Máximo Laviaguerre, então centroavante do Grêmio, comentando sobre Lara para a direção do clube após vê-lo jogar.
Caros
Poucos jogadores de futebol têm a oportunidade, aliada ao talento e persistência, de figurar no rol daqueles que entram para a história dos clubes. Ainda mais raros são aqueles que entram para o panteão e tornam-se lendas. Esse é o caso de Eurico Lara, o craque imortal, um dos maiores jogadores da história do Grêmio.
![]() |
Lara, o Craque Imortal. |
Lara nasceu em Uruguaiana, em janeiro de 1897. Seguia a carreira militar e era tenente do Exército Brasileiro. Em 1920, o centroavante gremista Máximo Laviaguerre havia visto Lara atuar pelo time do Exército e, impressionado com sua performance, sugeriu à direção tricolor que fizesse esforços para contratá-lo. "Lá em Uruguaiana tem um goleiro que, quando ele joga, o seu team não perde." A direção enviou então o volante Luiz Assumpção para conferir se tudo o que se dizia do arqueiro era verdade. E era. Luiz fez-lhe o convite para atuar na capital gaúcha, mas Lara não queria sair de Uruguaiana, rechaçando a investida. Mas o Grêmio, por conta da influência de seus dirigentes da época, fez com que o Exército determinasse uma providencial transferência de Lara para Porto Alegre. E aí não teve mais desculpas. Ele apresentava-se na mítica Baixada para iniciar sua história lendária.
Logo em sua primeira temporada atuando pelo clube já levantou uma taça, tendo sagrado-se campeão do Torneio Citadino de 1920. No ano seguinte tornava-se campeão gaúcho, erguendo a taça outras quatro vezes. Ao todo, nos 16 anos em que atuou como goleiro do Grêmio, conquistou 16 títulos. Também chegou a vestir a camisa da seleção gaúcha em 1922, tendo sido inclusive ovacionado pela torcida adversária em pleno Pacaembu, em um jogo contra a seleção paulista. Nesta partida, diz-se que Lara defendeu 20 chutes de Arthur Friedenreich, considerado na época o maior jogador em atividade no Brasil. Recebeu vários convites de clubes de lá, porém não queria deixar o Rio Grande do Sul.
Lara tornava-se, então, um dos principais nomes do esporte e sua fama atravessava fronteiras. Foi um dos primeiros ídolos gaúchos de um esporte que tornava-se cada vez mais popular no país. Em uma época em que os goleiros não tinham tanto destaque, fazia defesas acrobáticas e impressionantes. Muitos compareciam aos jogos da Baixada somente para vê-lo jogar. Contudo, Lara sofria de insuficiência cardíaca. Para piorar, também foi detectado como portador de uma tuberculose crônica, o que agravava mais seu quadro de saúde. E contribuía para dar ares ainda mais heroicos às suas atuações.
A história de Lara mistura fatos e contos, o que ajudou a criar o mito em torno de seu nome. Talvez a mais conhecida delas seja justamente a que deu ares de lenda à sua passagem pelo Grêmio. O ano era 1935, o Rio Grande do Sul comemorava o centenário da Revolução Farroupilha e o tricolor disputaria aquele que ficaria conhecido como "Grenal Farroupilha", o qual decidiria o título citadino daquele ano. O adversário tinha a vantagem do empate e os médicos vetaram a participação de Lara. Mesmo naquelas condições, ele afirmou: "Vou jogar a final!"
Foi então que a torcida viu uma das maiores atuações de todos os tempos. Lara defendeu simplesmente tudo! Reza a lenda que chegou a defender um pênalti, com a bola explodindo em seu peito e agravando o quadro de tuberculose, tendo de ser substituído por conta disso e morrendo em seguida. Na realidade, a substituição realmente ocorreu. Lara só aguentou jogar o primeiro tempo, tendo de deixar a equipe no intervalo, angustiado pelo fato de que o jogo estava empatado e o título iria para o rival. Mas, no segundo tempo, Oswaldo Rolla (o também lendário Foguinho) abriu o placar para o tricolor. Mal ocorre a saída de bola e Lacy amplia o placar para o time gremista. O Grêmio vence o jogo por 2 a 0 e sagra-se Campeão Farroupilha, naquele que tornaria-se o maior clássico até então. Foi uma conquista tão importante que os dirigentes gremistas firmaram o compromisso de comemorar sua conquista todos os anos, durante 100 anos, o que ocorre até hoje.
![]() |
Bola do Grenal Farroupilha, último jogo de Lara pelo Grêmio, pertencente ao acervo do clube. |
Lara chegou a participar das comemorações do título junto com seus colegas de equipe e dirigentes. Mas, logo em seguida, teve de ser levado ao Hospital Beneficência Portuguesa, onde permaneceu por cerca de dois meses, vindo a falecer em 6 de novembro de 1935. Seu enterro reuniu mais de 30 mil pessoas, o que só atestou sua condição de ídolo. Até hoje é o único jogador dos grandes clubes brasileiros a ter seu nome na letra do hino oficial. Lupicínio Rodrigues imortalizou em versos a lenda do goleiro que, quando jogava, seu time nunca perdia.
A data de hoje marca 80 anos do dia em que Lara deixou a condição de homem para virar mito.
"Lara, o Craque Imortal,
Soube teu nome elevar.
Hoje, com o mesmo ideal,
Nós saberemos te honrar."
Saudações Imortais
Traks · 490 semanas atrás
Uma pequena dúvida: porque nas versões oficiais mais novas do nosso hino, foi exluido o trecho que fala sobre Lara? É difícil achar uma versão completa.
th_albornoz 66p · 489 semanas atrás
Cedron · 490 semanas atrás
Paulo Juliano · 490 semanas atrás
Assistências:
Jadson - 12
Giu - 07
Luan - 07
Renato Augusto - 06
Elias - 06
Doga - 04
Gols:
Jadson - 12
Love - 12
Luan - 08
Giu - 06
Doga - 05
Luciano - 05
Malcom - 05
Rocha - 05
Bobo - 04
Renato Augusto - 04
Desconsiderando os números defensivos (que não procurei) e embora reconheça ser o Renato Augusto ótimo jogador, tem ele menos gols e assistências que Giuliano, o que ressalta a importância do "toinho croquis".
Tirante também o absurdo que são os números do Jadson, a contribuição efetiva do Doga é ridícula, tem média de volante - tanto em gols quanto em assistência - o que evidência a imprescindibilidade da substituição.
Aliado a isto ouso dizer que - embora reconheça a qualidade na saída de bola conferida pelo Maicon - talvez sua participação ofensiva seja muito diminuída.
É de se pensar. De concreto mesmo, só a premente necessidade de substituir Doga10, o Maestro Mijador.
corneteiro imortal · 490 semanas atrás
Eu, particularmente, gosto das atuações, da dedicação e do profissionalismo dele. Nas entrevistas, na postura dentro e fora de campo o cara sempre demonstra que VIVE o grêmio...não é mais um dos que apenas esperam pelo dia 30.
Vestiu o trapo róseo? Sim....e daí?
Tinga nasceu e cresceu no grêmio...e acabou sendo um dos jogadores mais importantes dos róseos nas conquistas de 2006. Portanto, vamos parar de frescura...Giuliano é tricolor e ponto final.
Paulo Juliano · 490 semanas atrás
Maicol · 490 semanas atrás
@Ciganosazul7 · 490 semanas atrás
Zeus · 490 semanas atrás
Mas eu gostaria de saber como funcionaria um time cujo meio campo e ataque fosse montado com bases nessas estatísticas.
Quem rouba a bola do adversário? Quem consegue dominar a bola e se livrar da marcação dos adversários para enfiar a bola para o mestre passador? Será que a bola chegaria no cara do último passe para que esta apareça nas assistências?
Lucas · 490 semanas atrás
Só ver quantos gols o Corinthians tem a mais. Só por isso não dá pra se basear..
Um abraço
Paulo Juliano · 490 semanas atrás
gremiocampeaomundial · 490 semanas atrás
Já o Giuliano pode não ser craque mas é voluntarioso, encarnado, VELOZ, e joga pro gasto. Me serve. Mas eu cornetava ele no início pq tinha todo o hype, investimento do cara do arroz e sei lá o que mais.
No começo eu achei estranha a idéia da Pitica de escalar o Maxi no ataque mas pensando bem, um meio+ataque com Giuliano, Douglas, Maxi e Luan é interessante.
Flyper · 490 semanas atrás
Giuliano corre, marca, pifa, faz seus golzinhos, sai ofegante do campo.
Douglas caminha, dá tapas na bola (muitas vezes com passes apertados ou errados), uma vez ou outra acerta uma pifada e sai do jogo sem um pingo de suor, não entendo como o idolatram esse semi aposentado.
O estilo do maestro mijador não coaduna com o futebol de hoje, que exige muita intensidade, ele em campo obriga outros a correrem por ele.
seuAlgoz 101p · 490 semanas atrás
Polenteiro · 490 semanas atrás
gremiocampeaomundial · 490 semanas atrás
Já o Maxi, que entortou o Bolatti e mandou no ângulo, é banco.
juca · 490 semanas atrás
Eder · 490 semanas atrás
O Grêmio poderia jogar a libertadores com um ataque formado por Everton Luan e Richarlison do América. Com certeza, infernizariam as zagas adversárias. Esse crescimento do Everton tem o dedo do Roger, hoje ele consegue ser mais objetivo nas jogadas, coisa que não acontecia no início do ano. O Richarlison além de definidor, vêm se destacando nas últimas partidas por suas assistências, está sendo decisivo para a ascensão do América a Série A e não podemos esquecer que só tem 18 anos. A direção poderia oferecer um pacotão de nabas para o América e ter ele pelo menos por empréstimo para a libertadores, com opção de compra se der certo.
Sangue Colorado · 490 semanas atrás
Rodrigo mello · 489 semanas atrás
Paul Kersey · 490 semanas atrás
Cansado · 490 semanas atrás
DANIELMATADOR9 76p · 490 semanas atrás
Cansado · 490 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 490 semanas atrás
Cansado · 489 semanas atrás
Gilberto Rezende 106p · 490 semanas atrás
Quem viu hoje a entrevista do Roger e como eu gosta e LAMENTA o fato que em todo este excelente trabalho do Roger no Brasileiro ele não pode contar com a OPÇÃO do Ramiro no elenco deve ter ficado bem esperançoso como fiquei...
Ele não só admitiu que mudou o seu planejamento da semana para incluir um trabalho de campo inteiro definidamente para o Ramiro apressar sua volta como se referiu ao jogador como NOSSO pequeno gigante e acrescentou informando sua escalação para o banco em Recife:
"Antes de levá-lo para o banco, finalizar a preparação com o campo grande. Está bem, tenho visto da mesma forma como o via antes, com intensidade, volume de jogo, com participação. Estamos tendo um grande reforço – avaliou Roger. "
Ou seja Roger ratificou com suas palavras o que já comentei aqui no Blog que, se o Roger como treinador "recuperou e transformou" jogadores que antes dele não vinham tão bem como Douglas e Galhardo por exemplo, eu via que no tipo de futebol e movimentação que ele implantou no Grêmio ANTES DE ROGER CHEGAR o jogador que MAIS SE APROXIMAVA destes conceitos no seu desempenho anterior no elenco era justamente o Ramiro. Pela sua declaração se não for titular com o Roger o Ramiro no mínimo será o 12º homem do time...
A outra coisa ainda carece de confirmação, mas o pessoal de uma emissora garante que o Grêmio já estaria a certado com o Rodinei lateral direito da Ponte Preta, o que indicaria que Galhardo pode voltar ao Santos. Tomara que seja verdade e que o Rodinei jogue tão bem amanhã contra os Mazembados como eie jogou no último jogo contra o Grêmio.
ALIÁS a Ponte Preta seria minha aposta (e torcida) mais forte nesta reta final do Brasileiro para tirar tanto os Reds como o São Paulo da quarta vaga do Brasileiro e da LA 2016...
Paulo Juliano · 490 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 490 semanas atrás
Paulo Juliano · 490 semanas atrás
juca · 490 semanas atrás
Parece, pois só acredito na contratação do Rodinei depois de ele fardar.
Ramiro é titular absoluto. Tomara que volte bem.
heraldo · 489 semanas atrás
Descobrimos mais um salão de baile GREMISTA.
Chupa macacada!
Kkklkkk
Paul Kersey · 489 semanas atrás
Josué Antonio · 489 semanas atrás
Cada time tem o técnico que merece.
Agenda Negativa · 489 semanas atrás
Nada surpreendente, ainda mais com aquele árbitro desmunhecado.
Várzea !
Abram O Olho · 489 semanas atrás
E que haja trabalho intenso nos bastidores pra ver quem será o apitador. Eles vão tentar empurrar um da aldeia.
jbighead 96p · 489 semanas atrás
Adriano - Portão · 489 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 489 semanas atrás
jbighead 96p · 489 semanas atrás
gremiocampeaomundial · 489 semanas atrás
Meu PC está com algum virus, pois não é possível o ESQUADRÃO CREFI$$$$$$$A ter levado uma peia do lanterna em casa.
nelsongz2 92p · 489 semanas atrás
É impressionante o número de nossos jogos que ele apita.
Abram O Olho · 489 semanas atrás
Marcelao · 489 semanas atrás
Salcheado · 489 semanas atrás
- O Gallhardo que o Grêmio quer contratar e dar 5 jogadores pela troca, ficou olhando o Diego Souza cabecear a bola, assim como fez com o corinthians, dentre outros.
- Nosso lateral esquerdo, fraco na marcação e pior no apoio, é titular absoluto e capitão do time, ou seja, enquanto o Roger for treinador esse cara vai ser mantido no time.
- Wallace, quanto chega toma amarelo e quando não chega é um buraco defensivo.
- Douglas, renovando por dois anos, é preciso fazer uma CPI, para ver o que está acontecendo, é outro bruxinho do Roger, Lamentável.
- Vou me abster de comentar o ataque, pois estou cansado e P da vida.
- Em tempo o Roger é o pior treinador do campeonato no quesito MEXER NO TIME, é impressionante como ele amontoa atacantes e esquece o MAXI RODRIGUES, até quando pelo amor de Deus vamos aquentar ISSO.