26 de novembro de 2015

Daniel Matador - Jamais nos matarão

"Paulo Pelaipe e o lateral Patrício levaram um susto com o gemido que ouviram, bem atrás de uma porta. O som lembrava alguém ferido, talvez muito machucado. Em seguida, veio o grito:
- AHAHAHAHAHAH!
Aí, um estrondo. Domingos havia acertado a porta de madeira do vestiário, uma das internas, com uma certeira voadora. A porta rachou bem no meio e o marco soltou. Empunhando o marco da porta com as duas mãos, como um tacape, Domingos começou a quebrar tudo que encontrava pela frente. Primeiro as pias, depois os espelhos, os bidês, os bancos, as torneiras, os canos e os chuveiros. Batia com o pedaço de pau e gritava:
- Estão nos roubando, estão nos roubando!"


Trecho de 71 Segundos - O Jogo de uma Vida

Jamais nos matarão: a frase que tornou-se um mantra.


Caros

Este não é um post para relembrar tudo o que ocorreu no épico 26 de novembro de 2005. É fácil resgatar a história em uma época de internet. Em uma rápida pesquisa no Youtube acha-se o jogo completo entre Grêmio e Náutico no Estádio dos Aflitos. A esta altura, a não ser que você seja um marciano recém chegado à Terra, saberá que o Grêmio retornou ao lugar de onde os grandes não devem sair. Mas que, por capricho do destino ou incompetência gerencial (e até mesmo uma junção de ambos), por vezes acontece. Mas, como diz o ditado, grande não é aquele que nunca caiu, mas sim aquele que foi capaz de levantar.

Mas esta época onde qualquer um tem voz em algum tipo de ferramenta na internet, onde redes sociais criam personagens e retardados, cabem algumas considerações que muitos talvez já tenham feito, mas que outros tantos insistem em não entender. Seja por burrice ou mau-caratismo (ou uma junção de ambos, sendo repetitivo no termo). Para ser bem didático, resolvi distribuir a explicação por tópicos. Sabe como é, o déficit de atenção é um problema que tem atingido uma grande camada da população, então a gente tenta explicar como se fosse para criança. Vamos lá.



Djalma Beltrami, o ladrão que acabou transformando um simples jogo em uma batalha épica.



1) O Grêmio e seus torcedores comemoram título de Série B como se fosse uma grande conquista. ERRADO!
O Grêmio é um dos raros clubes que já conquistou tudo que um clube de futebol poderia conquistar mundo afora. E repetiu várias das conquistas. É um multicampeão. Ninguém comemora título de Série B. Se o Grêmio tivesse goleado o Náutico naquele jogo e fosse campeão, nem estaríamos aqui falando sobre isso agora. Seria um troféu tão importante quanto a Copa Phillips (que conquistamos duas vezes, diga-se de passagem), o Troféu Palma de Mallorca (que conquistamos na própria Espanha, ganhando na final do Barcelona, antes de muitos) ou a Copa Los Angeles. O que comemora-se é a FORMA como esta taça foi erguida, e não o título em si. Entendido? Não? Então nem continue a leitura, você com certeza faz parte do pessoal burro ou mau caráter que citamos lá no início do post. Ou segue aí, de repente tu aprendes alguma coisa.



Galatto defendeu o segundo pênalti de maneira milagrosa, dando início aos históricos 71 segundos.

2) O Grêmio e seus torcedores tentam se convencer (e convencer os outros) que a conquista da Série B é coisa de clube grande. ERRADO!
É ÓBVIO que conquistar torneios menores não é coisa de clube grande, seu retardado! Qualquer elemento com dois neurônios sabe disso. Os torneio menores servem para fazer volume na sala de troféus e era isso. Quem tenta se convencer do contrário tem sérios problemas. A missão do clube grande (e aqui falamos do G12, os maiores e mais tradicionais clube do Brasil) quando disputa um campeonato como a Série B é obviamente retornar à Série A. Erguer a taça, nesse caso, pode vir a ser uma consequência. Nada além disso.

Sandro Goiano foi o capitão do time e um dos pilares daquela equipe no jogo.


3) O Grêmio que tornou aquela final difícil, time grande tem que patrolar sempre os pequenos. ERRADO!
Eu nem deveria explicar uma asneira dessas, mas como o lance aqui é ensinar criança, vamos lá. Na grande maioria dos casos, um clube grande e tradicional costuma sobressair-se sobre um clube menor e com menos tradição. NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS! Não no último jogo do campeonato, onde tudo poderia acontecer e tudo conspirou contra. O grande ponto é que aquele jogo foi atípico. Algo que nunca mais acontecerá na história do futebol mundial. Dois pênaltis não convertidos pelo adversário, quatro expulsões e um estádio lotado torcendo contra. O dia em que ocorrer algo parecido, aí a gente volta a conversar. Até lá, podem botar isso aí na conta das probabilidades que acontecem uma vez a cada século.


Por fim, caro elemento que talvez tenha chegado até aqui e que ainda ache que o Grêmio ou seus torcedores não devem comemorar a Batalha dos Aflitos: desista do futebol, cara. Só quem torce para o Grêmio e viveu aquele dia tem condições de entender o que ocorreu. Mais ninguém. E não é nenhum pseudo-babaca que vai ter a pachorra de querer ensinar a forma como lembramos ou comemoramos nossos feitos.

Hoje esta data histórica completa 10 anos. Aquele 26 de novembro de 2005 foi épico. Foi histórico. Foi memorável. Ele irá ecoar até o fim dos tempos como a maior batalha campal que o futebol já viu. E o Grêmio saiu dela da forma como entrou: imortal. Porque, nesta vida, somente uma coisa é certa: JAMAIS NOS MATARÃO!

Saudações Imortais

Comentários (88)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Não gosto de lembrar daquele jogo, pois criamos aquela situação nós mesmos, por sempre termos medo de jogar para ganhar, mesmo contra times muito menos qualificados que o nosso. Não gosto do técnico que tínhamos naquela época, os 0X5 para o Boca irritam-me até hoje.

Mas, o problema agora é outro:
Não podemos mais gastar dinheiro com velhos decadentes. Comprar o Maicon agora é a mais uma das burrices que o Grêmio vem cometendo.
Eu não o acho mau jogador, mas não vale o investimento e o Roger tem de ser capaz de montar um time sem ele. Como alguns já falara aqui neste espaço, não consigo imaginar o Grêmio sendo campeão de algo com estes jogadores aí: Douglas, Marcelo Oliveira, Maicon, Ramiro, Bobo, Giuliano (sem Falar nos reservas imediatos, Edinho, M. Ermes, Maxi, Fernandinho, Braian).

Mesmo eu gostando um pouco (mas bem pouco) do Maicon, vejo que o negócio só é bom para o São Paulo. Se o Rui Costa fechar negócio nas condições que a imprensa vem divulgando, vou começar a acreditar nas acusações que circulam por aí contra ele.
4 respostas · ativo 487 semanas atrás
Avatar de gremiocampeaomundial

gremiocampeaomundial · 487 semanas atrás

IVI do Morro anuncia tratativas do Grêmio com Alán Ruiz, do Colón. Golpe-de-Balde prestes a ter uma síncope.

Grohe; Raul (Ramiro), Bressan, Geromel e Junior; Wallace, Ramiro (Edinho), Giuliano, Alan Ruiz e Maxi; Luan. Técnico: Roger Machado

Claro que nao dá pra levar a sério as barrigadas da IVI mas, como exercício de imaginação, que tal este time? Alguma dúvida de que seria competitivo?
8 respostas · ativo 487 semanas atrás
Ótimo texto Daniel, talvez para o ano que vem nosso time. Tenha pelo menos está Gana em e indignação em Ser campeão, isto é Grêmio isto raça, nosso história sempre foi assim, por favor jogadores joguem por sua torcida, honrem o manto.
Que as contratações também sejam de qualidade para agregar um bom futebol.

Força Grêmio.
1 resposta · ativo 487 semanas atrás
Nesse dia, enfartei 3 vezes.
Mas como bom gremista,sou IMORTAL.
momento épico que pretendemos seja único... tanto pelas circunstancias da partida quanto pelo certame em que foi disputado... na partida, foi tudo muito sofrido: erro na estratégia de jogo, na escolha de fulanos que deixaram no banco Lucas Leiva e Anderson, culminando aquele lapso (interminável) de tempo entre o erro do arbitro, a defesa do goleiro e o gol... quem viveu, sofreu!... e o certame foi percorrido devido aos erros históricos de contrato com uma falcatrua que nos levou ao colapso financeiro e, daí, sem recursos a necessidade de montar um time em meio a uma competição... que não se repita!
o que ficou de positivo foi a retomada do GRÊMIO pelos GREMISTAS que, diante do caos instalado, trataram de apoiar o Clube... eu fui a todas... e vibrei muito!

FORÇA GRÊMIO !!!!!

domingo o cam vem dizendo que falta um ponto... temos de jogar para vencer... espero cancha lotada e muitos CHUTES e GOLS!
Pois eu acho que valeu a pena ter caído porque, Daniel, hoje temos um título que nenhum outro dos grandes clubes têm e que você esqueceu de listar: CAMPEÃO DE FUTEBOL SETE!

Só falta agora o copião tentar algo igual, quem viver verá: vão bolar um torneio contra o dente-de-leite de algum clube, vão matar um dos guris (só assim para marcarem um pênalti contra eles), vão cavar a expulsão de quatro deles e aí vão "heroicamente", ganhar a partida. Depois disso vão gritar como loucos "EU TAMBÉM, EU TAMBÉM!".
1 resposta · ativo 487 semanas atrás
Nosso ano acabou....dificilmente perderemos o terceiro lugar...e, igualmente, só um milagre nos daria o segundo...

Então, estou mais preocupado com o time para 2016....Rui Costa + Software alemão = insônia...

Quanto ao jogo de domingo, estou mais atento com a entregada que o florminenC pretende dar do que com o clássico amarelão (tanto grêmio quanto patético são peritos em entregadas...podiam ambas as equipes jogar de amarelo domingo).
1 resposta · ativo 487 semanas atrás
Meu querido irmão Daniel,nesta tarde memorável estava na lida capando bode.
Naquela época o celular não era esta "pele" que é hoje,lembro de ter pedido prum experto quanto estava o jogo..... 0x0, 40 do segundo tempo e o GRÊMIO com 7...olhei nos olhos do vivente e disse....faltam 8,9 minutos é o GRÊMIO da pra segurar,e o empate é nosso...., ao final da lida,e sabendo o que aconteceu fui na goela do vivente...por que não falou do penalte....mas tu jantava roxo preteado,se falo do penalte tu explodes.
O que mais me diverte neste blog é a miguxada de apto que vem aqui e diz.....que ódio fui zoado por um macaquinho,vou la no blog encher o saco.
2 respostas · ativo 487 semanas atrás
Cada um tem sua história daquele jogo. Com certeza foi o jogo em que mais sofri de nervoso. Fosse hoje, com 10 anos a mais, era infarto garantido.
E já ia esquecendo: mais um belo post do Matador! Bem esclarecedor, didático. Enviei para uns amigos rosados, mas duvido que, mesmo mastigadinho, entendam.
1 resposta · ativo 487 semanas atrás
Grande texto Daniel!!!!
Nunca vou esquecer desse jogo, que inclusive foi na data do meu aniversário..
1 resposta · ativo 487 semanas atrás
Estão ventilando por ai que o salário de Maicon é 500 mil, procede isso?
6 respostas · ativo 487 semanas atrás
Parabéns pelo texto, sem dúvida foi um dia muito louco!!!
DO LIMÃO FIZEMOS UMA LIMONADA....... DÁ-LHE GRÊMIO!!!!!!!
Reitero o que já falaram em vários comentários!!
Não vejo o Grêmio sendo campeão com este time que temos hoje!

Entendo que esse time foi formado pela NECESSIDADE e querendo ou não superou todas as expectativas... mas FALTA JOGADORES, não digo nem em termos de qualidade (é claro que também falta um pouco), FALTA jogadores com "PERSONALIDADE".

Falta aquele algo mais nesse time, é notório... , falta um Dinho, Sandro Goiano , Patricío (SIM, ele mesmo), Felipe Melo, Diego Souza, Fred...

A verdade é que praticamente só temos anjinhos no plantel: Ramirinho, Giuliano, Galhardo, Maicon, Capitão União, Marcelo Grohe... , NÃO ME XINGUEM, alguns deles são bons jogadores, o problema não é esse...

ESSA molenguice foi vista no último Grenal... o único jogador gremista que estava indignado era o LUAN, SIMMMMM o Molóide e timído LUAN.... (XINGADO pela grande maioria)

A molenguice de alguns jogadores é tanta... que não conseguem nem esconder nas entrevistas....perguntado se o inter surpreendeu o Grêmio, o craque de cristo, Giuliano, responde: " Ah... sim eles nos surpreenderam... jogaram dando a vida"...... AH VTC... esperava o que????
8 respostas · ativo 486 semanas atrás
Para a turma da esperança, o Werley vai ser reavaliado, e agora? Vão postar que acreditam e apoiam ou vão mandar um belo VTC se acontecer?

Passou da hora de ser cachorrinho e começar a exigir um pouco de seriedade da direção, depois ainda perguntão porque as coisas não dão certo, com apoio em tudo que dá errado não tem como acontecer diferente.

Mas deixa quieto o nosso RS tem experiencia na criação de ovelhas.
3 respostas · ativo 487 semanas atrás
Pra uns grandeza é dar 'o troco' na goleada de 5x0, ganhando de 1x0, e dar volta olímpica comemorando.
É verdade que s jogadores de GREMIO e galo,vão entrar com cadeiras de praia no jogo,tamanha a motivação, sendo que o empate o GREMIO fica(permanece)em 3° e o galo fica em 2°, e assim nenhum dos dois times precisa correr no jogo final?
aja bardhal pra assistir o jogo,1000(mil) vivente sera muito.
2 respostas · ativo 487 semanas atrás
Hoje seria impossível o Grêmio ter 4 jogadores expulsos, pois 99% dos jogadores tem sangue de barata nas veias, é só comparar o capitão daquela época com o de agora.
O grupo naquela época foi montado em cima da hora, até pela falta de grana e planejamento, mas foram escolhidos uns caras sedentos por bola, que jogavam pela camisa. Mesmo um Nunes, era limitado ao extremo, mas se doava em campo.

Falta hoje um capitão que cobre empenho de seus companheiros e seja o exemplo dentro e fora de campo. Aí vão dizer que é difícil encontrar alguém deste nível disponível por um preço baixo, mas é melhor pagar 1 milhão por mês para um cara desses, tendo a certeza do retorno, do que amontoar 5 perebas inúteis de 200 mil por mês que tiram a vaga dos garotos da base.
Sou contra a contratação do Alan Ruiz. O cara é lembrado por um jogo no Grêmio em que ficou um ano inteiro. Tem perfil parecido com o Maxi Rodrigues, sendo que se o Ruiz voltar vamos ficar com o Maxi também? Com certeza joga só um, e se jogar. Prefiro que fique o Maxi.
Ademais, o Ruiz não conseguiu ser titular no San Lorenzo e está emprestado para o pequeno Colon.
Pra mim, que não venha o Ruiz, que saia o Douglas, que fique o Maxi e contratem mais um meia.
2 respostas · ativo 487 semanas atrás
Podia não ser o melhor time, mas tinha sangue nos olhos (vide o relato do domingos), queriam ganhar a qualquer custo. Eis a diferença dos últimos times, não que façam corpo mole, mas se perder também não muda muito, próximo ano tentamos de novo.
Só torço pra direção conseguir formar um grupo sanguinário para o próximo ano.
2 respostas · ativo 487 semanas atrás
Os jogadores contratados àquela época não eram um primor técnico, mas tinham hombridade.

O New Grêmio a partir da contratação do Williamis e do Autuori aboliu tudo isso.

O reflexo de hoje é perceber que jogadores como Douglas, Maicon e Galhardo são valorizados pela direção. E o primeiro ainda é ídolo da miguxada, por ser bebum e vagabundo.
1 resposta · ativo 487 semanas atrás
Esse jogo foi no dia da comemoração de 101 anos do aniversário do meu avô (gremista é claro) na casa dele. Coincidentemente foi seu último aniversário e a última vez que o Grêmio foi Grêmio, até se transformar no esquisito clube atual. Feliz foi meu avô, que deixou este mundo junto com o verdadeiro Grêmio, mas não sem antes desfrutar da verdadeira imortalidade tricolor.
O New Grêmio é ao contrário. Tem 2 jogadores do rival expulsos no último Gre-nada do lendário estádio Olímpico, se cagam e quase conseguem perder. Nos acostumemos, a doçura está nas veias da instituição Grêmio; somos o clube mais emo do Brasil; praticamente uma entidade filantrópica do futebol que esta aí para ajudar os outros clubes.
Dica de post para os próximos dias sem assunto...O pedido de suplementação orçamentária que segundo alguns conselheiros pegou a todos de surpresa...e as comparações sobre o faturamento com as coloridas.
Houve um erro de cálculo ou tudo corre como o planejado?
4 respostas · ativo 487 semanas atrás
Vem cá, 26 de Novembro não foi a estréia de Alexandre Pato no Inter?
... deve ser só coincidência.

... e o Sérgio Boaz narrando "guardem essa data!!" depois do primeiro gol deve ser só uma hipérbole.
Paranóia minha.
Estou sentindo cheiro de título no ano que vem.
1 resposta · ativo 487 semanas atrás
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flame...

Parece que a tal da Liga foi realmente uma Miragem de que o futebol do país mudaria....Olha esse tal de Kalil daria um ótimo presidente da república, atochou todo mundo com papinho de cotas igualitárias...kkkkkkk e viva o futebol brasileiro!!
1 resposta · ativo 487 semanas atrás
Pessoal: repete-se a noticia que Alan Ruiz é banco do Colon. Entrei no site deles e busquei a ficha dos últimos cinco jogos: em TODOS, ele foi titular. Quem tiver paciência, pode buscar pelo resto das partidas no mesmo link:
http://clubcolon.com.ar/futbol/fixture
4 respostas · ativo 487 semanas atrás
Inesquecível mesmo.
Lembro que não estava muito preocupado, achava que era só o dia de voltar para a Série A, de onde nunca deveríamos ter saído. Por acaso do destino, naquele dia aconteceu de eu ter ficado estudando para o vestibular fora de casa e perdido um pouco a hora do jogo. Quando cheguei em casa, estava 0x0 e tudo parecia "normal". Aí começou aquela loucura e já estava quase quebrando tudo de tanta raiva do juiz desgraçado que nos arranjaram.
Mas foi também o marco que fez meu um gremismo bem acomodado ter virado a paixão imensa que é hoje. No ano seguinte acompanhei o Grêmio religiosamente, passei a madrugada em fila por ingresso para a Libertadores em 2007 e sigo ainda movido pela mesma paixão até hoje, mesmo longe do país.

Falando em país, primeiro a notícia do funcionário do Uber sendo espancado em uma emboscada em Porto Alegre, com direito a depoimento e cenas em vídeo. Tem vezes que dá vergonha de gostar tanto dessa cidade e menos vontade em querer voltar. Selvageria em plena luz do dia de pseudo-trabalhadores contra outro trabalhador. É brincadeira.

E falando em sujeira, lembro que muitos colorados enchiam as bocas para falar da OAS logo que a Operação Lava-Jato teve início.
Pois bem...
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/11/171188...
Parece que o tal Rodinei vai dar um balão no Grêmio e vai para o Fla.
Que sina triste, nem medianos conseguimos contratar mais.
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticia...
1 resposta · ativo 487 semanas atrás
A cor da RBS, por Nelson Sirotsky...
Pode isso Arnaldo ????
A partir de 1:50min.
http://globoplay.globo.com/v/4253218/
Se não vem Rodinei, vamos de Raul. Menos por convicção do que outra coisa, mas enfim.

Primeira rodada do Charmosão: Brasil de Pelotas, fora. Esse sorteio que nunca ajuda!
A má vontade com a Arena é notória. O situação do entorno da Arena ainda é vergonhoso. Veja-se que a Arena é local turístico, um dos pontos mais visitados de POA. Cidades organizadas do mundo tem entornos decentes de seus pontos turísticos. E no caso da Arena não é só ponto turístico, é local de eventos de 50 mil pessoas, tem que ter mobilidade e decência no seu entorno.
Com relação ao beira rio, a vontade, a rapidez e a prática adotada foi bem outra.

Postar um novo comentário

Comments by