Grêmio 1x0 Fluminense
Brasileiro - Arena Grêmio

Luan comemora com Roger o gol da vitória (álbum Flickr do Grêmio Oficial)
"Eu uso o necessário
Somente o necessário
O extraordinário é demais”
Via o Grêmio jogar, na noite desta quinta-feira, quando lembrei da letra de música que embalava os meninos aqui de casa sempre que assistíamos a um dos muitos DVDs da Disney, que faziam parte da coleção de entretenimento deles quando eram bem pequenos ainda. Hoje, os dois estão grandinhos e cada um fazendo das suas, mesmo assim a música voltou à memória, principalmente depois do gol gremista. Gol, aliás, resultado de uma tranquila cobrança de pênalti de Luan, pênalti bastante claro, registre-se, apesar de ter acabado de ver no Twitter que alguns colegas de jornalismo esportivo o chamaram de polêmico. Se houve polêmica, isto se deu porque o autor do pênalti, aquele que colocou a mão na bola, não foi punido com um cartão amarelo, o que resultaria em sua expulsão, pois já havia recebido um por uma falta no segundo tempo.
Lembrei da música porque percebi que, em campo, o Grêmio fazia o necessário, somente o necessário, para levar os três pontos nesta sua caminhada para o Tri da Liberadores - jamais devemos esquecer que este é o nosso objetivo maior. E quando digo que fazia o necessário, longe de mim desmerecer o que era feito. Pelo contrário. Marcava o suficiente para impedir a chegada do adversário, apesar de uma bobeada logo no início que quase atrapalhou nossos planos. E marcava a saída de bola como Roger gosta, sem dar muito espaço e retomando o domínio do jogo rapidamente. O necessário.
Assim que a bola estava nos pés gremistas, os jogadores se deslocavam no gramado sempre apresentando-se como opção de passe e assim faziam com que o passe tivesse maior precisão. Tanta movimentação acabava gerando lances de gols que, na maior parte do jogo, eram desperdiçadas pela insistência de sempre querer alguém mais bem colocado para concluir. Um mérito ou um defeito - dependendo do resultado final - deste time que não abre mão de jogar futebol com qualidade, porque qualidade no futebol é preciso.
Até que veio o pênalti. E Luan converteu com a tranquilidade de um veterano, que ele não é, mais uma vez fazendo o necessário. Sem paradinha, sem precisar de ginga, sem muitas delongas, apenas com precisão, a necessária precisão (e tranquilidade) dos cobradores de pênaltis.
O restante do jogo foi trocar bola de pé em pé, uma prática irritante para os adversários que sempre acaba em expulsão ou punição, quando o árbitro não se omite de sua responsabilidade - e hoje por mais de uma vez se omitiu, apesar de ter expulsado um deles aos 18 do segundo tempo. Sei que muitos dos torcedores devem ter temido algum revés, mas, convenhamos, a partida ficou sob controle. Os três pontos foram garantidos, a manutenção da vaga da Libertadores, também, e seguimos distantes dos que se engalfinham mais atrás.
Fizemos o necessário, apenas o necessário. O extraordinário … que venha no domingo!
Cruyff · 488 semanas atrás
Imagina esse cara depois das festas de final de ano....! Falta de profissionalismo do caralh.
gremiocampeaomundial · 488 semanas atrás
Pode tirar 20kg dele que não muda muito. Se ainda fossem 10 anos de idade... mas 20kg de peso, nada.
ArthurJ · 488 semanas atrás
E o Roger insiste com essa desgraça. Pra piorar, só sai depois dos 30 do segundo tempo, pra garantir o bônus de produtividade.
Essa questão da produtividade acabou sendo um tiro no pé. Constrange o treinador, que fica sabendo que se não escalar o cara, ele vai receber menos $$.
imortal_sempresc · 488 semanas atrás
Maicol · 488 semanas atrás
Traks · 488 semanas atrás
http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/notic...
Juca · 488 semanas atrás
Dois jogadores jovens, um é um dos poucos que sabem finalizar, mas nunca joga, outro é um jogador muito promissor numa posição carente, mais dinheiro por um exímio passador pro lado, de 30 anos de idade.
É muito Grêmio isso.
heraldo · 488 semanas atrás
Paulo Juliano · 488 semanas atrás
seuAlgoz 101p · 488 semanas atrás
emanuel · 488 semanas atrás
Alguem sabe algo sobre o Tinga, há planos dele finalmente ser aproveitado ano que vem? Guri jogou mto na serie c e merece pelo menos uma chance, melhor que o galhardo ele é!
Traks · 488 semanas atrás
Acredito fortemente que essa troca será tão "boa" quanto foi a do Souza pelo Rhodolfo.
"Precisamos cometer novos erros" Paulo Autuori, em 2009!!!!!
seuAlgoz 101p · 488 semanas atrás
Será que é apenas um pobre perseguido?
Traks · 488 semanas atrás
Aproveitando: me perguntando porque jovens genuinamente da nossa base, como Tinga, Raul, Mamute, Coelho e cia não são utilizados, e jovens que vieram "semi-prontos", via Chávare, estão tendo oportunidade, como Pedro Rocha, Luan e Wallace (não que não mereceçam, sou fã dos três!). E ai volto pra mesma resposta: prefiro me forçar a acreditar que o Tinga/Raul/Mamute é ruim, chato, mala. Espero que as escolhas de jogadores sejam baseados na avaliação técnica, no comprometimento, e não por outras variáveis.
seuAlgoz 101p · 488 semanas atrás
Nos teus exemplos dá para ver que os mais aproveitados são os que deram exatamente as melhores respostas.
E não tem nada a ver com ser chato e mala.
Tinga não se destacou nem na série C onde o nível é bem mais baixo.
emanuel · 488 semanas atrás
Álvaro · 488 semanas atrás
ArthurJ · 488 semanas atrás
Eder · 488 semanas atrás
Álvaro · 488 semanas atrás
Traks · 488 semanas atrás
Douglas Costa não jogou, e passou por Roth, Autuori, Rospide...
gremiocampeaomundial · 488 semanas atrás
O que eu não entendo, com todo o respeito apesar do tom, é como alguém tão associado à figura do Fábio Koff como SeuAlgoz e os demais blogueiros pode ignorar ou fazer de conta que ignora seus fundamentos e métodos. Ou alguém aí pensa que é brincadeira/mentira as histórias de Renato e Paulo Nunes?
No mínimo os envolvidos, pela proximidade com o clube, sabem de tudo isso e mais, muito melhor do que eu. No entanto, não só no Grêmio, sempre que se chega a uma situação insustentável do ponto de vista argumentativo, a apelação é “ao futebol moderno/mudou”.
Sim, mudou, mas a bola continua redonda. Do couro ao poliuretano ao que quer que se use hoje em dia, nada é tão constante quanto a natureza humana. E o que se faz diante disso? Joga o problema para o SPFC, na expectativa de que nunca ninguém faça o guri jogar bola. Do contrário, terá provado possível fazer o que, nas entrelinhas, estão sugerindo não ser.
TODOS os blogueiros sabem também, e também melhor do que eu, que o Grêmio não tem condições de custear o método “moderno” e insistente de montar times de futebol: pagando caro. Aí no ano que vem, caso dê tudo certo, ninguém reclama. Mas NÓS fizemos tudo certo? Digo, quando disserem que o clube não pode pagar por um atleta de alto quilate, vocês vão lembrar que tínhamos um e foi doado ao São Paulo? O Alan Ruiz custava US$ 4 milhões, o Maxi é nosso e tem contrato em vigor. E aí, como é que fica?
No final de 1994 o Koff não teve nem escolha, precisou vender meio time para manter o clube. Montou outro melhor ainda. Deveríamos primar pelo talento que temos, bruto ou lapidado, porque não temos como comprar. Mas se um jovem talentoso – que é o mais difícil, ainda mais nos dias de hoje – não serve porque tem “má-vontade” ou porque “os outros tem má-vontade com ele”, aí eu lavo minhas mãos.
Torço para um clube – gigante – de futebol, não para uma turma do Jardim de Infância.
seuAlgoz 101p · 488 semanas atrás
Que o guri está arrebentando nos treinos, que depressão é um traço de atletas vitoriosos, que sempre que jogou mostrou que é craque e que, por isto, para sacanear a torcida e a eles mesmos que dirigem o clube e querem títulos, resolveram mandar o cara adiante?
Torcendo para dar errado? Não cara. Que arrebente lá. Quantos não deram certo em lugar nenhum e viraram ídolos no Grêmio.
O que não dá é esperar que estoure até o final dos dias.
Em tempo: depressão exige tatamento químico que cai na dopagem.
gremiocampeaomundial · 488 semanas atrás
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embe...
Isso é “saber lidar com o grupo”. Não é copiar literalmente o exemplo nem tentar adaptar ao que quer que seja. Esse link serve apenas como demonstração de que algumas coisas tem jeito. Outras, como depressão no nível citado, não. Se é assim, não é culpa de ninguém. Mas se ao invés disso for uma decisão tomada primando pelo bem do Grêmio, considero-a equivocada. Nem sempre ter a intenção de acertar é o bastante. Não posso nem quero duvidar das intenções do corpo diretivo, só acho que as pessoas erram.
Qual é o problema do Maxi? Já que chegou nesse ponto, eu mesmo respondo: ele era a “estrela” do Montevideo Wanderers e não é muito adepto do esforço, o que faz dele já por natureza mal-visto nos treinos. Além disso, fala pouco e talvez se ache muito. Isso é depressão? Isso é incurável? Não do meu ponto de vista.
O que eu penso? Gosto de ser sincero, mesmo mantendo o nível. Penso que a comissão acha que o trabalho de recuperar o Maxi, considerando ainda a influência disto sobre outros atletas, não vale a pena. Só que eu acho que vale, e aposto que muitos aqui também acham. Claro, não custa repetir, isso SE não for, mesmo, algo mais sério que precise ser tratado a monoaminas.
E que fique claro que, a confirmar-se essa história de depressão, a culpa de reclamar não é minha, pois só teria mesmo descoberto isso quando li a resposta do SeuAlgoz. Torcedor corneta, é verdade, mas também não tem bola-de-cristal. Esclarecer as coisas de vez em quando não faz mal algum, pelo contrário.
seuAlgoz 101p · 488 semanas atrás
Existe uma coisa chamada ética profissional.
Teve um jogador no Grêmio tempos atrás que era trucidado pela torcida por causa da apatia em alguns jogos e ele sofria de depressão química.
Nós sabíamos disto, mas não podíamos publicar. Imagina alguém saber dos teus problemas e sair espalhando aos 4 ventos.
Não sei a extensão dos problemas do Maxi, mas e se for assim, tu achas que deveriam fazer uma coletiva para contar os problemas dele?
Polenteiro · 488 semanas atrás
Fato é que o Douglas tá jogando de centroavante. É coisa do Roger ou dele não sei, não sou pago pra saber. Quem tem que saber é quem tá lá dentro.
Carlos · 488 semanas atrás
Ja iniciar com ele no Grenada. Ai sim todos os corneteiros teriam a prova dos nove(craque ou pereba)
Porque aqui o melhor do time sempre é o que o treinador deixou de fora.
Quando ganha o jogo, os posts tem 40 comentários no máximo.
Quando perde tem 200.
Eder · 488 semanas atrás
Desiludido · 488 semanas atrás
Basta desses "equívocos" de avaliação.
Negro Tricolor · 488 semanas atrás
Observem que toda vez que mostram a torcida do Grêmio, fecham em poucos torcedores (torcedoras). Todos loiros (louras). Não brancos, mas louros obrigatoriamente. Não sou paranóico. A câmera enquadrava somente de forma a aparecerem SOMENTE LOIROS na imagem, claramente não queriam mostrar que houvessem não loiros na torcida. Nitidamente passando uma mensagem sublimiar a quem assiste que o grêmio é uma espécie de time nazista.
Assistam e me desmintam! Estou indignado com isso, pois sou negro e vejo inúmeros negros diariamente com a camisa do Grêmio. Estão a muito tempo tentando criar uma imagem racista e errada da nossa torcida, desde o triste episódio daquela torcedora. Como se as outras torcidas não fizessem pior.
Acho que isso é muito sério e cabe algum tipo de atitude.
Grêmio 2015 · 488 semanas atrás
Maicol · 488 semanas atrás
Eu mesmo respondo, hehehe. Grêmio decaiu demais com esta invencionice de Bobô titular.
jbighead 96p · 488 semanas atrás
sempre apregoei e insisto que devemos martelar o tempo todo e TENTAR chutar o maior número de vezes que for possível... espero que no GREnada nosso time volte a ter velocidade e marque muitos gols
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Eder · 488 semanas atrás
Adriano · 488 semanas atrás
Manda um empresário "jabazeiro" chegar num Abelão ou num Luxemburgo da vida e oferecer o jogador, que eles pedem a contratação do cara por no mínimo 2 milhões de dólares, lógico que 1 milhão no mínimo se perderá no caminho, entre comissões de todos, a beira do jogador, a parte do investidor que o trouxe para o Grêmio.
Sobrando 1 milhão de dólares, oferece pro SP se eles não quiserem manda caminhar e vai ao mercado buscar um segundo volante com esse dinheiro.