30 de novembro de 2015

Avalanche Tricolor: talento e juventude põem mais uma Libertadores na conta

MILTONJUNG


Grêmio 2×1 Atlético MG
Brasileiro – Arena Grêmio


23108677970_642a871232_z

Futebol não é matemática, mas a soma de alguns fatores tende a um resultado positivo. Quer um exemplo?
Troca de bola precisa + triangulação de jogadores + drible + chute certeiro =  gol.
E assim foi o primeiro gol do Grêmio.

Everton, Marcelo Oliveira, Everton de novo, o drible, o espaço conquistado sobre o marcador e o chute distante do goleiro. Foram eles que protagonizaram a jogada pelo lado esquerdo, capaz de desestruturar o adversário. Poderiam ter sido quaisquer outros dos gremistas em campo, pois Roger teve a capacidade de montar uma equipe que se impõe pelo talento, mesmo que em alguns momentos demonstre imaturidade.

Fomos imaturos muitas vezes nesta competição, o que nos fez desperdiçar lances de gols após belas tramas construídas pela equipe; ou ao perder pontos com gols levados nos minutos finais em contra-ataque; ou, como hoje, quando a ansiedade pelo resultado nos impediu de segurar a bola da maneira devida, o que parece ter levado Roger à loucura.

Como reclamar, porém, dos efeitos da juventude deste time se foram os jovens, a começar pelo próprio técnico de 40 anos, com idade bem abaixo da média nacional, os responsáveis por alguns dos momentos mais importantes no Campeonato Brasileiro. Hoje, além de Everton, de 19 anos, Luan, do alto dos seus 23 anos, nos ofereceu a alegria da vitória.

A propósito: a matemática, esta que não tem quase nada a ver com o futebol, também nos foi favorável no segundo gol. A cobrança de falta foi desenhada na planilha dos jogadores que se reuniram em torno de  Luan. O goleiro deles bem que percebeu que alguma surpresa sairia daquela falta e tentou impedir com todos seus artifícios. Mas nosso atacante calculou com precisão como bater na bola, a força necessária, o ponto certo por onde deveria passar e a distância que esta precisaria percorrer para chegar ao seu destino. O esforço para encontrar o resultado certo incluiu até uma variável: a possibilidade de deslocamento do goleiro. Puxando o traço: mais um gol do Grêmio.

Sei lá quanto foi calculada aquela defesa de Bruno Grassi, aos 44 do segundo tempo, mas o lance não poderia deixar de ser citado nesta Avalanche,  até porque, também por causa dele, somamos mais três pontos na tabela de classificação, o que nos permite, entre outras coisas, a chegar ao fim da temporada com desempenho invejável contra os primeiros colocados.

Você já fez as contas? Ganhamos quatro pontos de seis disputados com o Corinthians e seis pontos dos seis disputados com o Atlético Mineiro. Isso diz muito do time de Roger.

A combinação de resultados na última rodada ainda pode nos dar de presente o segundo lugar e cerca de R$ 6 milhões na conta bancária.  Mas o  que interessa mesmo é que hoje, independentemente da matemática, podemos comemorar com muita alegria a passagem para a Libertadores que, afinal de contas, é o nosso objetivo maior.

Comentários (20)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Os jovens são o que o Grêmio tem de melhor. O pior, jogadores vindos de fora. Por favor, deem espaço para a garotada! Azar que ano que vem é ano de LA. Quantos anos montamos time caro, cheio de forasteiros, para cair cedo na LA? Deem uma chance para os piás! Se perdermos, não terá sido nada diferente do que já havia acontecido nas vezes que montamos times de "merdalhões".

Não deixem o Mamute se esconder na Arabia, vamos usar o piá! Mandei o pequeno Fernando no lugar dele. Vamos firmar Tiago ou Leo como reserva do Grohe, e não esse bracinho curto que era reserva do Muriel no lado rosa. Vamos de Raul ou Tinga na lateral, e não o cachopa Galhardo. Na esquerda, tem Hermes e Junior, chega de avenida Nuliveira! Pra volante, temos Wallace e Ramiro, e pra banco Kaio, Arthur, Moisés e Balbino!

E repito o que digo há tempos: esse Éverton joga demais! Mas demais mesmo. Segurem ele até outros garotos nossos amadurecerem, como tem sido o Luan neste ano, e será com Linconl nos próximos!
2 respostas · ativo 486 semanas atrás
O Lincoln já teria recebido sequência em qualquer outro time... Mesmo que ele entre e não faça nada, já está igual ao que o Douglas tem feito nos últimos tempos.

O grupo de transição deveria ser inscrito no Ruralito, independente dos resultados, enquanto o profissional joga Libertadores e Sul Minas.

Seria um time com: Thiago ou Léo; Raul, Denílson, Thierre e Breno ou Júnior; Kaio e Araújo ou Arthur; Ty, Tontini e Lincoln, com Batista na frente.

Aí da chance de todo mundo jogar pelo menos umas dez partidas seguidas.
Vamos dar um exemplo aleatório. Se um atacante qualquer de um time colombiano de segunda linha (um figueirense da Colômbia) dissesse que iria comer o Grêmio, tenho certeza que a gurizada criada no Grêmio, identificada com o clube, não entraria em campo peidando na farofa. Para se ter uma idéia o New Grêmio, aquele clube que acha que é o Grêmio e adora medalhões, fez o Braian parecer craque quando este jogava no acheopato.
Se o BR'15 serviu pra tirar alguma lição, é que a mentalidade do"pontinho fora" tem que ser suprimida do Grêmio.

Foda que essa lição a gente vem aprendendo já faz mais de 10 anos.

Que o Roger deixe de ouvir os 'conselheiros' e escale o time com sua cabeça. Quando fez isso, o time jogou por música, tanto dentro quanto fora de casa.
sofrido, muito sofrido... não acreditava em títulos ou mesmo em vaga... esperava uma campanha que nos colocasse entre oitavo e décimo-segundo face às premissas de remodelagem financeira e do perfil de construção da equipe... contava com o lançamento de jovens que pudessem afirmar-se, uns dois ou três... que ótimo que o pagode deu liga e pudemos ir para LA16... não podemos fechar os olhos para as deficiencias do onze titular e do grupo de reposições, que mostrou-se insuficiente.... que arredemos as nabas, que sejam buscados elementos com capacidade que deixemos a piazada jogar... ruralito será chave para avaliações, sem preocupações de vencer e sim de revelar e sim de afirmar bons valores... treinar jogadas... chutes!
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Meu objetivo maior é GANHAR a Libertadores.

Não apenas passar pra lá.

Abraço.
Nosso objetivo maior, acho, é ganhar um título...
2 respostas · ativo 486 semanas atrás
Qual o título que o Grêmio mais busca?
Como vocês são binários.
Não estamos em condições de escolher título.
Diferente do colunista eu troca essa classificação pela Copa do Brasil que nos peidamos para o fluminense.

Se participara da libertadores e não ganhar do que adianta, só para aumentar as dividas, só mais de ganhar algum titulo médio e pagar todas as dividas antes de se aventurar e estourar o caixa novamente.

Mas já que estamos classificados vamos em frente, pode ser que o time erre algum chute e faça um gol fora de casa nas decisões.
O Corinthians e o São Paulo não jogam a Sul Minas, logo, o Grêmio é o grande favorito.

Especialmente caso a Chape fique mesmo de fora, né? Já que nesse ano aprendemos que é muito difícil jogar em Chapecó, onde tentamos comemorar um empatezinho e perdemos de pouco, e depois, "correndo atrás do prejuízo", tomamos uma virada em casa.
1 resposta · ativo 486 semanas atrás
Grande favorito? Não sei pq isso me lembra CB, Flu...
Que história é essa de meia argentino Lucas não sei das quantas estar vindo pro Grêmio? Tem alguma veracidade? E o Jogador, como é?
2 respostas · ativo 486 semanas atrás
Parece piada de mal gosto... http://www.gremioavalanche.com.br/news.asp?nID=16...

O tal de Lucas Zelarayán só jogou no Belgrano, desde abril de 2012, é meio campista (enganche)
e tem 9 gols, 6 assistências para gol e apenas 76 partidas EM QUASE 4 ANOS !!!

E o Alan Ruiz
seria o plano B ????
Jogou no Gimnasia LP, San Lorenzo, Grêmio e Colon
tem os mesmos 9 gols , 14 assistências a gol e tem 130 partidas (sendo 5 gols pelo Grêmio) !!!

Obs: Alán é um ano mais novo em idade mas sua carreira profissional começou em 2011 no Gimnasia de La Plata, ou seja chegou ao profissional 2 anos antes em idade que Lucas no Belgrano em 2012.
Zini barrigada diz que o Grêmio vai trocar o Maxi pelo Ruiz.

Tomara que seja verdade. Acho uma boa.
A profissão mais fácil do mundo é ser jornaleiro esportivo no RS.

Os caras chutam 150 nomes como contratações certas.....acertam 1 ou 2 (quando muito) e dizem que são os reis da informação, que tem fontes nas direções dos clubes, que são amigos deste e daquele empresário.

Não é de admirar que tanta gente tenha embarcado na história do cabrito...é muito profissionalismo!
Pois eu vou dizer uma coisa, NÃO ACHO absolutamente necessário o Grêmio se endividar para contratar "nomes para ganhar a LA 16"...

Não quero uma versão "QUEEE GRUPO" AZUL, deixa esta bobagem SUICIDA para os Reds que adoram dívidas vinculadas ao DÓLAR...

O Grêmio, seu departamento de futebol e sua comissão técnica tem de manter seus jovens valores, subir os promissores das categorias de base e contratar fora apenas jogadores promissores não identificados pelos adversários como Pedro Geromel e jogadores entre bons ou muito bons nos fundamentos na sua posição.

O Grêmio não PODE( e nem DEVE) entrar em disputas por jogador, tem de achar seu grupo de BOA QUALIDADE, mas quem vai TER DE moldar estes atletas num grupo CAMPEÃO E VENCEDOR é o seu treinador ROGER MACHADO.

Se com o grupo de 2015 ele pode ser 2 º ou 3 º do Brasileirão, com um grupo UM POUCO mais qualificado, trabalhando desde o início da temporada, com A EVOLUÇÃO PESSOAL Das experiências vividas em 2015 e CONTINUANDO A EVOLUIR (principalmente na casamata durante os jogos) não vejo porque Roger não possa chegar lá com a qualidade DEMONSTRADA do seu trabalho em 2015.
Isto é uma mera extrapolação do que se espera do seu trabalho em 2016 iniciando a temporada com um grupo de sua montagem.
É o trabalho do Roger que TEM DE COMPENSAR a menor capacidade financeira do Grêmio perante o Coríntians de Tite e TALVEZ o Flamengo de Muricy Ramalho em 2016... Fora os demais "grandes" de SP, MG e RJ (?) mais os Mazembados locais..

Quem acha que o Grêmio pode concorrer economicamente com a dupla global está se enganando, temos que montar um elenco entre muito bom/ótimo e é o Roger que tem de usar tudo o que estudou e se preparou para ser técnico para surpreender os adversários com um grupo "inferior" mas superiormente planejado/organizado/treinado.

Ele tirou leite de pedra deste elenco atual, achou UM E APENAS UM jeito de jogar, tentou mas nada funcionou de diferente no segundo turno e foi no limite da fórmula que quando desfalcada demais perdeu o rendimento do primeiro turno.

Como já disse, bastava o Ramiro não tivesse estado contundido quase todo Brasileiro e o Rodholfo tivesse optado por ficar no Grêmio e não pelos dólares turcos, se já não fosse campeão, o Grêmio estaria disputando ponto a ponto com o Corinthians a ponta do brasileiro.

Para que 2016 seja o ano que queremos e PRECISAMOS DESESPERADAMENTE é preciso primeiro que Roger NÃO TENTE manter todo grupo atual. ELE tem de identificar os pontos fracos do elenco e desapegar das "soluções de 2015", começando pelos DOIS LATERAIS TITULARES e a ABSURDA obrigatoriedade de iniciar quase todos os jogos com o Douglas em campo (mesmo com 40º à sombra em Campinas)...
Isto é que veremos, a montagem do grupo de 2016, desta época até 15/25 de janeiro, quão MELHOR será o NOVO grupo em relação ao deste ano.

Começaremos 2016 com uma IMENSA VANTAGEM pois vamos fazer uma pré-temporada DE VERDADE, com um TÉCNICO DE VERDADE e num CT MODERNO e estalando de novo. Concentrados em POA e sem a afrescalhada de torcida/reporcagem/midia e o olêleô das pré-temporadas na Serra...
O Grêmio se montar o elenco rapidamente pode começar o ano voando...

Os Reds podem se divertir a vontade, ganhar uns dólares e machetes na IVI na Flórida Cup (com o Argel Fucsfucs) mas vão pagar caro por esta pré-Temporada "artística"...

Que venha 2016...
Sinceramente, não sei se gostaria de ver Barcos novamente no Grêmio... Muito marketing e pouco futebol. O que vcs acham?
2 respostas · ativo 486 semanas atrás
Bingo, Barcos é só marketing, espero que a torcida lembre do capitão depressão e lances como jogos contra o Santa Fé, San Lorenzo.. entre muitos outros.

É um bom jogador, mas se vier, certamente irá queimar algum pia, Everton?

Além do mais, ele está com a filha do Pi, então está fazendo de tudo pra voltar, já fez o showzinho dele na Arena...

Postar um novo comentário

Comments by