Bem. Bateu muito mal o pênalti mas teve sorte.
Marquinhos: Experiente, cadenciou o jogo. Mais uma vez substituído.
Escudero: Oportunista fez o gol no rebote do pênalti. Pelo gol, e só por isto, o melhor numa jornada sem destaques e sem fracassos individuais.
André Lima: Sofreu o pênalti. Errou um gol imperdível.
......

Adilson (Marquinhos): Muito bem na marcação. Mal quando tentou fazer o que não sabe: atacar.
Clementino (Escudero): Corre.
Bruno Colaço (Julio Cesar): Entrou no finzinho.

Juarez: Não se aguenta. A retranca é seu crack. Não consegue se livrar do vício.
_____

Juiz: Marcou um pênalti que foi. Não atrapalhou. Excelente atuação.