25 de fevereiro de 2014

Daniel Matador: Onde os fracos não têm vez

Caros

Hoje é dia de Copa. Só para os fortes.

É chegado o dia. Depois de meses de espera e após uma estreia vitoriosa em solo estrangeiro, finalmente o tricolor pisará o gramado da Arena para a disputa da Libertadores da América. A Copa em Porto Alegre inicia-se agora. Não aquele competição menor, com algumas equipes estreladas e jogadores com jeito de pop star. Começa hoje ao sul do Brasil a maior competição de futebol do planeta. E começa com o mais singular de seus protagonistas, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, enfrentando um ex-campeão. Ambos forjados na época em que, para erguer a taça continental, não bastava apenas exibir um bom futebol. De nada adiantava montar bons plantéis, craques da bola não eram o diferencial. Uma época onde o que mais valia era o espírito de competição que transformava um amontoado de atletas em um time vencedor.

Os presságios são alvissareiros. O gringo voltou a ser o goleador que costumava ser. A lateral esquerda não ressente-se da perda do melhor atleta da posição, pois seu substituto tem mostrado ser inclusive superior. Um paraguaio louco dá a tônica do meio de campo. E um guri abusado tem atormentado as defesas adversárias. Pode não ser garantia de nada, ao mesmo tempo em que é esperança de tudo. Hoje o dia irá arrastar-se. Os minutos serão horas e as horas serão dias. Nada mais importará, a não ser a chegada do instante em que o árbitro apitar a saída de bola e o confronto começar.

E aí, meus amigos gremistas, veremos o que esperar deste torneio. Pois assim como o filme que dá título a este post, esta é uma competição talhada apenas para os fortes. Os intrusos dos últimos anos não serão mais bem-vindos ao certame. A América será novamente libertada por quem fez jus a isso. Hoje é a noite em que todos os caminhos levam à casa do imortal. E quando a massa azul, preta e branca vislumbrar a bola rolando na Arena, ela estará junto com cada carrinho aplicado, com cada afastada de bico e com cada chegada mais brusca. Pois esta, meus amigos, é a Libertadores da América. Uma competição feita sob medida para o Grêmio. Um torneio onde os fracos não têm vez.

Saudações Imortais