9 de novembro de 2015

Avalanche Tricolor: um resultado de tirar o sono dos outros, não o meu

Por Milton Jung


Sport 1 x 0 Grêmio
Brasileiro – Ilha do Retiro/Recife


22064662423_c138edd3e5_z
A rodada do Campeonato Brasileiro reservou-me o Grêmio para fechar um fim de semana diversificado e divertido, que se iniciou no fim da tarde de sexta-feira com jantar em família. Os demais dias foram divididos entre sessões de filmes e seriados, realização de algumas tarefas profissionais pendentes e uma ótima experiência com um grupo de cidadãos dispostos a mudar a forma de se fazer política no Brasil, no evento Virada Política, que se realizou em São Paulo.

O caro e raro leitor deste blog pode achar estranho eu ter escrito no parágrafo acima que o fim de semana foi divertido, diante do resultado do meu último compromisso deste domingo. Claro que eu preferiria ir para a cama comemorando uma vitória, a medida que a conquista de mais três pontos nos daria chance de disputar o vice-campeonato e embolsar mais uns dois milhões de reais. Tivéssemos produzido ofensivamente um pouco mais, arriscado a gol um pouco mais e acertado o pé um pouco mais, principalmente na troca de passe final e no chute, era provável que saíssemos com resultado bem melhor.

Uma derrota como a deste domingo, porém, é incapaz de estragar os momentos que vivi no fim de semana ou mesmo a minha visão sobre o Grêmio – e olha que Heber Roberto Lopes se esforçou para tirar meu bom humor com sua arbitragem atrapalhada e displicente. Digo isso com tranquilidade porque teimo em não analisar o desempenho gremista por esta ou aquela partida, isoladamente. Hoje mesmo alguns jogadores que têm sido excepcionais em campo não conseguiram desenvolver o mesmo futebol. Seria injusto aproveitar o baixo rendimento para criticá-los.

Tenho insistido nesta Avalanche que precisamos olhar a campanha ao longo da temporada, as expectativas que tínhamos e a perspectiva que se abriu graças ao crescimento técnico e tático da equipe. Nossa evolução tem sido tal que a perda dos três pontos neste domingo é incapaz de mudar a trajetória vitoriosa que estamos trilhando na busca do Tri da Libertadores – esta sim uma obsessão gremista. Não há motivos de preocupação, o que não significa que tudo esteja resolvido. Roger sabe que precisa ajustar as peças, dar mais consistência para alguns jogadores e reforçar o elenco, mas tudo isto administrado com a tranquilidade, prudência e sabedoria que lhe são características.

Quem não deve dormir muito tranquilo neste domingo é aquela turma que viu mais um candidato chegar para a disputa da quarta vaga para a Libertadores.

Comentários (60)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Pelo menos pra mim, a preocupação não é a campanha em si, mas o momento.

Roger vem cometendo os mesmos erros jogo após jogo. Douglas pode ter sido importante pro esquema do Grêmio, fez boas partidas no ano, mas tá visivelmente se arrastando em campo. Por que não testar algum outro meia no lugar dele?

Contra o Flamengo, havia a chance de promover a entrada do Tontini no lugar do Douglas. Já tava 2x0, Fla com 1 a menos. E o que o Roger fez? Colocou o Bruxuster. Desperdiçou a chance de ambientar o guri.

Tivesse entrado contra o Fla, talvez pudesse ter entrado contra o Sport tb, ao invés de dar mais uma chance pro Fernandinho (que todo mundo sabe que não vai sair nada dali).

Essas são as coisas que cansam, que irritam. Nem vou falar em questão de postura, de querer jogar pra ganhar, pois isso é algo que o Grêmio abandonou faz tempo. Agora é só a luta pelo "pontinho fora". Enquanto esse mantra não for destruído, seguiremos penando.

Fora isso, ter perspectiva com reforços é complicado também. Os responsáveis por contratações já caíram em descrédito faz tempo. Rui Costa precisar errar 20 pra acertar 1. Todo ano o Grêmio fala em "contratações pontuais", mas aí contratam mais de 10 jogadores. Lateral, zagueiro, volante, meia, atacante...
6 respostas · ativo 489 semanas atrás
Analisando alguns jogos de forma 'isolada' fico com a nítida impressão que esse time não pretende se classificar para a libertadores, e pensar que falaram em título...ha-ha-ha.
Querido papai noel,
no Natal, quero os seguintes presentes:
1- classificação direta para a LA;
2- vitória no próximo GRE-nal,e :
3- rebaixamento do goias e do coxa.
as minhas observações são sempre no sentido de ver o GRÊMIO jogando para vencer, independente da cancha! e desde que inventaram que o Pedro Rocha tinha de dar lugar para o "sei lá quem da hora", senti o time muito travado e com a volúpia de marcar gols e concluir diminuídas... daí vem as campanhas do "aipim" e foi-se... reconheço um time bem pensado, desenhado e planejado... mas tão faltando tesão!
em vista dos resultados (e das necessidades de pilas) trocamos o projeto de formação de um time pela obtenção de vaga, colocando "cascudos" no time e no banco e baixando muitas das promessas para a transição... ah se dessem, pex, ao Lucas Coelho, ao Éverton as chances e o número de jogos que deram ao braian... se tentassem o Lincoln, o Maxi invés do fernandinho...
mas sigo indo a todas! apoiando, torcendo, acreditando!

FORÇA GRÊMIO !!!!!
3 respostas · ativo 489 semanas atrás
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticia...

Já que tá tão ruim assim com o Roger, contratem esse aí acima que a diretoria tanto queria, isso se quiserem jogar a segundona 2017.

Vamos acalmar a falação em cima do Roger, pois, igual a todos os técnicos, tem seus defeitos, mas não esqueçam que foi ele que conseguiu tirar leite de pedra em um time formados por bundas mole sem gana de vencer ou de ser vencedor por sua própria carreira que seja, eu prefiro acreditar de que se há culpados, são 90% os jogadores, o resto é claro que são as decisões equivocadas do técnico, mas não é ele que joga, é muita fraco nosso elenco e os caras ainda não querem mostrar nada a mais do que sabem, parecem aqueles (não todos) funcionários públicos que só fazem o deles e o resto que se f...... Então pensem bem, a poca voia do time não passa pelo técnico, passa pelo tal do CONFORMISMO, O NEW GRÊMIO É MUITO CONFORMADO.

Saudações.
As notícias do lado de lá me lembram um certo partido vermelho, onde impera a arrogância, mutreta e afins.
E ainda tem torcedor dos mulambos tirando sarro com os Gremistas......tá mais do que na hora do Tricolor levantar o caneco e calar esse bando de anões parasitas.
Em relação a mídia esportiva gaucha.....larguei de mão faz tempo, pois só tem torcedor de carteirinha infiltrado falando asneiras, vamos todos boicotar.
Melhor esta aqui...
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticia...

Nilton e Wellington pegos em anti-doping e tem 39 dias de suspensão preventiva ! Fora do GreNal...
Não bastassem as arbitragens amigas no ruralito, toda maracutaia envolvendo a construção do bergamotão...

Agora temos o doping padrão phifa....

E ainda querem falar do Corinthians...Eta clubeco imundo e arrogante. Quem nasce da inveja não poderia ter outra postura...

Uma vez chinelão...sempre chinelão...

Noticias da IVI amanhã: o dopping foi por amor!!!!!!
Bom texto novamente,mas sabes de minha visão quanto ao futebol do Tonho croquis.
Ano que vem com a LA,espero que roger deixe seu lado pardal no vestiário,acredite mais em suas convicções,intensidade,e oportunidade a quem tem muito a provar(piazada).
Que a direção não seja este pure de chuchu que esta estabelecida no time a 15 anos.
Time. Grohe-pikachu-geromel-Bressan -hermes-walace-moises-luan-max-Pedro rocha-everton
Que o aprendizado de hoje seja o título de amanhã. Amém.(Faz uns dez anos que digo Amém louco para dizer um Aleluia no final, mas...).
Contra o Fluminense temos que jogar para vencer, para ficar com o terceiro lugar quase garantido. Aliás, sempre deveríamos jogar para vencer. Empate coloca em perigo até mesmo o quario lugar.

Para 2016, volto a dizer, temos que reformular o time. Jogadores experientes do tipo meia boca tem que ir embora ou ficar na reserva (falo de Galhardo, Erazo, M. Oliveira, Douglas e Bobo; Fernandinho fora já ).
Para seus lugares jogadores com liderança e vontade de vencer, ganhar títulos. Aqueles que reformularam o time em 1977 e 1995 estão vivos, podem ensinar como fazer muito melhor do que qualquer Rui Costa da vida.
2 respostas · ativo 489 semanas atrás
Avatar de gremiocampeaomundial

gremiocampeaomundial · 489 semanas atrás

Por mim ano que vem sai os três. Aproveita que um deles é inviável mesmo (Maicon) e já manda embora o "Maestro" e o Galhardo (o que esses três tem em comum? entendedores entenderão).

Para o lugar do "Maestro" dois reforços:
REFORÇO 1: ele não vai jogar (só isso já é um baita reforço)
REFORÇO 2: Maxi e espaço para outros jovens e promessas vindouras

Contratação boa é um gringo daqueles de onde saiu o Tevez, "Fuerte Apache" acho que é o nome do lugar. O ideal seria tipo o Gago mas além do fator financeiro já não é mais criança. Fora dessa posição não contrataria ninguém. Parafraseando a paráfrase do Algoz: zagueiro e lateral a gente faz em casa.
2 respostas · ativo 489 semanas atrás
Não vou fazer pré-julgamento em cima dos dois remendados pegos no exame anti-doping, mas sim em cima da imprensa gaúcha: imagina se fosse uma dupla de jogadores do Grêmio? Imaginem. Chamariam até mãe-de-santo para entrevistar os antepassados da dupla e especialistas em doping de todas as regiões do mundo para tentar crucificar os jogadores. E, ah, claro que teria colunista pedindo punição ao clube...
2 respostas · ativo 489 semanas atrás
Pára o mundo que quero descer.
O curintiano vendido do Juca Kfouri acredita que um pãozinho da padaria repicado com algumas sementes de papoula é capaz de produzir cocaína no corpo de um jogador de bola. Ele acredita na fantasia inventada pelos corruptos do RS.
Para completar, defende que não sejam punidos por doping jogadores que consomem drogas que "relaxam".
Encerra o post com a seguinte pérola: "No mundo hipócrita e corrupto dos cartolas, atletas são suspensos até por uso de drogas que, em vez de estimular, relaxam."
O fato de existirem cartolas corruptos implica que não se deve punir atletas desonestos? Típico comportamento de pessoa sem ética. PQP!
Mas esperar o que de curintianos vendidos?
Como diria o Général aquele: "..., le Brésil n'est pas un pays sérieux".
3 respostas · ativo 489 semanas atrás
Maicon por Raul, Araújo ou Júnior.

Raul e Júnior estão entre os mais promissores laterais direitos do país... Essa troca não vale a pena.

Maicon não vale 9 milhões de reais. Ele terá 31 anos e já está emendando uma lesão na outra. Um bom e jovem lateral brasileiro vale entre 6 e 8 milhões de Euros... 2 milhões Euros são 8 milhões de Reais.

Rui Costa já perdeu dinheiro na negociação Souza-Rhodolfo, cometerá novamente o mesmo erro, agora ainda mais grave?

Do Araújo não se sabe, não tem a mesma grife, mas foi bem quando entrou.
4 respostas · ativo 489 semanas atrás
um jogador que tá se destacando aí é Marcelo Toscano numero 10 do america mineiro,parece que santos e inter tem interesse,ele simplesmente acabou com o jogo contra o vitoria da bahia hoje 4 x 0 ele tem 14 gols no cameonato.atenção nesse cara direção
Jogadores de serie B nao constam no tal software.
1 resposta · ativo 489 semanas atrás
O grêmio (botafogo gaucho) ganha um gauchao a cada 10 anos e uma vaga a libertadores a cada 5 anos, e o ano de 2016 promete com ruim costa contratando, o que virou esse clube que tanto orgulhava sua torcida, agora virou piada.
Fala da não valorização da base e suplica por um medalhão.
1 resposta · ativo 489 semanas atrás
Preocupado com as especulações sobre contratações, mando um recado para o meu amigo Bolzan Jr.

O Grêmio não precisa de UM goleador para 2016. O Grêmio deve jogar como jogou no início do Roger, alterando para como jogou com o Renato, sem porcaria de UM goleador. Foi assim que o Cru sagrou-se bi-brasileiro em sequência e o Tite foi campeão este ano. Enquanto isso, os times com UM matador (Flu e Fla, por exemplo) estão disputando para não cair. O Grêmio do 2º turno, tentando criar espaço para o Bobo é o 8º do brasileirão, o do 1º, com Luan, Giuliano e P.Rocha, tirando a era Felipão, estava disputando o título.
O Grêmio não precisa contratar ninguém para as laterais. O grêmio precisa "descontratar vários" idosos e/ou caros: Fernandinho, M. Oliveira, Edinho, Galhardo, Douglas, Maicon, Braian, Bobo, Giuliano, etc. Dar chance de verdade aos jogadores mais novos. Aposto que assim teremos mais chance no brasileirão 2016.

Porque falo isto?
1) Porque o o Grêmio vem gastando muita grana para contratar porcarias pensando em se campeão da LA, como se isso fosse o torneio das festas de igreja que a gente monta o time na manhã do domingo para festejar o título no final do dia.
2) Porque, os jovens deste grupo são bons e vão explodir, o Grêmio pode ganhar muita grana ou,. se preferir, ficar com eles para ser campeão de algo grande em 2017.
3) Porque os jogadores que estamos sondando não são dos que fazer a diferença, vão chegar muito em cima da hora e vai se mais dinheiro jogado fora.
4) Porque eu percebo que o estilo do Roger não combina com torneios mata-mata e, portanto, não adianta montar time pensando em ganhar LA ou CB.
A cada dia que passa, mostra que o Ídolo Felipão não estava tão equivocado em algumas escolhas:
http://jbfilhoreporter.final.com.br/2015/11/04/ro...

Menos mal que ele foi substituído pelo Roger
A fonte é fraquíssima, mas espero que não seja por isso que o Linconl não tenha chance:
http://jbfilhoreporter.final.com.br/2015/10/11/pr...
Minha opinião de gremista apaixonado: não troco Lincoln, Raul e Junior por nenhum destes jogadores emprestados (Galhardo e Maicon), tampouco pelo Erazo. Aliás, se um negócio deste tipo sair, vou considerar como uma negociação prática lá de suspeita.
Quanto ao Rui Costa, não dá para entender a razão deste advogado bem falante continuar como dirigente remunerado de futebol, coisa sobre a qual ele entende pouco, muito menos do que vários que aqui opinam.
http://esporte.band.uol.com.br/futebol/times/grem...

Querem trocar o Maicon pelo Maxi Rodriguez, e colocar no bolo o Raul, Junior ou Araújo???
Pelo amor de Deus não!!!
Como @jonasbsilveira falou antes, Maicon não vale R$ 9 milhões, logo já vai completar 31 anos, não tem qualquer valor de revenda, vem se lesionando seguidamente e de quebra tem uma grande tendência a engorda. Claro, é um bom jogador, mas poupe-me. Ofereçam o Fernandinho, o Werley, o Bobô, o Douglas, Marcelo Oliveira.
Espero que isso seja barrigada dos paulistas.
Mas já estou ficando com apavorada, tá na hora da direção se pronunciar e definir os jogadores inegociáveis.
http://espn.uol.com.br/noticia/556744_sao-paulo-p...
Muito boa matéria. http://jbfilhoreporter.final.com.br/2015/11/11/ch...
Uma realidade, infelizmente.
O Grêmio deveria ir buscar o Lucas Pratto e o Renato Augusto. Já que é só chegar e se servir, que o clube faça a mesma coisa.
(Eu sei que não é, mas tá parecendo.)

É comovedora a maneira como torcedores do São Paulo tentam justificar o assédio - de novo - em cima do Roger. Aliás, a IVI vai bater nesse tambor até furar.
Podia voltar o Barcos... Agora que o Luanel Messi está de centroavante e até metendo gol pela Seleção Olímpica, o argentino poderia jogar na posição onde se sente mais a vontade... a ponta esquerda.

Postar um novo comentário

Comments by