18 de maio de 2015

A hora do pânico

 



Os jogadores do Grêmio estão assustados e temerosos com a responsabilidade e cobranças. Alguns começam a sentir o peso da grandiosidade do clube.
Só isso explica as atuações bisonhas e irregulares dos últimos tempos. Depois de muito pensar, foi a única conclusão plausível a que cheguei.
Estão mais apavorados que os torcedores que, no desespero absoluto, já pedem o Celso Roth e lamentam a saída do Pará.
O Parazin, gente! Dá para acreditar nisso? Não, não dá!
Vejam a que ponto chegou o desespero da torcida gremista: Celso Roth como salvação da lavoura e saudades do Parazinho, o jogador mais odiado dos últimos anos no Grêmio.
Uma coisa é não ter muita qualidade para jogar  no Imortal Tricolor, outra é não ter qualidade alguma e protagonizar lances bisonhos, que nem em campeonato de várzea a gente vê. Por mais que a torcida diga e grite que os jogadores são horríveis, nabas, perebas, os piores do mundo, isso não é verdade.
A torcida tem toda a razão em ficar muito frustrada e decepcionada com o time e é direito seu cobrar, mas a verdade é que isso está colocando os jogadores em pânico. É a minha opinião depois das últimas jornadas do time. Vejam bem, não estou colocando a culpa na torcida. Só estou constatando que, emocionalmente, os jogadores sentem-se inseguros com as cobranças, que a cada dia aumentam. É muito tempo sem um título. E isso aumenta a pressão a cada dia que passa. Um fardo pesadíssimo de ser carregado.
Por isso, talvez uma das atitudes mais urgentes da direção no primeiro momento, é  dar um reforço psicológico profissional ao grupo. Estão precisando recuperar a auto-estima e a confiança o mais rápido possível. Não adianta falar que são mimadinhos e é falta de laço. Se fosse tão fácil assim...
Neste momento , o que está faltando é CONFIANÇA ao grupo!
..........

Felipão 

Com toda a sua experiência e currículo, o Felipão também está assustado e perdido.
Assustado porque, de ídolo, começa a ser escorraçado pela torcida por não encontrar as soluções para o time. A torcida que sempre o venerou. Já chegou no Grêmio vindo de uma frustração enorme na Copa do Mundo, com uma tonelada de críticas sobre seus ombros. E ser treinador dê um clube assim, exige muita fortaleza emocional e equilíbrio.
Por mais capacidade e competência que alguém tenha, é impossível ser 100% imune às derrotas e aos fracassos. Tenho certeza de que ele está se cobrando muito por não estar conseguindo devolver ao clube onde foi acolhido com muito carinho após uma tempestade profissional, a alegria das vitórias. E isso está deixando seu humor cada dia pior.
As pessoas geralmente pensam que alguém por ser experiente e competente nunca se deprime ou perde o rumo.
Não é assim que funciona. Por mais dinheiro e sucesso que possamos ter, estamos sempre emocionalmente suscetíveis  às dificuldades. Existem centenas de exemplo de pessoas bem sucedidas na profissão que sucumbem por não conseguir lidar com seus fantasmas. Todos os dias vemos isso noticiado pela mídia mundial. Cantores, atores, políticos, jogadores... A carga é bem pesada e não é tão simples de lidar.
Então, o Felipão precisa se acalmar, parar de criticar o grupo nas entrevistas coletivas dizendo, por exemplo, que o Grêmio não está à altura dos adversários mais fortes. Não precisa ficar falando isso para justificar as derrotas. Guarde para si seus pensamentos mais cáusticos. Tente elevar o moral do grupo, tente passar-lhe confiança e não o contrário. Se não tiver muito a dizer publicamente, não diga. Fale que estão trabalhando e que ele confia no grupo e pronto! Quanto menos falar, melhor. Sugiro que  faça uma autocrítica de suas atitudes , tanto publicamente quanto no trato com os jogadores.
Resgate na memória o antigo Felipão. Relembre como agia para montar um time e quais os aspectos que levava em consideração. Esqueça o Felipão europeu. Faça de conta que nunca saiu do RS e volte a agir como o gringo que deu muito certo no Grêmio.

..........

Direção

Sabemos de cor e salteado as dificuldades financeiras do Grêmio para montar um time de alta qualidade técnica. Temos plena consciência de que não vivemos os melhores dias, economicamente falando, mas...
...Mas a direção precisa agir rápido.
O time precisa ser reforçado com urgência, porque ao injetar sangue novo no grupo os próprios atletas sentir-se-ão estimulados. Poderão dividir as responsabilidades com gente nova.
Não estou falando de trazer uma dezena de jogadores, mas sim, de trazer um MEIA ARMADOR de qualidade comprovada  e um LATERAL DIREITO.
Só isso.
Num primeiro momento ,  já seria o suficiente para tentar arrumar o time. Gente nova, sangue novo, qualidade. Todos ficariam satisfeitos: torcida, técnico e jogadores.
Começando com essas peças, podemos aos poucos ir observando como o time se comporta e a necessidades de outras contratações.
Estamos no início do campeonato brasileiro e muita coisa ainda pode ser feita. Vamos lá, presidente! Vamos dar um sacode no vestiário, criar um fato novo positivo, dar alternativas ao técnico, recuperar a confiança da torcida...
É URGENTE FAZER UMA CONTRATAÇÃO DE IMPACTO que tenha liderança e personalidade e traga o torcedor para junto da equipe e comissão técnica. O retorno do apoio do torcedor só acontecerá quando ele sentir que pode ter esperanças.
Num post anterior eu já escrevi que quando o torcedor perde a fé, o clube perde dinheiro.
Volto a dizer, o barato sai caro.

Então, é hora de todos se acalmarem, pensarem com a razão e não só com o coração, e , principalmente, trabalhar. Cada um na sua área.

À torcida mando um recado: continuem cobrando aquilo que vocês têm direito, mas na hora do jogo, dentro da Arena, apoiem. E deixem as vaias para o final se o resultado for decepcionante.