19 de janeiro de 2016

A verdade da Copa Pateta


Ontem teve reboldosa no twitter. Alguém anunciou que um membro do CD gremista e do MGI trabalhava para o marketing do cocô-irmão.
Logo apareceram alguns desmentidos. E o próprio acusado, segundo um blogueiro isento (que escreve blogue), teria lhe dito que:

  1. Levou os mazembados através de sua empresa de marketing
  2. Que havia convidado também o Grêmio
  3. E que teria se licenciado do conselho do Grêmio. E teria dito: Renunciei ao Conselho no meio do ano passado. Podes consultar o Milton Camargo (presidente do CD). A partir do momento que surgiu o negócio eu renunciei por entender que não seria legar ser conselheiro e trabalhar com o rival”.
Este post não é para fazer julgamento de valor. Não vamos julgar o gremismo de ninguém. O post é para dar algumas informações sobre a questão.Vamos a elas:
  1. O Grêmio foi sim convidado para participar da Copa Pateta.
  2. Algumas coisas foram pesadas para decidir se valia a pena ou não. Tais como:
  • O fator técnico: quais as consequências de uma viagem deste tamanho para a preparação? Como seria o ambiente de treino e as instalações? O que aconteceria se o tricolor tivesse que disputar a pré Libertadores? Etc.
  • O valor da exposição: o quanto ganharia a marca indo fazer pré temporada em um país no qual o "soccer" ainda está muito longe de ser popular e em meio a um local em que está todo mundo muito mais interessado em visitar os parques temáticos do que ver futebol.
  • O custo: - Custo Sherlok? Elementar Dear Watson, custo. Tem de pagar para participar da Copa Pateta. O que oferecem é irrisório.
Pois vamos às conclusões da direção e do corpo técnico do Imortal:
  1. Fator técnico: seria de alto risco fazer uma pré temporada festiva e longe do ambiente de trabalho com uma Libertadores batendo na porta. Se tivesse de jogar a pré Libertadores poderia ser desastroso.
  2. Valor da exposição: Para efeito de marketing seria praticamente nulo. O Grêmio já é muito conhecido no mundo e não agregaria nada indo para a terra do Pateta. Aliás, isto está comprovado pelo público irrisório que tem assistido aos jogos em campinhos de pelada (melhor seria chamá-los de testemunhas), pela importância quase nula que a mídia local (da Flórida) dá ao torneio (com o mais bizarro regulamento do mundo) e pela repercussão zero no resto do mundo. Resto do mundo eu falei? Menos no Rio Grande do Sul amado em que se fala maravilhas do que acontece por lá.
  3. Custo: Segundo os cálculos da direção do Grêmio o prejuízo para jogar a Copa Pateta seria de U$ 400 mil (aproximadamente R$ 2 milhões). Agora sabe-se que eles subestimaram o valor. Os mazembados estão voltando com um passivo de U$ 500 mil (R$ 2,2 milhões).
  4. Esta é a verdade dos fatos. O resto é mimimi e falta de notícias.
_____

Tinga

Para muitos torcedores jogador bom, craque mesmo, é o que não joga. Este entraria e resolveria todos os problemas. No fundo, talvez eles pensem que diretores e corpo técnico achem bom perder e por isto não escalam os melhores. O que define quem joga ou quem não joga é o dia a dia dos treinos e das atitudes. Muitas vezes o craque da base não vinga por n fatores.
Agora começou o nhem nhem nhem por causa do Tinga. provavelmente ele não ficará, por razões que competem aos comandantes esclarecerem, se quiserem. Mas ponham o olho em Wesley. Este é diferenciado. Sugiro que as trajetórias de um e de outro sejam acompanhadas nos próximos anos. Depois a gente conversa.