Fluminense 1×0 Grêmio
Brasileiro – Maracanã (RJ)

Já disse nesta Avalanche que de futebol costumo entender tanto quanto qualquer outro torcedor apaixonado por um clube que, provocado pelo coração, distorce os fatos em campo e retorce a verdade a seu favor. Jamais daria, por exemplo, aquele segundo cartão amarelo a Wallace – que nos custou o jogo, ao nos deixar em menor número em um gramado com aquelas dimensões – e, sem titubear, teria tirado o vermelho para o carrinho que o camisa 10 deles deu em nosso zagueiro quando, mesmo em menor número, continuávamos levando perigo ao gol adversário. Teria sinalizado impedimento no lance que os levou a marcar o único gol da partida, mesmo que a linha digital da televisão me provasse por A mais B que a posição era legal. Como disse, sou apenas torcedor. Também apitaria sem perdão o pênalti em Edinho quase no fim da partida que poderia nos levar ao empate. Aliás, para apitar esse não precisava ser um torcedor, bastava um pouco de boa vontade e precisão até porque – e a televisão provou isso – houve puxão na camisa do nosso volante.
No entanto, não estou aqui para falar do futebol em si, mas de um tema sobre o qual tendo a entender um pouco mais até porque, como diria meu pai, o diabo sabe mais por velho do que por diabo. Quero falar de comunicação, para a qual me dedico há cerca de 30 anos e foi assunto central de livro que lancei recentemente: “Comunicar para liderar”, pela Editora Contexto (momento jabá). E falo hoje, especificamente, da comunicação dos jogadores, pois, creia ou não, os considero geniais. Imagino que você, caro e raro leitor desta Avalanche, deva estar estranhando esse meu elogio, afinal as entrevistas ao fim das partidas por muitas vezes são motivos de deboche, dada a repetição de frases feitas e expressões sem muito sentido que nossos “craques da palavra” usam para atender as perguntas dos repórteres.
Agora, vamos pensar com carinho. O cara passa 90 minutos correndo atrás da bola, disputando cada pedaço do gramado, recebendo botinada de uns e dando botinadas nos outros, cai no chão, se levanta, corre de novo, ouve vaia do torcedor, bronca do professor e não desiste. Ao fim e ao cabo, sai de campo derrotado (ou não) e, sem chance de recuperar o fôlego, já é alvejado com uma pergunta do jornalista. Convenhamos, às vezes alvejado com cada pergunta que pelo amor de Deus! Sem pestanejar, o cara tem de responder de bate pronto.
Coloque-se no lugar dele e pense se você seria capaz de articular alguma frase depois de passar pelo que ele passou em campo? Tem doutor que estuda, planeja e treina para falar bem e quando é perguntado, em uma entrevista programada e sem estresse, diz um monte de asneira. Tem autoridade que decora a fala e se dá mal. O jogador é obrigado a responder ali, no calor da emoção, mal conseguindo puxar o ar. E nós queremos que ele diga algo espetacular, com início, meio e fim, e que ainda faça algum sentido?
O incrível é que, na maioria das vezes, eles se saem bem, sem se comprometer. Não aprofundam muito na análise do jogo, mas resumem as coisas com uma frase que acaba virando manchete em seguida. No sábado, aliás, um dos nossos se saiu muito bem, inclusive foi melhor nas palavras do que na bola jogada. Refiro-me a Edinho que, ao lado do campo, após ter corrido dobrado na ausência de um de seus colegas e perdido três pontos importantes, foi perguntado sobre o fato de ter sido derrotado e já ter que encarar um Gre-nal na próxima rodada. Poderia ter concordado com o ar de dificuldade que a jornalista usou na pergunta, mas, não, nosso volante com a sutileza que lhe é peculiar tascou: “ainda bem que tem um Gre-nal!”.
Ou seja, que bom que teremos uma partida importante para disputarmos, um clássico pela frente, pois é a oportunidade para se mostrar grande, vencer e crescer na tabela de classificação, antes que seja tarde. Faço minhas as palavras de Edinho. Que venha o Gre-nal!
pescador_desereias · 503 semanas atrás
Claudio · 503 semanas atrás
Claudio · 503 semanas atrás
- Façam uma reunião todo o elenco todos os dias a partir de amanhã e enfatizem: O coco é nosso inimigo!!! sem risadinhas , abracinhos na entrada, troca de camisa, abraços do Edinho e do Giuliano nos cocos. Sei que é difícil controlar esses boleiros mas nós pagamos o salário deles...é chegar é falar: hoje vai ser diferente
- infelizmente o babaca que orquestrou o assalto do maracanã tirou o Wallace...alguém tem que chegar no anão no começo do jogo, no tornozelo e na bola e fazer ele sentir
- Correr como nuca fizeram na vida. Pressão. A torcida merece isso
- Ganhar todas as divididas
- Impedir o anão de apitar. Toda vez que ele começar com os ataques de bicha, cola e cobra do assoprador que use a regra atual (que é uma bosta) de não falar com eles
- Não tenham medo desses bostas. Tem q botar a bola para dentro no domingo em homenagem aos pais Gremistas
- Ganhem esse jogo nem que for por meio a zero e mandem o anão enfiar o binóculo no anûs depois do jogo
@Ciganosazul7 · 503 semanas atrás
A minha ÚNICA preocupação para o GREnal é com a arbitragem que rotineira e sistematicamente tem nos prejudicado, quero dizer, se for um juiz da FGF estaremos na berlinda, se for um juiz de fora dos tentáculos do Novelleto aí eu não tenho dúvidas da nossa vitória.
A direção deveria ter atenção com isso e não aceitar um árbitro do Roubalito.
Ancião Imortal · 503 semanas atrás
Temos de Tem que ganhar este Grenal para reanimar, ver se dá para lutar por uma vaga na LA 2016.
Se isso não acontecer, o jeito é ir testando jogadores jovens e montando time para o próximo ano. Ganhando os jogos fácies manteremos uma posição intermediária na tabela. O Roger tem de deixar de seguir a mesmice das substituições, entender que jogador mediando/ruim e velho não vai virar bom jogador, mas um mais jovem pode até surpreender.
Se largarmos de mão os cascudos inúteis, vamos ter chance de montar time para o ano que vem. Se seguirmos com a velharia inoperante, como Roger tem feito nas substituições, vamos chegar no início de 2016 exatamente como nos outros anos, sem time base para sonhar com títulos.
Ademir · 503 semanas atrás
Santiago · 503 semanas atrás
gremiooooo · 503 semanas atrás
Traks · 503 semanas atrás
Traks · 503 semanas atrás
Por favor, Romildo, faça a competição acontecer já no ano que vem! Chupa novermelho!!!
http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2015...
nelsongz2 92p · 503 semanas atrás
Roger, tu és inteligente, tens grande futuro como treinador do Grêmio, por que continuas insistindo em colocar colocar quem não ajuda? Larga desta tua aposta furada e coloca quem já deu resultado, superior, inclusive, a soma dos dois citados no início.
Outra observação, o Wallace, jogando como primeiro volante, estava muito bem, aparecendo, inclusive, como fator surpresa perto da área adversária. Um dos melhores, senão o melhor primeiro volante do campeonato.
Coincidência ou não, desde que resolveste trocar as posições dele e do Maicon o Wallace caiu de produção. No GREnal não vai dar, por culpa de mais um erro humano da arbritagem, mas depois coloca o Wallace na
dele, tá?
Diego · 503 semanas atrás
Wilson · 503 semanas atrás
Acredito que Galo, Corinthians e Palmeiras ficam com as 3 primeiras vagas, restando uma para os times que estão no bolo, ou seja, são muitos times para uma vaga.
Portanto, ainda estamos na briga, resta alguém colocar isso na cabecinha de nosso treineiro e de nossos jogadores, pois não engoli a vontade demonstrada no primeiro tempo contra o Flu, com um pouco mais de vontade teríamos vencido aquele jogo.
jbighead 96p · 503 semanas atrás
domingo nossa atitude, como torcida, é lotar a cancha e apoiar! e a do time é ter ganas e lutar por uma vitória! é possível!
FORÇA GRÊMIO !!!!!
gremiocampeaomundial · 503 semanas atrás
Atenção Blog Imortal Tricolor: Por que o blog não esclarece a questão do Maxi Rodriguez? Nem vou entrar no mérito de criticar jogador (Douglas, Braian). Gostaria de saber o que pensam a respeito. O blog tem essa função também, não?
@jonasbsilveira · 503 semanas atrás
Conhecendo a IVI, "em torno" por ser qualquer coisa entre 50,1 milhões e, até mais provável, 59,9 milhões.
É similar ao milagre do salário do Nilmar, que foi publicado com o altamente preciso valor de 430 mil, mas agora, na hora da saída, está desonerando da folha colorada "em torno" (tá ali o "em torno" de novo) de 800 mil.
O Inter deve muito ao Nilmar, mas já diziam que haverá "lucro" na saída, com a proposta árabe. Entrevistado, o procurado do Nilmar, outro colorado abnegado, diz que não cobrará o clube agora quanto ao que lhe é devido (pois também lhe devem).
Destaque pro "agora"... Orlando, Sonda e o banco não cobrarão a dívida agora, mas cobrarão depois.
rodrigo · 503 semanas atrás
Gilberto Rezende · 503 semanas atrás
A CBF dando uma força ao Noveletto.
Segundo o J B Filho a direção Grevista oficiou a CBF para escalar equipe de arbitragem de fora do RS, INCLUSIVE outro árbitro, se é verdade PARABÉNS a direção Gremista!
Tomara que nos futuros jogos em casa o quarto árbitro FGF também acabe!
Agora vamos ver o que a CBF vai fazer...
Wilson · 503 semanas atrás
Grêmio x Coritiba
Será que passamos?
humbertosm 102p · 503 semanas atrás
Jogadores falando que não estão preocupados com o Dalessandro, certo que ele vai deitar e rolar como faz a 100 anos.
E o Alan Ruiz coçando lá na Argentina.
Duvido que o Grêmio ganhe o Grenal.
JAMES TAILOR 83p · 503 semanas atrás
Que azar né?
E os morangos pegando o Ituano.
Porque eu não me surpreendo?
MARACUTAIA
Ademir · 503 semanas atrás
Cocos X Ituano
Quem passa?
Polenteiro · 503 semanas atrás
Regis · 503 semanas atrás
Alessandro · 503 semanas atrás
Gilberto Rezende · 503 semanas atrás
Os mazembas vão ter o segundo jogo em Itu...
Carlos · 503 semanas atrás
Porque acho impossível a gestão atual ter aumentado a divida do Grêmio de 187 para 390 milhões em 2 anos. http://espn.uol.com.br/post/532288_buscando-titul...
heraldo · 503 semanas atrás
Wilson · 503 semanas atrás
Azarado nesse sorteio foi o Cruzeiro que pegou o Palmeiras ou Corinthians e Flamengo que pegaram clássico regionais.
Essa mania de perseguição já está virando paranoia.
@jonasbsilveira · 503 semanas atrás