Por Milton Jung
Grêmio 3 x 1 Coritiba
Copa do Brasil – Arena Grêmio
Gostei muito dos gols do Grêmio. Sei que esta frase vai soar óbvia demais para você, caro e raro leitor deste Blog, afinal gol é gol, de cabeça, de calcanhar, com o bico da chuteira ou com a mão (que os puritanos não me leiam), se a favor do nosso time, a gente sempre gosta, principalmente quando estes gols nos deixam mais próximos de um título, que foi o que aconteceu na noite de ontem, na disputa por uma vaga às quartas-de-final da Copa do Brasil. Para que não pareça tudo tão óbvio assim, explico por que gostei tantos dos gols que nos deram a vitória na Arena.
O primeiro contou com a participação de nossos dois zagueiros e surgiu da cobrança de escanteio. Na última temporada e boa parte desta, havíamos deixado de marcar ou tornamos raros os lances de “bola parada”, como os entendidos descrevem os gols feitos a partir de cobrança de falta e de escanteio. O que era contraditório, pois durante muito tempo fomos “acusados” de só ganhar jogos e campeonatos com “bola parada”. Quantas vezes, ouvi críticos dizendo que este era o forte do Grêmio, como se não soubéssemos jogar de outra maneira. Gols de escanteio e faltas são armas importantes no futebol e resultado de treinamento intensivo para que não se transformem em acaso. Nas últimas partidas, já havíamos assistido a algumas vitórias conquistadas desta forma. Ontem, foi o recurso mais perigoso até marcamos o gol de abertura e contamos com a presença decisiva de Erazo e Geromel.
O segundo gol foi de “bola jogada”, se é que você me permite usar esta expressão para contrapor à “bola parada”. Foi resultado deste novo Grêmio que temos assistido surgir na Arena sob a batuta de Roger. Passes rápidos e precisos, movimentação de jogadores com intensa troca de posição e, claro, apuro técnico, fundamental para que a bola role de pé em pé até seu destino final. Fernandinho foi genial ao perceber o aparecimento de Luan no meio dos zagueiros, quando todos imaginavam que o melhor seria Marcelo Oliveira que chamava atenção da marcação. Luan foi brilhante ao deslocar o goleiro com um toquinho de lado e oferecer a Douglas a oportunidade de concluir a jogada em gol. E Douglas, foi Douglas, o nosso camisa 10.
O terceiro gol, fruto de um erro do árbitro que marcou pênalti em falta que ocorreu na meia lua da área adversária, me deixou feliz porque mostrou quanto seguro está Luan vestindo a camisa do Grêmio. Pediu para bater, teve o aval do técnico e o fez de maneira magistral, tirando qualquer chance de o goleiro alcançar a bola antes dela chegar ao fundo do poço (expressão que roubei sem pudor do nosso Milton Ferretti Jung).
Ao descrever os lances, acredito que você já tenha percebido o motivo da minha alegria. Em uma mesma partida, mesmo que o desempenho geral não tenha sido excelente, fomos capazes de usar diferentes recursos para chegar ao mesmo objetivo: o gol.
O Grêmio de Roger joga futebol com a arte da diversidade.
Josué Antonio · 500 semanas atrás
Os adversários são: Palmeiras, Santos, Internacional, São Paulo, Figueirense, Fluminense e Vasco da Gama.
Das 7 opções, só tem dois que estão jogando bola o suficiente para intimidar: Santos e Palmeiras.
O resto são adversários completamente batíveis, fora e dentro de casa. Os nossos rivais de cidade até vão estar com uma motivação extra, agora que foram colocados novamente em seu devido lugar com um laço monumental, mas o próprio ídolo deles fez o discurso, ainda que de fala fina, que nossos jogadores precisavam ouvir. Obrigado, D'alessandro! Foi o suficiente para garantir mais uma surra para vocês. Não aprenderam com 4, não aprenderam com 5, será que o próximo laço vai ser de 6?
São Paulo é um adversário complicado, mas assim como o Fluminense, são fregueses históricos do Grêmio, o São Paulo, especialmente, é o rei de entregar para gaúchos nos mata-mata da vida.
Figueirense e Vasco só venceriam o Grêmio se os jogadores entrassem com salto-alto, que é sempre um medo. Faltam times aos dois.
São 3 partidas. 3 batalhas. E quem disse que a Copa do Brasil é a nossa Copa do Mundo, está mais que certo.
Esse ano vamos comemorar. Ponho fé no Roger, no nosso Presidente e nos jogadores. Esse ano vamos levantar um caneco.
seuAlgoz 101p · 500 semanas atrás
Josué Antonio · 500 semanas atrás
Sempre acabo pensando nos 180 minutos como um todo. Mas sim, 6 jogos.
Gilberto Rezende 106p · 500 semanas atrás
Por isso que torço pelo Figueirense x Mazembados os catarinas querem o pescoço do falsão traidor Fuksfuks e do Presidente atravessador Pífio...
E eles derrotaram o ATLÉTICO-MG, porque não derrotariam os Mazembados ????
P.S. O Grêmio deveria levar uma faixa irônica a campo no jogo de domingo agradecendo a CBF e a Globo (em nome do Corinthias) por ter agraciado ao Grêmio como ÚNICO CLUBE da competição a ter escalado dois jogos as 11:00 em domingos SEGUIDOS um fora e outro em casa...
Veremos se isso se repetirá até o fim da competição...
carlos · 500 semanas atrás
Kkkkkkk
alan30soccer' · 500 semanas atrás
Gilberto Rezende 106p · 500 semanas atrás
Rafael - Jack · 500 semanas atrás
Eu sinto falta de neguinho que mete gol e comemora a fu, enlouquecido, como fazia o Lima nos anos 80, por exemplo. Talvez seja pq me imagino comemorando assim caso EU fizesse um gol pelo Grêmio, sei lá.
Torço o nariz tb pra essa louvação toda de hoje, acho muito fora de contexto.
Mas isso são detalhes. O q importa é bola na rede, rs
Alan30soccer · 500 semanas atrás
Rafael - Jack · 500 semanas atrás
Abraço!
Paul Kersey · 500 semanas atrás
Wilson · 500 semanas atrás
"Douglas, o anti-herói gremista, não tem o físico de um atleta. Apelidado carinhosamente de “Barriga de Cadela” pela torcida do Grêmio, visto sua proeminente pochete de cerveja - comparável a uma fêmea dog prenha - em sua primeira passagem no Grêmio, apesar de
positiva, sofreu com os desaforos do torcedor pós-moderno, que o cobrava coisas irrealizáveis.
(...)
Camisa 10, diga-se, clássico. E com essa classe toda, mesmo que, vez ou outra, falte um pouco de fôlego, a perna esquerda está sempre calibrada pra aliciar uma redonda na cara do gol para um companheiro. Hoje, não importa mais se Douglas é barrigudo, se fuma uma carteira de Marlboro Light por dia e se bebe sua Skol litrão antes de dormir pra evitar a fadiga. Isso é trunfo, é glória. É a capa do anti-herói."
http://espnfc.espn.uol.com.br/gremio/imortal-acim....
Ademir · 500 semanas atrás
Mas pra torcida do gremio tem que ser quase um coroinha da igreja ,tem que ser um cara legal gente boa ,correto, nem que no jogo não resolva nada ,a nossa torcida adoro um Ze Roberto , Um Ramiro um Marcelo Oliveira que são amigo de todo mundo que ri de tudo que é puxa saco do tecnico.Podem me negativar por o que vou falar mas se tivessemos um matador que fizesse a metade dos gols que o Douglas deixa os caras na cara do gol seriamos campeões este ano.
JAMES TAILOR 83p · 500 semanas atrás
humbertosm 102p · 500 semanas atrás
Alexandre Sanz • 10 horas atrás
Baaah Ilgo, nem vou ver o proximo jogo, ja me convenceram que nao temos condiçoes de ganhar nem do coxa dentro de casa, tambem vou largar o campeonato pois deveremos tomar uma goleada em SC e perder para o grande Goias em casa, imagino que depois contra o Corinrhians vai ser 10 x 0 ...e eu quetava super feliz que o Gremio nos ultimos 6 jogos venceu 5 e empatou 1 tendo feito 13 gols e levado 2, como posso ser tao inocente.
jbighead 96p · 500 semanas atrás
FORÇA,GRÊMIO !!!!!